Significado de João 3
Significado de João 3
3.1 Nicodemos ("Conquistador do Povo") era um membro influente e respeitado do Sinédrio. Como fariseu, Nicodemos foi totalmente instruído de acordo com a lei e teologia judaicas; Jesus, portanto, o chamava "mestre de Israel" (3.10).
3.1 Nicodemos ("Conquistador do Povo") era um membro influente e respeitado do Sinédrio. Como fariseu, Nicodemos foi totalmente instruído de acordo com a lei e teologia judaicas; Jesus, portanto, o chamava "mestre de Israel" (3.10).
3.2 Nicodemos
pode ter ido até Jesus à noite por temer perder sua reputação e posição. Era
mais provável que ele fosse um exemplo particular daqueles mencionados em 2.23;
se esse foi o caso, sua visita noturna indicaria uma incerteza sobre Jesus ser
o próprio Messias.
3.3-4 A palavra grega traduzida por de novo também pode ser
traduzida por "de cima". Nicodemos entendeu claramente no primeiro
sentido, enquanto Jesus tinha ambos os significados em mente. Para entrar no
Reino de Deus, a pessoa tem de nascer de novo, não por meio de um segundo
nascimento biológico, mas sim por um nascimento espiritual de cima.
3.3 Ver a seção 4
de Verdade em Ação, no final de João.
3.5 Água pode
referir-se a nascimento físico. Os hebreus usavam termos como "água"
e "gota” para descrever o nascimento natural, e essa explicação adapta-se
ao contexto. Entretanto, alguns enxergam uma referência à fé que é expressa na
água do batismo (não "para", mas "por causa da" salvação). Espírito
refere-se ao nascimento espiritual realizado mediante o poder de renovação
e transformação do Espírito Santo.
3.14 A libertação
do pecado descrita em Nm 21.4-9 é um tipo da crucificação.
3.16 O tema desse
resumo do Evangelho é o amor de Deus manifestado de uma maneira infinitamente
gloriosa.
3.29 O amigo do esposo era o próprio João Batista. Sua
grande alegria foi ser privilegiado, como precursor, por preparar as pessoas
para o Esposo celeste.
3.31 João contrasta seu próprio papel com o de Jesus, afirmando a
supremacia de Jesus.
3.32-36 O testemunho de Jesus é verdadeiro e deve ser
aceito como tal. Ele próprio tem origem divina; ele ensinou a partir de sua
própria experiência divina. Ele recebeu o Espírito completamente, sem
refrear nada e ele sozinho tem autoridade universal. Entretanto, visto que esse
revestimento do Espírito Santo é dado àquele que Deus enviou, sugeriria
que um recurso ilimitado semelhante do revestimento do Espírito Santo está
disponível aos discípulos obedientes a ele (Jesus).
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