Significado de João 6
Significado de João 6
6.1 João identifica o mar da Galileia com o nome pelo qual o mesmo era chamado quando ele escreveu o Evangelho. Tiberíades, uma cidade localizada na margem ocidental do mar, foi fundada por volta de 20 d.C.; portanto, era provável que o mar não fosse conhecido por esse nome durante o ministério de Jesus.
6.1 João identifica o mar da Galileia com o nome pelo qual o mesmo era chamado quando ele escreveu o Evangelho. Tiberíades, uma cidade localizada na margem ocidental do mar, foi fundada por volta de 20 d.C.; portanto, era provável que o mar não fosse conhecido por esse nome durante o ministério de Jesus.
6.4 A segunda
referência de João à Festa da Páscoa, provavelmente um ano depois da mencionada
em 2.13, não exige a ida de Jesus a Jerusalém. Ao invés disso, nesse caso serve
como pano de fundo para o discurso sobre Jesus como o Pão da Vida (6.41-58).
6.9-14 Além da ressurreição, a alimentação dos 5.000 é 0 único milagre
registrado em todos os quatro Evangelhos.
6.14-15 A resposta do povo segundo a
qual Este é, verdadeiramente, 0 profeta reflete a crença popular de que
um profeta como Moisés, que alimentou os israelitas com maná, viria ao mundo
para estabelecer um paraíso terreno. Isso animou seu fervor messiânico e
eles queriam empossar Jesus como 0 seu "Messias do pão" político, tornando-o rei à
força. Jesus não queria nada disso (ver Mt 4.1-4).
6.16-21 Em contraste com o conceito deles sobre
Jesus como um governante terreno com poder limitado, ao caminhar sobre a água,
Jesus se revela como tendo autoridade suprema em todo o universo.
6.22-71 Esta seção extensa nos fornece a
explicação mais profunda sobre o
significado da Comunhão e de como bem mais do que uma simples
ordenança sobre a comemoração da morte de Jesus.
6.28-30 As pessoas
enfatizavam primariamente as obras para Deus e as obras de Deus para eles
(sinais), enquanto com Jesus o único enfoque
é crer (ou seja, confiar) naquele que Deus enviou.
6.48 Este é o primeiro dos sete ditos Eu sou de Jesus, peculiares ao Evangelho de João. Há um paralelo inconfundível com o nome de concerto de Deus (Jeová), pelo qual ele se revelou a Moisés em Êx 3.14; "EU Sou 0 Que Sou". Jesus faz o pronunciamento "Eu sou o pão da vida" três vezes (vs. 35,48,51). Ele é o "verdadeiro" pão celeste, o verdadeiro poder de sustentação da vida; qualquer outra coisa, independentemente de seu significado religioso no passado ou no presente, é um substituto inadequado.
6.48 Este é o primeiro dos sete ditos Eu sou de Jesus, peculiares ao Evangelho de João. Há um paralelo inconfundível com o nome de concerto de Deus (Jeová), pelo qual ele se revelou a Moisés em Êx 3.14; "EU Sou 0 Que Sou". Jesus faz o pronunciamento "Eu sou o pão da vida" três vezes (vs. 35,48,51). Ele é o "verdadeiro" pão celeste, o verdadeiro poder de sustentação da vida; qualquer outra coisa, independentemente de seu significado religioso no passado ou no presente, é um substituto inadequado.
6.49-59 Jesus sustentou o argumento um
passo além do reconhecimento essencial de que ele é o Pão da Vida. Crer nele
significa comer dele.
6.53-58 Ver a seção 2 de Verdade em
Ação, no final de João.
6.53 Comer a carne de
Jesus e beber o seu sangue devem ser compreendidos espiritualmente. As
expressões apontam para a morte em sacrifício e violenta que ele sofreria e a
necessidade de os crentes participarem dos benefícios de sua morte indo até ele
e crendo nele (v. 35). Embora não precisemos ver nisso a necessidade de nossa
participação na Eucaristia para obter a salvação, vemos a importância vital da
Comunhão para o testemunho da nossa fé e para o fortalecimento de nossa alma,
trazendo a cura para nossa vida.
6.60 O discurso (vs. 35-58) era duro naquilo que nele era difícil de
aceitar.
6.71 Iscariotes significa
"homem de Queriote". Como Queriote localizava-se ao Sul de Judá,
Judas Iscariotes parece ter sido o único discípulo não-galileu.