Comentário de João 2:1, 2

Comentário de João 2:1, 2

Jesus não era um eremita como João Batista (Mt 11:16-19) e aceitava convites para acontecimentos sociais. Não considerava um impedimento o fato de seus inimigos usarem isso contra ele (Lc 15:1, 2). Jesus teve as experiências de uma vida normal e as santificou com sua presença. O casal sábio convida Jesus para o seu casamento!

Nessa ocasião, estava acompanhado da mãe e de seis discípulos. Talvez a presença de mais sete convidados tenha contribuído para a crise, mas, se esse foi o caso, teria sido uma festa muito pequena. Temos motivos para crer que a família de Jesus aqui na Terra não era materialmente próspera, e é bem provável que seus amigos também não fossem pessoas ricas. Talvez a falta de vinho seja relacionada à falta de recursos para dar uma festa mais farta.

Jesus e seus discípulos foram convidados por causa de Maria ou de Natanael (Jo 21:2)? Jesus ainda não era muito conhecido e não havia realizado nenhum milagre. É pouco provável que tenha sido convidado pelo fato de as pessoas saberem quem ele era. O mais cabível é que tenha recebido o convite por ser da família de Maria.