Hebreus 2
Hebreus 2.1 — A necessidade de prestar maior atenção ao que foi ouvido
2:1 Por isso, precisamos prestar ainda mais atenção[1] ao que ouvimos,[2] para não nos desviarmos.[3]
“Por isso, precisamos prestar ainda mais atenção”
Crítica textual. A NA28 assinala o versículo inteiro com o sinal de omissão e registra sua ausência em 0243, 1739 e 1881. A edição crítica, contudo, conserva integralmente Διὰ τοῦτο δεῖ περισσοτέρως προσέχειν ἡμᾶς τοῖς ἀκουσθεῖσιν, μήποτε παραρυῶμεν. Não há, dentro desta primeira cláusula, uma variante lexical que exija alteração da tradução do texto adotado; o problema textual relevante é a omissão integral do versículo nesses três testemunhos.
Exegese. Διὰ τοῦτο (dia touto) é inferencial: “por isso”, “por essa razão”. A expressão não inicia um assunto independente, mas transforma o desenvolvimento de 1.1–14 em exortação. δεῖ (dei) é um verbo impessoal de necessidade; com ἡμᾶς e o infinitivo προσέχειν, produz o sentido “é necessário que nós prestemos atenção”. “Precisamos prestar” foi preferido porque comunica a mesma necessidade de maneira direta e naturalmente audível em português, sem o peso sintático de “é necessário que prestemos”. O autor inclui a si mesmo em ἡμᾶς, “nós”, solidarizando-se retoricamente com seus ouvintes (Ellingworth, 1993: 135; Attridge, 1989: 63–64).
περισσοτέρως (perissoterōs) intensifica προσέχειν: não se trata simplesmente de “prestar atenção”, mas de fazê-lo em grau maior. O ponto de comparação não é explicitado. Pode ser entendido à luz do contraste que será formulado em 2.2–3 entre a palavra mediada por anjos e a mensagem anunciada pelo Senhor, mas a tradução não deve tornar explícito aquilo que o grego deixa implícito. “Ainda mais atenção” conserva precisamente esse caráter comparativo aberto. προσέχειν (prosechein) significa voltar ou manter a atenção sobre algo e, neste contexto, envolve atenção continuada, não uma percepção momentânea (Ellingworth, 1993: 135–136; Koester, 2001: 205).
A sonoridade também é relevante. O grego explora a recorrência de sons em περισσοτέρως προσέχειν [...] παραρυῶμεν, característica perceptível em leitura pública (Attridge, 1989: 63–64). A formulação “Por isso, precisamos prestar [...] para” conserva discretamente a recorrência consonantal de /p/ sem introduzir palavras artificiais. A opção foi, portanto, avaliada não apenas na página, mas também quando pronunciada em voz alta.
Versões comparadas. Entre as versões de perfil mais formal, ARA e NAA trazem “Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza”; a ARC, “Portanto, convém-nos atentar, com mais diligência”; e a Tradução Brasileira, “Por essa razão, é necessário atendermos, mais assiduamente”. Todas preservam claramente a intensificação, embora “importa”, “convém-nos” e “assiduamente” pertençam hoje a um registro menos espontâneo na fala. Entre as versões de perfil intermediário, a BJ apresenta “Pelo que, importa observemos tanto mais cuidadosamente”, enquanto a Ave-Maria emprega “Por isso, é necessário prestarmos a maior atenção”. Em linguagem corrente, a NTLH tem “Por isso devemos prestar mais atenção”. A presente tradução mantém a concisão de “Por isso”, mas traduz δεῖ por “precisamos” e περισσοτέρως por “ainda mais”, preservando simultaneamente necessidade, comparação e fluidez oral.
Hermenêutica. O “por isso” mostra como o próprio autor interpreta o que acaba de expor. A cristologia de 1.1–14 não permanece como descrição isolada: ela constitui a premissa da exortação de 2.1–4. A lógica será explicitada nos versículos seguintes: se a palavra associada à mediação angélica tinha consequências, a palavra anunciada pelo Senhor exige atenção ainda maior. Trata-se de uma argumentação do menor para o maior, mas o v. 1 antecipa a conclusão antes que 2.2–4 formule sua fundamentação (Ellingworth; Nida, 1983: 24–26; Koester, 2001: 205–209).
Teológico. O primeiro movimento exortativo de Hebreus decorre diretamente da concepção de revelação apresentada em 1.1–2: Deus falou anteriormente e falou agora por meio do Filho. Assim, a identidade e a posição do mediador determinam, no argumento da obra, a gravidade da resposta exigida dos ouvintes. Exposição cristológica e exortação não constituem dois discursos separados: a segunda é apresentada como consequência da primeira. O “nós” inclui o próprio locutor na obrigação de responder ao que foi ouvido, evitando que a advertência seja formulada apenas contra seus destinatários.
Referências cruzadas. Hb 1.1–2 estabelece o contraste entre o falar anterior e o falar por meio do Filho; Hb 1.4–14 desenvolve a comparação com os anjos que fundamentará 2.2–3; Hb 2.3–4 explicita a razão da atenção intensificada; Hb 3.6,14 e 10.23 retomam a exigência de manter firmemente aquilo que foi recebido.
“ao que ouvimos”
Crítica textual. Além da omissão integral de 2.1 em 0243, 1739 e 1881 registrada pela NA28, o aparato da edição não assinala, nesta expressão, uma variante que altere τοῖς ἀκουσθεῖσιν. A decisão tradutória é, portanto, essencialmente sintática e semântica, não textual.
Exegese. τοῖς ἀκουσθεῖσιν (tois akoustheisin) é um particípio aoristo passivo, neutro plural, substantivado pelo artigo e regido por προσέχειν: em forma estritamente próxima à estrutura grega, “às coisas que foram ouvidas” ou simplesmente “ao que foi ouvido”. O português “ao que ouvimos” transforma a construção passiva em ativa, mas não acrescenta conteúdo lexical e produz uma formulação muito mais clara ao ouvido. O referente não precisa ser preenchido com substantivos como “verdades”, “ensinamentos” ou “mensagem”. O contexto de 2.3 identifica o conteúdo como aquilo que começou a ser anunciado pelo Senhor e chegou aos atuais ouvintes por intermédio daqueles que o ouviram anteriormente (Ellingworth, 1993: 135–136; Koester, 2001: 205–207).
A escolha de “ouvimos” é deliberadamente importante em Hebreus. A obra constrói reiteradamente sua comunicação com verbos de falar e ouvir: Deus “falou” em 1.1–2; a comunidade deve atender “ao que ouviu” em 2.1; a salvação foi “falada” pelo Senhor e confirmada pelos que “ouviram” em 2.3; mais adiante, o Salmo 95 será introduzido como uma voz que deve ser ouvida “hoje”. Assim, substituir aqui a audição por uma expressão genérica como “o que recebemos” enfraqueceria uma rede lexical e retórica importante.
Versões comparadas. As versões de orientação mais formal divergem principalmente quanto a explicitar ou não o substantivo implícito. A ARA e a NAA apresentam “às verdades ouvidas”, acrescentando “verdades”; a ARC conserva “para as coisas que já temos ouvido”, e a Tradução Brasileira, “às coisas que ouvimos”, ficando estas duas mais próximas da forma substantivada do grego. Entre as versões intermediárias, a BJ explicita “os ensinamentos que ouvimos”, enquanto a Ave-Maria substitui a construção auditiva por “à mensagem que temos recebido”. A NTLH, de orientação funcional e linguagem corrente, apresenta “nas verdades que temos ouvido”. A presente tradução prefere simplesmente “ao que ouvimos”: não fornece um substantivo ausente do texto e, ao mesmo tempo, preserva de modo imediato o campo semântico da audição.
Hermenêutica. A formulação conduz o destinatário a entender a revelação como palavra recebida auditivamente. O próprio desenvolvimento de 2.3 distingue etapas da transmissão: o anúncio tem seu início no Senhor, é ouvido por determinadas testemunhas e é confirmado “a nós”. Por isso, “o que ouvimos” não deve ser restringido artificialmente às citações bíblicas do capítulo 1 nem identificado apenas com uma leitura antecedente; no contexto imediato, refere-se à mensagem cristã recebida pela comunidade (Ellingworth; Nida, 1983: 24–26).
Teológico. Hebreus formula sua teologia da revelação em categorias marcadamente verbais e auditivas: Deus fala, o Filho é o mediador desse falar, testemunhas ouvem e transmitem, e a comunidade atual torna-se responsável pelo que ouviu. A comunicação da revelação não é apresentada apenas como posse de determinado conteúdo, mas como acontecimento de fala que reclama resposta. O uso da primeira pessoa plural mantém tanto o pregador quanto sua audiência dentro dessa mesma situação de escuta.
Referências cruzadas. Hb 1.1–2 introduz o motivo do falar de Deus; Hb 2.3 retoma explicitamente o anúncio e aqueles que o ouviram; Hb 3.7,15 repete “hoje, se ouvirem a sua voz”; Hb 4.2 volta à mensagem ouvida; Hb 5.11 relaciona dificuldade espiritual e disposição para ouvir; Hb 12.25 encerra a série de advertências com o chamado para não rejeitar aquele que fala.
“para não nos desviarmos”
Crítica textual. O aparato da NA28 não registra uma variante interna que substitua μήποτε παραρυῶμεν nesta cláusula; permanece apenas a já mencionada omissão integral do v. 1 em 0243, 1739 e 1881. A dificuldade desta expressão é, portanto, lexical e interpretativa.
Exegese. μήποτε (mēpote) introduz aqui a consequência a ser evitada e possui força de advertência: “para que não”, “a fim de que não”, “para não”. παραρυῶμεν (pararyōmen) é a primeira pessoa do plural do aoristo subjuntivo de παραρρέω (pararreō), verbo que ocorre somente aqui no Novo Testamento. Seu campo semântico básico inclui “fluir ao lado”, “passar ao largo”, “escorrer” e, figuradamente, afastar-se de um curso. Importante para a tradução é que o verbo está empregado intransitivamente: são “nós” que corremos o risco de nos mover para fora do curso, e não as coisas ouvidas que constituem gramaticalmente um objeto que poderíamos “deixar escapar” (Ellingworth, 1993: 136; Attridge, 1989: 64).
Há discussão sobre quanto da imagem náutica deve ser recuperado. Koester observa que προσέχω podia ser empregado para manter uma embarcação no rumo e que παραρρέω podia descrever o afastamento gradual de uma embarcação, lendo os dois verbos como componentes de uma metáfora náutica (Koester, 2001: 205, 208). Ellingworth, por outro lado, considera desnecessário reconstruir uma cena completa de navio, porto ou naufrágio, já que essa imagem não é explicitada pelo autor (Ellingworth, 1993: 136). A tradução “nos desviarmos” preserva a ideia fundamental de afastamento de um curso sem transformar uma possível conotação em metáfora explícita.
Versões comparadas. A ARA e a NAA traduzem “para que delas jamais nos desviemos”; a ARC, “para que, em tempo algum, nos desviemos delas”; e a Tradução Brasileira, “para que não suceda que delas nos desviemos”. Essas versões tornam explícito que o afastamento ocorre em relação às coisas ouvidas, embora o grego não forneça a παραρρέω um complemento correspondente a “delas”. A NTLH também traz “para não nos desviarmos delas”. A BJ é mais econômica: “para que não nos transviemos”. A Ave-Maria expande a imagem para “para não acontecer que nos desviemos do caminho reto”, introduzindo “caminho reto”, que não aparece lexicalmente no versículo. A presente tradução, “para não nos desviarmos”, conserva a construção intransitiva e evita decidir por meio de uma complementação aquilo que o original deixa sem expressão.
Hermenêutica. A imagem não descreve necessariamente uma ruptura abrupta e consciente. Em 2.3, o perigo correspondente é formulado por ἀμελέω, “negligenciar”, o que associa o afastamento à falta de atenção. Essa relação é importante: o autor contrapõe atenção continuada a um movimento de afastamento que pode decorrer justamente da negligência. Assim, não é necessário carregar παραρρέω desde já com todo o conteúdo das advertências posteriores; o próprio desenvolvimento de Hebreus mostrará progressivamente as consequências desse afastamento (Koester, 2001: 208–209).
Teológico. A primeira advertência de Hebreus apresenta a resposta humana à revelação em termos dinâmicos. Ouvir não é suficiente se aquilo que foi ouvido deixa de receber atenção. Dentro da lógica de 2.1–4, a gravidade desse risco deriva da grandeza da salvação anunciada pelo Senhor e confirmada à comunidade. A advertência, portanto, pertence à própria estrutura da teologia da revelação de Hebreus: fala divina, audição humana e responsabilidade pela resposta encontram-se diretamente relacionadas.
Referências cruzadas. Pv 3.21 na Septuaginta oferece um paralelo lexical importante para παραρρέω; Hb 2.3 traduz o perigo em termos de “negligenciar”; Hb 3.12 descreve o afastamento do Deus vivo; Hb 5.11 e 6.12 retomam a falta de disposição e a indolência; Hb 10.23–25 contrapõe o abandono à perseverança comunitária; Hb 12.25 volta ao motivo de não recusar aquele que fala.
2:2 Pois, se a mensagem anunciada por meio de anjos se mostrou válida, e toda transgressão e toda desobediência receberam a devida retribuição,[1]
A mensagem mediada por anjos e sua retribuição correspondente
Crítica textual. O texto crítico lê δι’ ἀγγέλων, “por meio de anjos”, no plural. O testemunho L apresenta o singular ἀγγέλου, “por meio de um anjo”, variante isolada que não oferece motivo suficiente para afastar o plural adotado pelo NA28. A diferença é relevante porque o plural corresponde à tradição, também documentada no NT, segundo a qual anjos participaram da mediação da revelação no Sinai. Nenhuma das demais variantes do versículo altera de maneira significativa sua tradução.
Exegese. A construção ὁ δι’ ἀγγέλων λαληθεὶς λόγος significa literalmente “a palavra que foi falada por meio de anjos”. O particípio passivo λαληθείς pressupõe Deus como agente último do falar, enquanto διά com genitivo identifica os anjos como intermediários; portanto, “por meio de anjos” é mais preciso que simplesmente “pelos anjos” (Ellingworth, 1993: 137). Traduzimos λόγος por “mensagem”, e λαληθείς por “anunciada”, para conservar em português o caráter oral que domina 1.1–2.4: Deus fala, a mensagem é ouvida e depois transmitida.
Ἐγένετο βέβαιος não descreve meramente algo que “ficou firme” em sentido abstrato. Βέβαιος pode ter força jurídica: algo válido, estabelecido, vinculante. A sequência inteira emprega vocabulário de confirmação e validade — βέβαιος no v. 2, ἐβεβαιώθη no v. 3 e συνεπιμαρτυροῦντος no v. 4. “Se mostrou válida” procura reproduzir esse valor sem introduzir a formulação mais técnica “entrou em vigor” (Ellingworth, 1993: 137–138; Attridge, 1989: 64–65).
Παράβασις designa uma transgressão ou ultrapassagem de um limite estabelecido; παρακοή, formada no campo semântico de “ouvir”, pode designar falha ou recusa em ouvir e, daí, desobediência. No contexto de uma revelação apresentada como palavra falada, o segundo termo é particularmente expressivo. Os dois termos são semanticamente próximos e não convém construir entre eles uma oposição rígida entre pecado deliberado e involuntário (Attridge, 1989: 64–65; O’Brien, 2010: 85).
Ἔνδικον μισθαποδοσίαν é literalmente uma “retribuição justa/devida”. Μισθαποδοσία pode designar recompensa positiva em Hebreus 10.35 e 11.26, mas aqui o contexto exige uma consequência penal. Em vez de substituir o substantivo por “castigo”, a tradução “devida retribuição” conserva a correspondência retributiva presente no termo e deixa o contexto estabelecer sua polaridade negativa (Ellingworth; Nida, 1994: 28; Ellingworth, 1993: 138).
Versões comparadas. Entre as versões de perfil mais formal, ARA/NAA conservam “palavra falada por meio de anjos” e “se tornou firme”; ARC/TB também mantêm “palavra”, mas usam “pelos anjos” e “permaneceu/ficou firme”. BJ/TEB, de perfil mais intermediário, tornam explícita a dimensão jurídica com “entrou em vigor”, embora divirjam entre “promulgada” e “anunciada”. A NTLH, funcional, transforma a construção em “a mensagem que foi dada por meio dos anjos é verdadeira” e explicita μισθαποδοσία como “castigo”. Nossa redação, “a mensagem anunciada por meio de anjos se mostrou válida”, mantém a mediação expressa por διά, ressalta a oralidade de λαλέω e conserva a ideia de validade de βέβαιος sem tornar a formulação excessivamente jurídica.
Hermenêutica. O relato de Êxodo apresenta Deus falando a Moisés no Sinai, mas uma tradição judaica posterior descreveu a entrega da Lei com participação angélica. Dt 33.2 na forma grega oferece um ponto de contato importante, e a mesma tradição aparece em At 7.38,53 e Gl 3.19. Hebreus a recebe como pressuposto compartilhado e a incorpora a um argumento a fortiori: a mediação angélica não desqualifica a revelação anterior; pelo contrário, sua validade constitui a premissa da comparação com a revelação associada ao Senhor (Ellingworth, 1993: 136–138; O’Brien, 2010: 84–85).
Teológico. O versículo estabelece continuidade, e não oposição simples, entre as duas formas de revelação. A mensagem anterior era válida e suas exigências produziam consequências correspondentes. É justamente essa validade que fornece a base lógica para a advertência seguinte. A superioridade da revelação ligada ao Filho não depende da falsidade da anterior, mas da diferença entre seus mediadores e da posição atribuída ao Filho no argumento iniciado em 1.1–14.
Referências cruzadas. Dt 33.2 LXX; At 7.38,53; Gl 3.19; Hb 1.1–2; 10.28–29; 12.25.
2:3 como escaparemos nós, se negligenciarmos uma salvação tão grande, que começou a ser anunciada pelo Senhor e foi confirmada para nós pelos que o ouviram,[2]
A salvação anunciada pelo Senhor e transmitida pelos que o ouviram
Crítica textual. O aparato crítico do NA28 não registra, neste versículo, variante de peso capaz de modificar as principais decisões tradutórias. As dificuldades são essencialmente sintáticas, lexicais e discursivas, não textuais.
Exegese. Πῶς ἡμεῖς ἐκφευξόμεθα é uma pergunta retórica de forte valor negativo. O pronome explícito ἡμεῖς, “nós”, recebe destaque: se a revelação anterior possuía consequências inevitáveis, “como escaparemos nós?”. A pergunta não procura uma possível rota de fuga; sua forma argumentativa conduz o ouvinte à resposta implícita de que não há escape. O futuro ἐκφευξόμεθα orienta a advertência para uma consequência ainda por vir (Ellingworth, 1993: 138; O’Brien, 2010: 86).
Ἀμελήσαντες, “negligenciando”, é um particípio circunstancial com valor condicional: “se negligenciarmos”. O verbo não descreve necessariamente uma rejeição explícita; pode indicar descuido, desatenção ou falta de consideração. Isso o liga diretamente a 2.1, onde o autor havia exigido atenção intensificada. A oposição retórica é, portanto, “prestar atenção” versus “negligenciar” (Ellingworth, 1993: 139).
Τηλικαύτης ... σωτηρίας é “uma salvação tão grande”. Τηλικοῦτος expressa grau ou magnitude. Σωτηρία, por sua vez, designa aqui a salvação, mas o contexto associa inseparavelmente essa realidade à sua proclamação: ela é algo que “começou a ser anunciada”. A formulação ἀρχὴν λαβοῦσα λαλεῖσθαι é idiomática e equivale a “começou a ser anunciada/falada” (Ellingworth, 1993: 138–140).
Διὰ τοῦ κυρίου mantém o mesmo διά com genitivo utilizado no v. 2: a proclamação teve o Senhor como mediador. No contexto, “o Senhor” refere-se a Jesus, mas a tradução não acrescenta seu nome, porque o original não o faz. A sequência ὑπὸ τῶν ἀκουσάντων εἰς ἡμᾶς ἐβεβαιώθη distingue aqueles que ouviram do grupo constituído pelo autor e seus destinatários: a mensagem foi “confirmada para nós pelos que ouviram”. À luz da menção imediatamente anterior ao Senhor, é mais provável que se trate daqueles que o ouviram pessoalmente, razão pela qual traduzimos “pelos que o ouviram” (Ellingworth; Nida, 1994: 29; Ellingworth, 1993: 139–140).
O verbo ἐβεβαιώθη, “foi confirmada”, é cognato de βέβαιος, “válida”, no v. 2. O autor estabelece deliberadamente uma correspondência: a palavra mediada por anjos era βέβαιος; a salvação anunciada pelo Senhor foi βεβαιόω entre os destinatários. Em português, “válida/confirmada” não reproduz a cognatação formal, mas procura preservar a relação sem produzir uma expressão artificial.
Há ainda uma decisão de pontuação importante para a leitura pública. Em grego, vv. 2–4 formam um único período: a condição começa no v. 2, a pergunta principal surge no v. 3 e só se fecha ao fim do v. 4. Por isso, nossa tradução não coloca ponto de interrogação depois de “salvação tão grande”; mantém a frase em movimento até o fim do v. 4. Esse encadeamento é parte da força retórica do texto e deve ser perceptível ao ouvido (Attridge, 1989: 63–66; O’Brien, 2010: 81–82).
Versões comparadas. ARA/BJ/TEB traduzem ἀμελήσαντες por “negligenciarmos”; NAA prefere a formulação funcional “não levarmos a sério”; ARC usa “não atentarmos”; TB, “tivermos descuidado”; NTLH intensifica para “desprezarmos”. Nossa opção “negligenciarmos” conserva o caráter relativamente sóbrio do verbo, sem antecipar uma rejeição deliberada. Para ἀρχὴν λαβοῦσα λαλεῖσθαι, BJ/TEB usam a solução natural “começou a ser anunciada”; ARA/NAA dizem “tendo sido anunciada inicialmente”; ARC, “começando a ser anunciada”; a NTLH explicita “o próprio Senhor Jesus anunciou”. Mantemos “começou a ser anunciada pelo Senhor”, que reproduz a progressão temporal sem acrescentar “Jesus”. ARA/NAA traduzem a etapa seguinte como “confirmada pelos que a ouviram”; TEB explicita “por aqueles que o tinham ouvido”; BJ prefere “fielmente transmitida”, enquanto a NTLH parafraseia “nos provaram que ela é verdadeira”. “Confirmada para nós pelos que o ouviram” preserva βεβαιόω e torna explícita a provável referência dos ouvintes ao Senhor.
Hermenêutica. O versículo apresenta uma cadeia de transmissão eminentemente oral: o Senhor anuncia; certas pessoas o ouvem; essas pessoas confirmam a mensagem para o grupo do autor. O texto, portanto, deve ser interpretado dentro de uma cultura em que a proclamação e a audição pública são meios primários de transmissão. A formulação coloca o autor e seus destinatários depois dos que ouviram o Senhor diretamente, embora, por si só, não forneça dados suficientes para reconstruir com precisão a composição sociológica ou cronológica da comunidade (Ellingworth, 1993: 139–140).
Teológico. “Salvação” não aparece aqui como conceito abstrato separado da revelação: ela chega à comunidade por uma sequência de anúncio, audição e confirmação. O autor relaciona, assim, o conteúdo salvífico à palavra proclamada. A autoridade da mensagem é construída em três níveis que culminam no v. 4: sua origem no Senhor, sua confirmação pelas testemunhas auditivas e a corroboração atribuída a Deus.
Referências cruzadas. Hb 1.1–2,14; 4.2; 5.9; 6.9; 7.25; 9.28; 12.25; 13.7.
2:4 enquanto Deus também dava testemunho juntamente com eles, por meio de sinais, prodígios, diversos atos de poder e distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade?[3]
O testemunho divino que acompanha a proclamação
Crítica textual. Há três variantes dignas de registro. Primeiro, B apresenta συμμαρτυροῦντος em lugar do mais complexo συνεπιμαρτυροῦντος; a leitura adotada pelo NA28 conserva os dois prefixos e é a base da tradução. Segundo, o τε de σημείοις τε καὶ τέρασιν é omitido por 0243, 0278, 33, 81, 323, 365, 629, 630, 1505, 1739 e testemunhos latinos, entre outros; a omissão praticamente não altera o sentido. Terceiro, D* substitui o pronome αὐτοῦ, “sua”, por τοῦ θεοῦ, “de Deus”, eliminando a ambiguidade do referente. A leitura mais curta αὐτοῦ explica melhor o surgimento dessa explicitação e é mantida no texto crítico (Attridge, 1989: 63–65; Ellingworth, 1993: 140–142).
Exegese. Συνεπιμαρτυροῦντος τοῦ θεοῦ é um genitivo absoluto dependente da cadeia iniciada no v. 3. O verbo composto συνεπιμαρτυρέω reúne a ideia de testemunhar “com” alguém e de acrescentar testemunho. Por isso, “Deus também dava testemunho juntamente com eles” procura conservar o elemento associativo sem transformar Deus simplesmente em outro mensageiro. A confirmação humana do v. 3 recebe agora uma corroboração divina (Ellingworth, 1993: 140–141).
A enumeração possui quatro componentes: σημεῖα, “sinais”; τέρατα, “prodígios”; ποικίλαι δυνάμεις, “diversos atos de poder”; e πνεύματος ἁγίου μερισμοί, “distribuições do Espírito Santo”. “Sinal” pode enfatizar o significado do acontecimento; “prodígio”, seu caráter extraordinário; e δύναμις, o poder manifestado nele. Como “sinais e prodígios” funciona frequentemente como uma combinação fixa, não se deve impor uma distinção excessivamente rígida entre os dois primeiros termos (Ellingworth; Nida, 1994: 29–30; Ellingworth, 1993: 141).
Traduzimos ποικίλαις δυνάμεσιν por “diversos atos de poder”. Simplesmente “poderes” seria pouco transparente em português contemporâneo; “milagres”, embora possível pelo uso metonímico de δύναμις, apagaria o elemento de poder que diferencia o termo dentro da enumeração.
Μερισμοῖς significa “distribuições, repartições”. Muitas traduções introduzem “dons”, embora o substantivo “dom” não esteja expresso. A expressão pode ser entendida como distribuições cuja origem é o Espírito Santo. “Distribuições do Espírito Santo” preserva deliberadamente a formulação mais aberta do grego, deixando à nota a explicação de sua provável função (Ellingworth, 1993: 141–142).
O segmento final κατὰ τὴν αὐτοῦ θέλησιν é literalmente “segundo a sua vontade”. O antecedente gramatical pode ser discutido porque “Espírito Santo” é a expressão imediatamente anterior, enquanto Deus é o sujeito lógico do período. A variante de D*, “segundo a vontade de Deus”, mostra que essa ambiguidade já provocou explicitação na transmissão textual. Ellingworth considera Deus o referente mais provável e entende a expressão como potencialmente relacionada a toda a série de sinais, prodígios, atos de poder e distribuições, não apenas ao último elemento (Ellingworth, 1993: 141–142). Nossa tradução mantém “sua”, preservando a ambiguidade do texto crítico.
Versões comparadas. ARA/NAA/BJ mantêm a sequência “sinais, prodígios” e traduzem δυνάμεις como “milagres”; TEB também emprega “milagres”, acrescentando “de toda sorte”. ARC reorganiza a terminologia como “sinais, milagres e várias maravilhas”. A TB é significativamente mais formal ao conservar “múltiplos poderes”. A NTLH, funcional, explicita “sinais de poder, maravilhas e muitos tipos de milagres”. Para μερισμοῖς, ARA/NAA conservam “distribuições/a distribuição do Espírito Santo”, enquanto ARC/BJ/TB/TEB/NTLH introduzem “dons”. Nossa redação “diversos atos de poder e distribuições do Espírito Santo” procura preservar a distinção lexical entre δυνάμεις e os dois termos anteriores e evita inserir no texto principal o substantivo “dons”, que é interpretativamente adequado em muitos contextos, mas não está expresso aqui.
Hermenêutica. O v. 4 não introduz uma nova mensagem; apresenta fenômenos que funcionam como confirmação da mensagem já transmitida. A linguagem de “sinais e prodígios” pertence ao vocabulário bíblico de autenticação de atos divinos, enquanto a menção às distribuições do Espírito aproxima a passagem da linguagem das primeiras comunidades cristãs. O movimento argumentativo permanece auditivo: palavra anunciada, palavra ouvida, testemunho transmitido e testemunho corroborado por acontecimentos interpretados como sinais.
Teológico. O versículo menciona, dentro da mesma cadeia de comunicação, “o Senhor”, “Deus” e “o Espírito Santo”, mas não formula aqui uma doutrina sistemática sobre a relação entre eles. Sua função imediata é descrever diferentes dimensões da autenticação da mensagem: o Senhor como primeiro proclamador, as testemunhas como transmissores, Deus como aquele que corrobora e o Espírito Santo associado às distribuições. Ler uma formulação trinitária plenamente desenvolvida diretamente a partir do versículo ultrapassaria o que sua sintaxe afirma.
Referências cruzadas. At 2.22; 4.30; 14.3; Rm 15.19; 1Co 12.4–11; 2Co 12.12; Hb 6.4–5.
