Estudo sobre João 16

Estudo sobre João 16
Estudo sobre João 16


Advertência e desafio - 16:1-4a
A obra do Espírito Santo - 16:4b-11
O Espírito da verdade - 16:12-15
A tristeza que se converte em alegria - 16:16-24
O acesso direto - 16:25-28
Cristo e seus dons - 16:29-33


ADVERTÊNCIA E DESAFIO
Estudo sobre João 16:1-4a

Quando João escrevia seu Evangelho, era inevitável que alguns cristãos se apartassem porque a perseguição tinha caído sobre a Igreja. O Apocalipse condena os covardes e os incrédulos (Apocalipse 21:8). Quando na época de Trajano, o governador da Bitínia, Plínio, interrogava as pessoas para averiguar se eram cristãos, escreveu ao Imperador para dizer que alguns reconheciam "que foram cristãos mas que deixaram de sê-lo muitos anos antes, alguns fazia até vinte anos". Inclusive no meio do heroísmo da Igreja primitiva, houve pessoas cuja fé não foi o suficientemente forte para tolerar a perseguição e cuja fortaleza não foi bastante para permanecer no bom caminho Jesus o previu e o advertiu antes que acontecesse. Não queria que ninguém pudesse dizer que não sabia o que lhe esperava ao tornar-se cristão.

Quando se perseguiu a Tyndale e seus inimigos queriam matá-lo porque buscava dar a Bíblia em inglês às pessoas, disse com toda calma: "Jamais esperei outra coisa." Jesus ofereceu a glória aos homens mas também lhes ofereceu uma cruz.

Fez referência a dois tipos de perseguições. Seriam excomungados das sinagogas. Isto era algo muito terrível para um judeu. A sinagoga, a casa de Deus, ocupava um lugar muito especial na vida dos judeus Alguns rabinos chegavam a afirmar que a oração não surtia efeito a menos que fosse pronunciada na sinagoga. Mas havia algo mais. Pode ser que um estudioso ou um teólogo de renome não necessite o contato com outras pessoas. Pode ser capaz de viver sozinho e isolado tendo por única companhia os grandes pensamentos e aventuras de sua mente. Mas os discípulos eram homens simples; necessitavam a camaradagem de seu próximo. Necessitavam da sinagoga e seu culto. Seria muito duro viver sozinhos, isolados, rechaçados por outros, sem que ninguém lhes abrisse as portas de seu casa.

Como dizia Joana d'Arc, às vezes os homens devem aprender que "é melhor estar sozinhos com Deus". Às vezes, a solidão entre os homens é o preço que se deve pagar para manter a amizade com Deus. Jesus disse que os homens pensariam que rendiam serviço a Deus ao matar a seus discípulos. A palavra que emprega para referir-se ao serviço é latreia e essa é a palavra que se usava para designar o serviço que oferecia o sacerdote no altar e no próprio de Deus. É o termo usual para referir-se ao serviço religioso, o serviço sagrado de Deus. 

Uma das tragédias da religião é que com muita freqüência os homens criam que serviam a Deus ao perseguir àqueles que consideravam hereges. Ninguém creu servir a Deus de maneira mais autêntica que Paulo quando tentava eliminar o nome de Jesus e varrer a Igreja (Atos 26:9-11). Os torturadores e os juízes da Inquisição espanhola deixaram após si um nome odiado e desprezado. Entretanto, estavam absolutamente convencidos de que serviam a Deus ao torturar os "hereges" para que aceitassem o que eles denominavam a fé verdadeira. Segundo seu ponto de vista o que faziam não era nada menos que evitar que as pessoas fossem para o inferno.

"Liberdade", disse Madame Roland, "quantos crimes se cometeram em seu nome!" E isso também se aplica à religião. Como disse Jesus, acontece porque os homens não reconhecem a Deus nem a Jesus. A tragédia da Igreja é que com muita freqüência os homens trabalharam para propagar sua idéia da religião; creram que possuíam a exclusividade da verdade e a graça de Deus. O esmagador é que isso mesmo acontece em nossos dias. Isso é justamente o que constitui a barreira que impede que se unam as Igrejas. Sempre haverá perseguição, o que não significa necessariamente morte, tortura e execuções, mas a exclusão e o exílio da casa de Deus enquanto os homens creiam que é um só o caminho que conduz a Ele.

Não há dúvida de que Jesus sabia como tratar aos homens. O que dizia era o seguinte: "Ofereço-lhes a tarefa mais dura do mundo. Ofereço-lhes algo que destruirá seus corpos e lhes arrancará o coração.
São vocês o suficientemente grandes para aceitá-la?"

Todo mundo conhece a proclama do Garibaldi a seus soldados depois do sítio de Roma em 1849: "Soldados, todos nossos esforços contra poderes superiores foram vãos. Não tenho nada a lhes oferecer senão de fome, sede, fadiga e morte; mas convoco a todos os que amam a seu país para que se unam a mim." E centenas deles se uniram a ele.

Quando os espanhóis empreenderam a conquista da América, Pizarro ofereceu uma opção a seus homens. Podiam escolher entre a riqueza do Peru com seus perigos ou a relativa pobreza do Panamá com sua segurança. Riscou uma linha na areia com a espada e disse: "Camaradas, daquele lado estão a pobreza, a fadiga, a nudez, a tormenta, a deserção e a morte; deste lado está o conforto. Ali está o Peru com suas riquezas; aqui está o Panamá com sua pobreza. Que cada um escolha o que convém mais a um bravo castelhano. No que a mim respeita, vou ao sul." Houve um momento de silêncio e dúvida. Logo, um velho piloto e doze soldados caminharam para o mesmo lado que Pizarro. Com eles começou o descobrimento e a conquista do Peru.

Jesus ofereceu e continua oferecendo, não o caminho à comodidade mas sim à glória. Ainda deseja homens que estejam dispostos a arriscar-se com os olhos bem abertos em seu nome.

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO
Estudo sobre João 16:4b-11

Os discípulos estavam afligidos e angustiados pela dor. A única coisa que sabiam era que perderiam a Jesus. Entretanto, Jesus lhes disse que, em última instância, isso era o melhor que lhes podia suceder porque quando Ele fosse embora viria o Espírito Santo, o Consolador.

Enquanto Ele tivesse corpo não podiam levá-lo a todas partes, sempre deveriam despedir-se; enquanto tivesse corpo não podia chegar à mente, ao coração, convencer os homens do mundo inteiro, estava confinado pelas limitações humanas do espaço e do tempo. Pelo contrário, no Espírito não existiam as limitações. Em qualquer lugar que vá o homem, o Espírito o acompanha; o Espírito chama os homens em toda parte do mundo. A vinda do Espírito seria o cumprimento da promessa: “Eis que eu estou convosco todos os dias até o fim do mundo.” (Mateus 28:20, TB). O Espírito seria uma companhia ininterrupta aos homens, e o seria para sempre. Daria ao pregador cristão poder e efetividade em qualquer lugar que falasse.

Aqui nos encontramos com uma síntese quase perfeita da obra do Espírito. Para referir-se a tal obra João emprega a palavra elegchein. Este termo não tem tradução exata em nenhuma palavra de nosso idioma. É empregada para referir-se ao interrogatório que se faz a uma testemunha, ou a alguém que é julgado ou a um opositor durante uma discussão.

Sempre implica a idéia de interrogar alguém até que vê e reconhece seus enganos ou aceita o peso de algum argumento que não viu antes. Os gregos, por exemplo, costumam empregar esta palavra para referir-se à ação da consciência sobre a mente ou o coração de alguém. É evidente que tal interrogatório pode ter dois resultados: pode condenar o acusado pelo crime que cometeu ou pelo mal que fez, ou pode convencê-lo da debilidade de sua posição e a força da posição a qual se havia oposto até esse momento. Nesta passagem precisamos ter em mente ambos os sentidos: condenar e convencer. Agora vejamos o que diz Jesus que fará o Espírito Santo.

(1) O Espírito Santo condenará os homens por seu pecado. Quando os judeus crucificaram a Jesus não criam que cometiam pecado; pensavam que estavam servindo a Deus. Entretanto, quando, mais adiante, pregava-se a história dessa crucificação se compungiram de coração (Atos 2:37). Quando lhes foi apresentado o relato, eles tiveram repentinamente a terrível convicção de ter pecado, convenceram-se de que a crucificação foi o crime mais tremendo da história e que quem o provocou tinha sido seu pecado.

O que é o que dá ao homem o sentido do pecado? O que é o que faz com que o homem se sinta pequeno ao defrontar-se com a cruz? Conta-se que um missionário relatava a história de Cristo em uma aldeia indígena utilizando slides projetados sobre a parede branqueada de uma das casas da aldeia. Quando passou a imagem da cruz um índio se adiantou, como se alguma força incontrolável o impulsionasse e exclamou: "Desce! Sou eu quem deveria estar ali, não você."

Não podemos conhecer nossa necessidade de um Salvador se carecermos do sentido de pecado. Por que a imagem de um homem crucificado como um criminoso faz dois mil anos na Palestina comove e abre os corações dos homens ao longo dos séculos até nossos dias? Essa é a obra do Espírito Santo. A influência do Espírito Santo no coração do homem o condena por seu pecado.

(2) O Espírito Santo convencerá os homens da justiça. O que significa isto? Seu significado se esclarece quando vemos que os homens se convencerão da justiça de Jesus Cristo. Crucificaram a Jesus como se fosse um criminoso. Julgaram-no, acharam-no culpado, os judeus o viram como um herege malvado e os romanos como um personagem perigoso. Deram-lhe o castigo que deviam padecer os piores criminosos, marcaram-no como um delinqüente e um inimigo de Deus. O que foi o
que mudou as coisas? O que levou os homens verem o Filho de Deus nesse homem crucificado como sucedeu ao centurião (Mateus 27:54) e a Paulo no caminho a Damasco (Atos 9:1-9)? Quando pensamos nisso, é surpreendente que os homens depositem sua confiança eterna em um criminoso judeu crucificado. O que é que convence os homens que este judeu crucificado é o Filho de Deus? Essa é a obra do Espírito Santo. É o Espírito Santo quem convence os homens da absoluta justiça de Cristo, apoiada pelo fato da ressurreição de Jesus e de sua volta ao Pai.

(3) O Espírito Santo convence os homens do juízo. Sobre a cruz está condenado, julgado e derrotado o mal. O que é o que nos faz sentir o que só podemos chamar o perigo de Deus? O que é que enfrenta o homem com a certeza do juízo? Por que o homem não tem que fazer o que quiser? O que é que o faz sentir seguro de que tem o juízo pela frente? Essa é a obra do Espírito Santo. O Espírito Santo é quem nos outorga a convicção interior e inamovível de que todos deveremos nos defrontar com o juízo de Deus.

É importante destacar que a versão inglesa que emprega Barclay diz que o Espírito Santo condena o mundo de pecado e o convence da justiça e do juízo. Tanto a versão Almeida atualizada (1995) como a Bíblia de Jerusalém falam, pelo contrário, de convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo. – Nota do tradutor.

(4) Entretanto, resta algo mais que João não menciona nesse momento. Uma vez que estamos condenados por nosso pecado, uma vez que nos convencemos da justiça de Jesus e do juízo por vir, o que é que nos faz sentir seguros de que na cruz de Cristo está nossa salvação e que com Cristo somos perdoados e nos salvamos do juízo? Essa também é a obra do Espírito Santo. O Espírito Santo é quem nos convence e nos faz sentir seguros de que nesta imagem crucificada também podemos encontrar a nosso Salvador e Senhor. O Espírito Santo nos condena por nosso pecado e nos convence de que temos um Salvador.

O ESPÍRITO DA VERDADE
Estudo sobre João 16:12-15

Para Jesus, o Espírito Santo é o Espírito de verdade e sua obra suprema é levar a verdade de Deus aos homens. Temos um nome especial para denominar este ato de levar a verdade de Deus aos homens: chamamo-lo revelação. Não há nenhum outra passagem no Novo Testamento que nos mostre o que poderíamos denominar os princípios da revelação com maior clareza que este.

(1) A revelação por essência, é um processo progressivo. Jesus sabia muitas coisas mas não as podia dizer todas a seus discípulos nesse momento porque não eram capazes de recebê-las. Só se pode dizer a cada pessoa o que ela pode compreender. Todo ensino, toda revelação deve adequar-se à capacidade que cada um tem para recebê-la. Quando queremos ensinar álgebra a um menino não começamos pelo teorema dos binômios mas sim avançamos lentamente até ele. Não começamos com o complexo quando desejamos lhe ensinar geometria mas sim nos aproximamos do difícil de maneira gradual.

Quando ensinamos latim ou grego a um jovem não partimos das passagens mais difíceis para traduzir mas sim de orações fáceis e simples. O mesmo acontece com a revelação de Deus aos homens. É uma revelação gradual. Deus pode ensinar aos homens aquilo que são capazes de aprender. Este fato fundamental tem certas conseqüências.

(a) Explica as partes do Antigo Testamento que às vezes nos preocupam e desalentam. Nesse momento, essa era toda a verdade de Deus que os homens podiam entender. Tomemos um exemplo: em muitas passagens do Antigo Testamento se fala de fazer desaparecer os inimigos e destruir a fazenda e os homens, as mulheres e os meninos quando se conquista uma cidade. Por trás de todas estas passagens existe uma noção muito importante: a ideia de que Israel não devia correr o risco de manchar-se com alguma religião pagã e inferior. Antes de arriscar tal mancha e infecção, era preciso destruir aos que não adoravam o Deus verdadeiro. Quer dizer que os judeus tinham compreendido o fato de que era preciso proteger a qualquer preço a pureza da religião. Mas, nesse momento desejavam conservar essa pureza destruindo os infiéis. Quando veio Jesus, os homens compreenderam que a forma de conservar essa pureza era mediante a conversão dos pagãos, guiando-os para Deus.

O povo do Antigo Testamento compreendeu uma grande verdade, mas só entendeu uma parte, uma faceta dessa verdade. Assim deve ser a revelação; Deus só pode revelar aquilo que o homem pode entender.

(b) É uma prova de que a revelação de Deus não tem fim. Um dos os enganos que estão acostumados a cometer os homens é identificar a revelação de Deus unicamente com a Bíblia. Isso significaria que a partir do ano 120 depois de Cristo, que foi quando se escreveu o último livro do Novo Testamento, Deus cessou que falar, que depois disso não houve mais revelação. O Espírito de Deus sempre está ativo, Deus sempre se revela a si mesmo. É certo que a verdade suprema e insuperável de Deus chegou em Jesus Cristo mas Jesus não é uma imagem de um livro, é uma pessoa viva e nEle continua a revelação de Deus. Deus continua nos guiando para que compreendamos cada vez mais o que significa Jesus.

Deus não é um Deus que nos falou até o ano 120 e que agora permanece em silêncio. Continua revelando sua verdade aos homens.

(2) Veremos isso com toda clareza se pensarmos no segundo princípio da revelação que contém esta passagem. A revelação de Deus aos homens é uma revelação de toda a verdade, da verdade total. É muito incorreto pensar que a revelação de Deus se limita ao que poderíamos denominar a verdade teológica. Os teólogos e os pregadores não são as únicas pessoas inspiradas. Quando um poeta entrega aos homens uma grande mensagem empregando palavras que superam o passo do tempo, esse homem está inspirado.

Quando H. F. Lyte escreveu as palavras do Abide with me (Mora comigo) não sentia que as estivesse compondo, escrevia como se alguém as ditasse. Um grande músico trabalha sob uma inspiração. Quando Händel relata como escreveu o Coro de Aleluia para o Messias, afirma: "Vi que os céus se abriam e contemplei o grande Deus branco sentado sobre o trono."

Quando um cientista descobre algo que salvará as vidas dos homens e reduzirá seus sofrimentos, quando alguém descobre um novo tratamento, uma droga nova, que levará vida e esperança à humanidade que sofre, trata-se de uma revelação de Deus. De fato, acontece de maneira visível. Pode acontecer que alguém pensa e pensa, busca até o cansaço e experimenta uma e outra vez. Chega a um ponto morto. O pensamento humano não pode avançar mais. Chegou a uma porta fechada. E nesse momento a solução do problema ilumina sua mente.

Não o pensou, foi dado. Quando seu pensamento tinha chegado ao limite, Deus entrou em sua mente. Seria algo ridículo pensar na revelação de Deus exclusivamente em termos teológicos. Toda verdade é a verdade de Deus e a revelação de toda verdade é obra do Espírito Santo.

(3) Isto nos leva a outro princípio da revelação. Tudo o que é revelado provém de Deus. Deus é tanto quem possui como quem dá toda verdade. A verdade não é um descobrimento dos homens, é um dom de Deus. É a verdade de Deus que o Espírito Santo nos entrega. A verdade não é algo que criamos mediante os processos do pensamento; é algo que já está ali esperando para ser descoberta, algo do qual nos apropriamos, mas não o criamos. Por trás de toda verdade está Deus.

(4) A revelação significa tomar as coisas de Jesus e revelar seu significado para nós. A grandeza de Jesus radica em sua inesgotabilidade. Ninguém compreendeu jamais tudo o que Jesus quis dizer. Ninguém pôde desentranhar todo o sentido de seus ensinos. Ninguém sabe o que significam para a vida e para a fé, para o indivíduo e para o mundo inteiro, para a sociedade e para o país. A revelação é um contínuo abrir do significado e o sentido de Jesus Cristo.

Essa é a essência da questão. A revelação não nos chega de nenhum livro, credo ou palavra impressa. Chega-nos mediante uma pessoa viva. Quanto mais perto de Jesus vivamos, mais o conheceremos. Quanto mais nos pareçamos com Ele, mais será o que nos possa dizer. Para desfrutar de sua revelação devemos aceitar sua autoridade. A submissão a Cristo e o conhecimento de Cristo vão de mãos dadas. Deus só pode revelar sua verdade ao homem que lhe pertence apesar de que às vezes alguém é um recipiente escolhido por Deus sem sabê-lo.

A TRISTEZA QUE SE CONVERTE EM ALEGRIA
Estudo sobre João 16:16-24

Aqui Jesus dirige seu olhar mais além do momento presente rumo à idade nova que virá. Ao fazê-lo, faz uso de uma concepção que tinha raízes muito profundas no pensamento judeu. Os judeus criam que o tempo estava dividido em duas idades: a era e a era que estava por vir. A era atual era completamente má e estava condenada. A era que viria era a idade de ouro de Deus. Entre ambas foi, antes da chegada do Messias que traria a nova era, estava o Dia do Senhor. Seria um dia tremendo, o mundo se desintegraria, todas as coisas se convulsionariam e logo amanheceria a idade de ouro. Os judeus tinham o costume de chamar a esse tempo intermediário tremendo "o trabalho de parte dos dias do Messias".

Empregavam, de fato, a imagem da dor do parto que precede à chegada de toda vida nova ao mundo. O Antigo Testamento e a literatura escrita entre ambos os Testamentos estão infestados de imagens que descrevem esta época intermediária. “Eis que vem o Dia do SENHOR, dia cruel, com ira e ardente furor, para converter a terra em assolação e dela destruir os pecadores” (Isaías 13:9). “Perturbem-se todos os moradores da terra, porque o Dia do SENHOR vem, já está próximo; dia de escuridade e densas trevas, dia de nuvens e negridão!” (Joel 2:1-2). "E a honra se tornará em vergonha e a força se humilhará e se destruirá a probidade e a beleza se converterá em fealdade" (2 Baruque 27). “Mas o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão.” (2 Pedro 3:10). Essa era a imagem dos dores de parto da vinda do Messias.

Jesus conhecia as Escrituras; conhecia estas imagens; estavam presentes em sua mente e em sua memória. E agora dizia a seus discípulos: "Vou deixá-los, mas voltarei. Chegará o dia quando começar meu reino e chegar meu Reinado. Mas antes disso vocês terão que passar por coisas terríveis com um sofrimento semelhante a de dores de parto. Não obstante, se perseverarem com fé e passarem por esse tempo tremendo, as bênçãos serão preciosas." Depois disso, Jesus passou a esboçar a vida do cristão que suporta o sofrimento. 

(1) O sofrimento se converterá em gozo. Pode chegar um momento em que ser cristão não parece produzir mais que dor enquanto pareceria que pertencer ao mundo só produz alegria. Mas chega um dia quando se invertem os papéis. A alegria despreocupada do mundo se converte em sofrimento e o aparente sofrimento do cristão se converte em alegria. O cristão sempre deve lembrar, quando sua fé lhe custa caro, que esse não é o fim de tudo, que depois da dor vem a alegria. 

(2) Haverá duas coisas muito valiosas sobre esta alegria cristã.

(a) Ninguém poderá jamais tirá-la de nós. Será independente das contingências e as mudanças do mundo. Nenhuma atividade ou ataque do homem poderá tocá-la. É um fato muito certo que em todas as épocas, as pessoas que sofriam de maneira tremenda falaram de momentos doces passados com Cristo. A alegria que o mundo proporciona está à sua mercê. A alegria que brinda Jesus é independente de algo que possa fazer o mundo. Não depende do que este dá ou saca pois só depende da presença de Cristo e seu único fundamento é Deus.

(b) Será completa. O que caracteriza à vida é que em suas maiores alegrias sempre há um elemento de finitude. Sempre falta algo. Pode ser que de algum modo existe um sentimento de pesar ou a noção de que uma nuvem íntima pode arruiná-lo, ou que sempre tenhamos presente que não pode durar muito tempo. Na alegria cristã, a alegria da presença de Cristo e da vida vivida com Ele, não há nenhuma mistura, nenhum vestígio de imperfeição. É perfeita e completa.

(3) Na alegria cristã a pessoa se esquece da dor que a precedeu. A mãe se esquece da dor diante da maravilha de seu filho. O mártir esquece sua agonia na glória do céu. Se a fidelidade custar muito, o homem que a experimenta esquecerá seu preço na alegria de estar com Cristo para sempre e na alegria muito simples de ter-se demonstrado fiel.

(4) O conhecimento será total. Disse Jesus: “Naquele dia, nada me perguntareis”. Nesta vida sempre subsistem as perguntas sem resposta e os problemas sem solução. Em última instância, nesta vida sempre devemos partir pela fé e não pelo que vemos. Devemos aceitar constantemente coisas que não compreendemos. Só percebemos fragmentos da verdade e vemos esboços de Deus. Entretanto, na era por vir com Cristo conheceremos tudo. Quando estivermos totalmente com Cristo terminará o tempo das perguntas e chegará o momento das respostas.

(5) Haverá uma nova relação com Deus. Quando conhecemos real e verdadeiramente a Deus podemos ir a Ele e lhe pedir ou lhe perguntar algo. Sabemos que a porta está aberta, sabemos que é o Pai e que seu coração é todo amor. Somos como meninos que jamais duvidam de que seu pai se alegra ao vê-los e que podem falar com ele quanto queiram. Jesus diz que nessa relação pediremos algo.

Mas pensemo-lo em termos humanos, que são as únicas coisas que conhecemos. Quando um menino ama e confia em seu pai sabe muito bem que em alguma oportunidade seu pai não lhe satisfará algum pedido porque seu amor e seu conhecimento são superiores aos do menino. Podemos chegar a estabelecer uma relação tão íntima com Deus que podemos levar a Ele todas nossas coisas mas sempre devemos terminar nossa prece com estas palavras: "Faça-se a tua vontade."

(6) Essa nova relação é possível por intermédio de Jesus. Existe em seu nome. Devido a quem é Jesus e ao que Ele fez, nossa alegria é indestrutível e perfeita, nosso conhecimento é completo, um novo caminho se abre para o coração de Deus. Tudo o que temos veio a nós através de Jesus Cristo. Em seu nome pedimos e recebemos, aproximamo-nos e somos recebidos.

O ACESSO DIRETO
Estudo sobre João 16:25-28

A versão Almeida Revista e Corrigida (1995) diz que até agora Jesus falou com seus discípulos em parábolas. A palavra empregada é paroimia: Este termo se emprega para referir-se às parábolas de Jesus mas basicamente se refere a algo difícil de entender, algo cujo sentido está velado para o ouvinte casual, algo que exige reflexão para que se esclareça seu sentido. Pode-se usar, por exemplo, para referir-se às sentenças de sábios que são tão breves que a mente deve desentranhar suas poucas palavras plenas de sentido. Também se pode empregar para falar de uma adivinhação cujo sentido cada um deve averiguar como melhor possa. O que Jesus diz é o seguinte: "Até agora lhes dei chaves e indicações; estive dando a verdade coberta por um véu; disse coisas que vocês deviam pensar para descobrir seu sentido; mas agora direi a verdade sem rodeios." Então lhes diz diretamente que veio de Deus e que retornava para Ele. Eis aqui uma afirmação tremenda: Jesus assegura que não é senão o Filho de Deus e que para Ele a cruz não significa a morte como um criminoso mas o seu caminho de volta a Deus. 

Mas logo Jesus diz algo que jamais devemos esquecer. Diz que podem aproximar-se diretamente a Deus porque Ele os ama. Afirma que Ele não precisa levar os pedidos dos discípulos a Deus: podem fazê-lo por si mesmos. Esta é a prova final de algo que nunca devemos esquecer. Estamos acostumados a pensar com muita freqüência em um Deus zangado e em um Jesus amável.

Muito freqüentemente se apresenta o que Jesus fez de maneira tal que parece que alguma atitude sua mudou a atitude de Deus para com os homens e o converteu em um Deus que ama em lugar de um Deus que julga. Mas aqui Jesus diz: "Podem ir a Deus porque Deus os ama" e o diz antes da cruz. Jesus não morreu para mudar a Deus e convertê-lo em amor; morreu para nos dizer que Deus é amor. Não veio porque Deus odiava tanto o mundo mas sim porque o amava tanto. Por trás de todas as coisas está o amor de Deus e nunca o teríamos sabido se Jesus não nos dissesse isso. Jesus trouxe aos homens o amor de Deus.

Diz-lhes que seu obra está concluída. Veio do Pai e agora, pelo caminho da cruz, volta para Pai. E fica aberto para todos os homens o caminho para Deus. Seu privilégio é tão imenso que Jesus não precisa levar as preces dos homens a Deus, podem levá-las eles próprios.

Quem ama a Cristo é amado por Deus.

CRISTO E SEUS DONS
Estudo sobre João 16:29-33

Aqui vemos de uma maneira estranha como os discípulos terminaram rendendo-se a Jesus. De repente deram um salto e creram por completo porque, como eles mesmos disseram, deram-se conta de que Jesus não necessitava que ninguém lhe perguntasse nada. O que quiseram dizer com isso? Nos versículos 17 e 18 os encontramos discutindo as palavras de Jesus e intrigados sobre seu significado. A partir do versículo 19 Jesus começa a responder a suas perguntas sem lhes perguntar quais eram. Dito de outro modo, Jesus podia ler seus corações como se fossem um livro aberto. Essa é a razão pela qual creram nele: sentiram-se diante de alguém que sabia tudo a respeito deles antes de que o dissessem. Para Jesus, o coração dos homens estava totalmente aberto. Podia responder à pergunta não formulada e ocupar-se do problema não expresso. 

Um viajante que passeava pela Escócia faz muito tempo descreveu a dois pregadores aos quais ouviu. Disse a respeito de um deles: "Mostrou-me a glória de Deus". Sobre o outro, comentou: "Mostrou-me
todo meu coração". Jesus podia fazer ambas as coisas. Foi seu conhecimento de Deus e do coração humano o que convenceu a seus discípulos de que era o Filho de Deus. Ninguém conheceu jamais a Deus e aos homens como Jesus o fez.

Mas Jesus era realista. Disse-lhes que, apesar de sua crença, chegaria o momento quando o abandonariam. Possivelmente este é o aspecto mais extraordinário da personalidade de Jesus Conhecia a debilidade dos homens, sabia que fracassavam, sabia que o abandonariam na hora de maior necessidade e, apesar de tudo, os amava. E o mais maravilhoso é que continuava confiando neles. Conhecia o pior aspecto dos homens e entretanto continuava amando-os e confiando neles. É muito possível que uma pessoa perdoe a alguém e, apesar disso, deixe bem estabelecido que não está disposto a voltar a confiar nele.

Jesus, pelo contrário, disse: "Sei que em sua debilidade vocês me abandonarão; entretanto, sei que serão conquistadores". Jamais viu o mundo tal combinação de confiança e perdão. Que lição encontramos nisto! Jesus nos ensina a perdoar e a confiar na pessoa que cometeu o engano.

Esta passagem estabelece com toda clareza quatro coisas sobre Jesus. 

(1) A solidão de Jesus. Os homens o abandonariam. Não obstante, nunca estava sozinho porque tinha a Deus. Ninguém está sozinho em uma causa justa, sempre está com Deus. Ninguém é abandonado por completo, Deus nunca abandona o homem bom. É justamente em uma situação desse tipo quando percebemos o caráter precioso de Deus porque nunca nos damos conta do valor de um amigo até que o necessitamos como jamais necessitamos nada nem ninguém no mundo.

(2) O perdão de Jesus. Já refletimos sobre isto. Sabia que seus amigos o abandonariam e entretanto, não os sancionou antes de que o fizessem nem mostrou ressentimento depois. Amava os homens com
todas as suas fraquezas; via os homens e os amava tal como eram. O amor deve ter os olhos bem abertos. Se idealizarmos a alguém, se cremos que não tem nenhum defeito, estamos condenados a nos sentir defraudados. Não devemos amar a uma pessoa ideal, mas à pessoa de carne e osso, tal como é.

(3) A simpatia de Jesus. Aqui há um versículo que, à primeira vista, parece estar fora de lugar: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim.” Quer indicar o seguinte: se Jesus não tivesse predito a fraqueza dos discípulos, quando estes percebessem mais tarde como lhe tinham falhado e abandonado poderiam ter caído no desespero mais total e absoluto. Entretanto, o advertiu antes de que acontecesse. É como se tivesse dito: "Sei o que acontecerá; digo-o agora, não devem pensar que sua infidelidade me produziu alguma surpresa. Sabia que aconteceria e isso não muda absolutamente o amor que sinto para com vocês. Quando pensarem nisso mais adiante não se desesperem." Aqui temos a piedade e o perdão divinos. Jesus não pensava na dor que sentiria pelo pecado dos homens mas sim no que experimentariam esses mesmos homens. 

Às vezes significaria uma grande diferença que pensássemos menos na dor que outros nos infligiram e dedicássemos mais tempo a pensar em que medida o fato de nos haver ferido lhes produziu arrependimento e dor no coração.

(4) O dom de Jesus. E o dom de Jesus é a coragem e a conquista. Em muito pouco tempo se demonstraria algo irrefutável aos discípulos. Veriam que o mundo podia fazer todo o mal de que era capaz a Jesus e, apesar disso, não conseguiria vencê-lo. Veriam o mundo fazendo o pior possível na crucificação; veriam que Jesus seria invencível quando ressuscitasse. E Jesus diz: "O triunfo que obterei também pode ser o de vocês. O mundo me fez o pior e saí vitorioso. A vida pode fazer de vocês o pior e vocês também podem triunfar. Vocês também podem possuir a coragem e a conquista da cruz".