Jesus Ungido por Maria em Betânia

Jesus Ungido por Maria em Betânia


I. Cristo e seus amigos (12:1-11)

Jesus Ungido por Maria em Betânia
Enquanto os líderes judeus tramavam para matar Cristo (11:53,57), os amigos dele o honravam com uma ceia, em Betânia. Marcos 14:3 indica que a ceia foi na casa de Simão, aparentemente um leproso que Jesus havia curado. Marta serviu a refeição, porém dessa vez não tinha nada da agitação e da frustração que demonstrara antes. (Veja Lc 10:38-42.) Ela aprendera o segredo de deixar Cristo controlar sua vida. Como já mencionamos, Marta representa o serviço para Cristo, Maria,  a adoração (no Evangelho de João, ela está sempre aos pés de Jesus), e Lázaro fala de nosso caminhar e do nosso testemunho.

O bálsamo que Maria usou custava um ano de salário de um trabalhador comum. Maria reservou-o para ungir Cristo e mostrar seu amor. Como é muito melhor demonstrar o amor que sentimos pelas pessoas antes que elas morram!

Ela poderia ter usado esse bálsamo no irmão quando ele morreu, mas ela guardou o que tinha de melhor para Cristo. Sempre há um crítico para reclamar quando um crente demonstra seu amor por Cristo. O coração de Judas não era justo, portanto sua boca dizia coisas erradas. Veja como Cristo (nosso Advogado — 1 Jo 2:1) defende Maria. "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Veja também Zc 3, em que Satanás acusa Josué, e o Senhor o defende.)

Devemos seguir o exemplo de devoção de Maria. Ela oferece o seu melhor, ela oferece em profusão, ela oferece apesar da crítica, ela oferece com amor. Cristo honrou-a por sua adoração (veja Mc 14:7) e defendeu-a dos ataques de Satanás.

II. Jesus e os gentios (12:12-36)

No nascimento dele, vieram gentios do oriente; em sua morte, os gentios vêm de novo. Por que João os menciona nesse ponto? Porque agora o Rei foi rejeitado por Israel. Os judeus disseram: "Mestre, queremos ver de tua parte algum sinal" (Mt 12:38); no entanto, os gentios disseram: "Nós queremos ver Jesus!".

Filipe tinha nome grego, por isso os visitantes que queriam ver Jesus foram a ele, e ele levou o assunto a André, que também tinha nome grego. (Nota: em todas as passagens do evangelho de João em que André aparece, ele está levando alguém até Jesus: veja 1:40-42; 6:8-9 e 12:22. Que exemplo de ganhador de almas!)

Cristo menciona os gentios quando fala de ser "levantado" na cruz. Em Mateus 10:5 e 15:24, Cristo ensinou seus discípulos a evitar os gentios; todavia, agora ele diz que os gentios também serão salvos
pela cruz. Cristo é o grão de trigo que deve morrer antes de frutificar e dar ao mundo a oportunidade de ser salvo.

Cristo tinha de ser levantado para que "todos" (v. 32, judeus e gentios) fossem atraídos a ele. Isso não significa todas as pessoas, sem exceção, mas todas as pessoas independentemente da raça. Mais uma vez, Cristo menciona "a hora" (vv. 23,27). Em 2:5, foi sua primeira menção a isso, e em 7:30, 13:1 e 17:1, ele menciona isso de novo. Trata-se da hora da morte dele, mas ele chama-a de a hora de sua glória! Repare que Cristo convida "alguém" (v. 26). O chão é plano aos pés da cruz, quer dizer, nem judeus nem gentios têm qualquer vantagem especial. "Todos pecaram [...] não há justo[s]" (Rm 3:23,10).

III. Cristo e os judeus (12:37-50)

As últimas palavras do ministério público de Cristo (vv. 35-36) foram uma advertência terrível contra deixar passar a oportunidade de salvação. Veja a cena: "Jesus disse estas coisas e, retirando-se, ocultou-se deles". Nos versículos seguintes, o apóstolo João explica por que Cristo escondeu-se e por que os judeus estavam condenados.

Para início de conversa, eles rejeitaram a evidência (v. 37). A luz tinha estado acesa, mas eles se recusaram a crer na luz e a segui-la.

Observe os resultados terríveis da rejeição continuada à Palavra de Cristo (vv. 37-41):

(1) Eles não creram (v. 37), apesar de ver as evidências de sua filiação divina.

(2) Eles não podiam ver (v. 39) porque o coração deles endureceu, e seus olhos ficaram cegos.

(3) Por isso, Deus disse: "Não podiam crer" (v. 39) porque rejeitaram a graça dele!

Isaías 53:1 predisse a descrença deles, e Isaías 6:10, a dureza do coração deles. Note que João 12:40,
que cita Isaías 6:10, afirma que Deus cegou os olhos e endureceu o coração daqueles que insistem em rejeitar a Cristo! Encontramos esse versículo sete vezes na Bíblia, e em todas elas ele fala de julgamento: Isaías 6:10; Mateus 13:14; Marcos 4: 12; Lucas 8:10; João 12:40; Atos 28:26 e Romanos 11:8. Ele é uma advertência constante que lembra o não-salvo de não encarar suas oportunidades espirituais de forma leviana. "Enquanto tendes a luz, crede na luz" (v. 36)! "Buscai o Senhor enquanto se pode achar" (Is 55:6).

Mencionamos antes que João apresenta o conflito entre luz e trevas.

A luz simboliza a salvação, a santidade, a vida; as trevas representam a condenação, o pecado, a
morte. João fala de quatro tipos diferentes de trevas:

(1) As trevas mentais (Jo 1:5-8,26). Satanás cega a mente do pecador (2 Co 4:3-6), e este não pode
enxergar as verdades espirituais.

(2) As trevas morais (Jo 3:18-21). O não-salvo ama o pecado e odeia a luz.

(3) As trevas de condenação (Jo 12:35-36). Se os homens não obedecem à luz, Deus envia as trevas, e Cristo esconde-se deles.  (4) As trevas eternas (Jo 12:46). "Permanecer" nas trevas significa viver para sempre no inferno.

Nos versículos 42-50, João cita Cristo e mostra por que muitas pessoas rejeitam a luz. Alguns rejeitam Cristo por medo dos homens (vv. 42-43). Apocalipse 21:8 apresenta uma lista dos tipos de pessoas que irão para o inferno, e os covardes encabeçam a lista. No versículo 48, Cristo afirma que a rejeição à Palavra de Deus leva à condenação. A salvação vem pela Palavra (Jo 5:24), e a própria Bíblia que os homens rejeitam hoje será uma evidência contra eles no julgamento.

Esse capítulo encerra o registro de João sobre o ministério público de Cristo. É um capítulo solene. Mais uma vez, ele adverte-nos de não ousarmos brincar com nossas oportunidades espirituais. A luz não brilhará para sempre, pois Cristo, algum dia, se esconderá dos que não se preocupam com a salvação que ele nos oferece ou com a Palavra dele. Provérbios 1:20-33 é um bom conselho ao qual devemos prestar atenção.