Significado de João 7

Significado de João 7
Significado de João 7

7.1 João resume acontecimentos que ocorreram durante o período de seis meses entre abril e outubro. Os outros escritores de Evangelhos deram um relato detalhado (ver Mc 7—9).

7.2 A Festa dos Tabernáculos, que é celebrada no final de setembro e no início de outubro, é um festival de ação de graças. Também celebra a liderança divina concedida a Israel durante a peregrinação da nação pelo deserto. Durante o festival, as pessoas erguem e habitam em abrigos temporários feitos de palmeira e outros galhos de árvores.

 7.5 Depois da ressurreição de Jesus, seus irmãos estavam entre os crentes (ver At 1.14).

7.15 Letras não se refere à capacidade básica da leitura e da escrita, mas ao conhecimento e compreensão de Jesus das Escrituras. A perplexidade deles devia-se ao extraordinário conhecimento de Jesus sem não as tendo aprendido em uma das escolas rabínicas oficiais e prestigiadas de Shammai e Hillel.

7.17 Ver a seção 3 de Verdade em Ação, no final de João.

7.17 Os ensinamentos e reivindicações de Jesus serão aceitos por aqueles que estiverem decididos a fazer a vontade de Deus.

7.21 A obra refere-se à cura do paralítico no tanque em Betesda, o único milagre que Jesus realizou em Jerusalém (5.1-15; ver v. 23).

7.24 Ver a seção 1 de Verdade em Ação, no final de João.

7.27 As pessoas ficaram confusas porque conheciam fatos sobre o passado de Jesus, uma vez que supunham que a vinda do Messias deveria ser mantida em segredo.

7.35 A expressão os dispersos refere-se aos judeus espalhados por todo o mundo grego. Mais tarde, a expressão também passou a denotar os cristãos espalhados no estrangeiro (IPe 1.1). A ignorância dos judeus apenas aumentava pelo fato de eles acharem que Jesus certamente não pregaria para os judeus, mas sim para os gentios.

7.37-39 Cada dia da Festa dos Tabernáculos podia-se observar uma celebração alegre na qual os sacerdotes levavam água (simbolizando a água fornecida pela pedra em Êx 17) para o templo do tanque de Siloé, em um jarro de ouro. Durante a procissão, as pessoas recitavam Is 12.3. A água foi vertida no altar como uma oferta a Deus, enquanto as pessoas gritavam e cantavam. Jesus era o cumprimento de tudo o que a cerimônia caracterizava (ver 1Co 10.4).

7.38 Aqueles que estavam satisfeitos com Jesus se tomariam canais de revigoramento espiritual para os outros. A figura dos rios contrasta com uma "fonte" (4.14), ilustrando a diferença entre o novo nascimento de uma pessoa e a experiência de alguém com a plenitude transbordante da vida cheia do Espírito.

7.39 João interpreta as palavras de Jesus para referir-se ao derramamento do Espírito Santo que estava por acontecer. 0 Espírito Santo existia desde toda a eternidade, mas ainda não estava presente no sentido indicado. Dentro em breve a plenitude do Espírito seria uma bênção que todo o povo de Deus poderia experimentar (ver At 2.33).

7.40 O Profeta refere-se à promessa de Dt 18.15,18.

7.53—8.11 Há uma discussão sobre o fato de esta passagem fazer parte do texto original do Evangelho de João. Entretanto, existem poucas dúvidas sobre se o incidente realmente aconteceu. O intuito dos  fariseus não era paixão pela santidade, mas o desejo de apanhar Jesus em um dilema (v. 6).


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