Significado de João 7
Significado de João 7
7.1 João resume acontecimentos que ocorreram durante o período de seis meses entre abril e outubro. Os outros escritores de Evangelhos deram um relato detalhado (ver Mc 7—9).
7.1 João resume acontecimentos que ocorreram durante o período de seis meses entre abril e outubro. Os outros escritores de Evangelhos deram um relato detalhado (ver Mc 7—9).
7.2
A Festa dos Tabernáculos, que é celebrada no final de setembro e no início
de outubro, é um festival de ação de graças. Também celebra a liderança divina
concedida a Israel durante a peregrinação da nação pelo deserto. Durante o
festival, as pessoas erguem e habitam em abrigos temporários feitos de palmeira
e outros galhos de árvores.
7.5 Depois da ressurreição de Jesus, seus irmãos estavam entre
os crentes (ver At 1.14).
7.15 Letras não se refere à capacidade básica da
leitura e da escrita, mas ao conhecimento e compreensão de Jesus das
Escrituras. A perplexidade deles devia-se ao extraordinário conhecimento de
Jesus sem não as tendo aprendido em uma das escolas rabínicas oficiais e
prestigiadas de Shammai e Hillel.
7.17 Ver a seção 3 de Verdade em Ação, no final de
João.
7.17 Os ensinamentos e reivindicações de Jesus serão
aceitos por aqueles que estiverem decididos a fazer a vontade de Deus.
7.21 A obra refere-se à cura do paralítico no tanque
em Betesda, o único milagre que Jesus realizou em Jerusalém (5.1-15; ver v.
23).
7.24 Ver a seção 1 de Verdade em Ação, no final de
João.
7.27 As pessoas ficaram confusas porque conheciam
fatos sobre o passado de Jesus, uma vez que supunham que a vinda do Messias
deveria ser mantida em segredo.
7.35 A expressão os dispersos refere-se aos judeus
espalhados por todo o mundo grego. Mais tarde, a expressão também passou a
denotar os cristãos espalhados no estrangeiro (IPe 1.1). A ignorância dos
judeus apenas aumentava pelo fato de eles acharem que Jesus certamente não
pregaria para os judeus, mas sim para os gentios.
7.37-39 Cada dia da Festa dos Tabernáculos podia-se
observar uma celebração alegre na qual os sacerdotes levavam água (simbolizando
a água fornecida pela pedra em Êx 17) para o templo do tanque de Siloé, em um
jarro de ouro. Durante a procissão, as pessoas recitavam Is 12.3. A água foi
vertida no altar como uma oferta a Deus, enquanto as pessoas gritavam e
cantavam. Jesus era o cumprimento de tudo o que a cerimônia caracterizava (ver
1Co 10.4).
7.38 Aqueles que
estavam satisfeitos com Jesus se tomariam canais de revigoramento espiritual
para os outros. A figura dos rios contrasta com uma "fonte" (4.14),
ilustrando a diferença entre o novo nascimento de uma pessoa e a experiência de
alguém com a plenitude transbordante da vida cheia do Espírito.
7.39 João interpreta as palavras de Jesus para
referir-se ao derramamento do Espírito Santo que estava por acontecer. 0
Espírito Santo existia desde toda a eternidade, mas ainda não estava presente
no sentido indicado. Dentro em breve a plenitude do Espírito seria uma bênção
que todo o povo de Deus poderia experimentar (ver At 2.33).
7.40 O Profeta refere-se à promessa de Dt 18.15,18.
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