No Princípio era a Palavra... (João 1:1a)

No Princípio era a Palavra... (João 1:1a)

No Princípio era a Palavra (João 1:1a)No princípio... Quando os céus e a terra foram criados (Gn 1.1) - a Palavra já existia. Esse é um modo diferente de dizer que ele existia desde a eternidade. Ele não era um ser criado, com o alguns heréticos têm afirmado. (Ver p. 51.)

Era a Palavra. Tanto João quanto os hereges falaram da Palavra (ho logos). Mas, em bora o termo seja o mesmo, o sentido era diferente. A doutrina de João não é dependente da doutrina dos hereges, nem da dos filósofos especulativos, como Filo, um alexandrino proeminente, que foi muito conhecido no primeiro século d.C. Ninguém consegue concluir qual era o entendimento de Filo a respeito do Logos. Ele usa o termo mais de 1.300 vezes em seus escritos, em bora o sentido nunca seja definido." Ele o descreve como um atributo divino, e também como um a ponte entre Deus e o mundo, sem ser idêntico com nenhum dos dois lados, mas com partilhando da natureza de ambos. Filo usava o termo alegoricamente, o que torna muito difícil apreendermos seu significado.

Assim, em seus comentários do texto de Gênesis 3.24, ele faz algumas observações a respeito dos querubins, equipados com espadas refulgentes, que são colocados nos portões do Jardim do Éden para evitar o acesso à Árvore da Vida. De acordo com Filo, esses querubins são duas potências divinas: a bondade amorosa de Deus e sua soberania. A espada é o Logos ou a Razão que une as duas. Balaão, o profeta louco, não tinha a espada (Razão), pois ele disse à mula: “Se eu tivesse um a espada, eu teria cortado você” (Sobre os Querubins, XXXII). Certam ente que o termo, conforme é usado pelo evangelista, não pode derivar seu sentido dessas alegorias. Ele está radicado no pensamento semítico, e não no grego.’’ Já no Antigo Testamento, a Palavra de Deus é representada como um a Pessoa. Observe, especialmente, o Salmo 33.6: “Pela palavra de Jeová os céus foram feitos”. Talvez o melhor comentário de João 1.1 esteja em Provérbios 8.27-30;

“Quando ele preparava os céus, aí eu estava;
quando traçava o horizonte sobre a face do abismo;
quando firmava as nuvens de cima
e quando estabelecia as fontes do abismo;
quando fixava ao m ar seu limite, para que as águas não traspassassem
seus limites;
quando com punha os fundamentos da terra;
então, eu estava com ele e era seu arquiteto,
dia após dia eu era suas delícias,
folgando perante ele em todo o tempo” .

O termo Verbo, como um a designação neotestamentária de Cristo, ocorre somente em 1.1, 14; 1 João 1.1 e Apocalipse 19.13. Um a palavra serve a dois propósitos distintos: a. ela dá expressão aos pensamentos profundos - a alma do ser humano - , e faz com que ninguém esteja presente para ouvir o que é dito, ou ler o que é pensado; e b. ela revela esse pensamento (isto é, a alma de quem fala) aos outros. Cristo é o Verbo (ou a Palavra) de Deus em ambos aspectos: ele expressa ou reflete a mente de Deus e também revela Deus para os homens (1.18; cf. M t 11.27; Hb 1.3).