O Bom Pastor e o Aprisco (João 10:16-21)
O Bom Pastor e o Aprisco (João 10:16-21)
O Bom Pastor traz outras ovelhas para
o rebanho (v. 16). O "aprisco" é o judaísmo
(Jo 10:1), mas há outro aprisco: os gentios
que se encontram fora da aliança de Deus
com Israel (Ef 2:11 ss). No início de seu ministério,
Jesus concentrou-se em cuidar das
"ovelhas perdidas da casa de Israel" (Mt 10:5,
6; 15:24-27). Os que se converteram em
Pentecostes eram judeus e prosélitos (At 2:5,
14), mas a Igreja não deveria ser um "rebanho
judeu". Pedro levou o evangelho aos
gentios (At 10-11), e Paulo transmitiu a
mensagem aos gentios até os confins do
império romano (At 13:1ss).
Existe apenas um rebanho, o povo de
Deus que pertence ao Bom Pastor. O povo
de Deus encontra-se espalhado por todo o
mundo (ver At 18:1-11), e um dia ele chamará
e juntará suas ovelhas.
A mensagem missionária do Evangelho
de João é clara: "Porque Deus amou ao mundo"
(Jo 3:16). Jesus desafiou os costumes
da época e conversou com uma mulher
samaritana. Recusou-se a defender a abordagem
exclusivista dos líderes religiosos
judeus. Morreu por um mundo perdido e
deseja que seu povo alcance esse mundo
com a mensagem da vida eterna.
O Bom Pastor retoma sua vida (vv. 17-
21). Sua morte voluntária foi seguida de sua
ressurreição vitoriosa. Do ponto de vista
humano, tudo indicava que Jesus havia sido
executado, mas do ponto de vista divino,
havia entregado sua vida espontaneamente.
Quando Jesus clamou na cruz: "Está consumado!",
entregou o espírito ao Pai por sua
própria vontade (Jo 19:30). Três dias depois,
também por sua própria vontade, retomou
a vida e ressuscitou dentre os mortos. O Pai
deu-lhe essa autoridade como prova de seu
amor.
Em algumas passagens, as Escrituras
ensinam que foi o Pai quem ressuscitou o
Filho (At 2:32; Rm 6:4; Hb 13:20). Aqui,
o Filho afirma possuir a autoridade para reaver
sua vida. As duas coisas são verdade,
pois o Pai e o Filho operam juntos em perfeita
harmonia (Jo 5:17, 19). Em um sermão
anterior, Jesus havia indicado que tinha o
poder de se levantar dentre os mortos (Jo
5:26). Sem dúvida os judeus protestaram
contra essa afirmação, pois era o mesmo que
dizer: "Eu sou Deus!"
Qual foi a reação dos ouvintes a essa
mensagem? "Rompeu nova dissensão entre
os judeus" (Jo 10:19). É importante observar
o termo nova (Jo 7:43; 9:16). A acusação de que Jesus estava endemoninhado
voltou à baila (Jo 7:20; 8:48, 52). Há gente que faz qualquer coisa para não encarar a
verdade!
Uma vez que Jesus Cristo é "a Porta",
era esperado que houvesse divisão, pois a
porta se fecha e deixa alguns do lado de
dentro e outros do lado de fora. Ele é o Bom
Pastor, e o pastor deve separar as ovelhas
dos cabritos. É impossível permanecer neutro
em relação a Jesus Cristo, pois o que
cremos a respeito dele é uma questão de
vida ou morte (Jo 8:24).
Sua terceira declaração é a mais espantosa.