Estudo sobre NATANAEL
NATANAEL. 1. (Ναθαναελ) .Um discípulo de Jesus, segundo João 1.45-51; 21.2. Vivia em Caná da Galiléia (21.2) e ouviu falar de Jesus por Filipe, da cidade vizinha de Betsaida (1.45). No início ele ficou céptico acerca de Jesus, porque ouvira dizer que Jesus era de Nazaré e acreditava que o Messias deveria vir de Belém da Judeia (1.46; cp. 7.42).
Mas seu preconceito foi vencido quando Jesus lhe declarou que o havia visto “debaixo da figueira” (1.48,50). Existe alguma controvérsia sobre o significado desta afirmação. Pode ter sido apenas uma maneira de Jesus indicar seu conhecimento sobrenatural do caráter de Natanael (cp. 2.25). Ou Jesus pode ter conhecido os seus pensamentos: entre os rabis judeus, uma figueira era um lugar preferido de meditação, e possivelmente Natanael estava meditando sobre a história, de Jacó, à qual Jesus aludira no versículo 51.
É difícil ir além de especular a razão pela qual o incidente causou tal impressão em Natanael, mas a intenção do autor pode ser mais fácil de discernir. Talvez João tenha visto uma correspondência entre o chamado de um novo Israel (isto é, os discípulos de Jesus) e o chamado original do Israel no AT (cp. Os 9.10a). O propósito do ministério de João Batista era que Jesus “fosse manifestado a Israel” (Jo 1.31) e quando ele dirigiu seus próprios discípulos para Jesus (1.36), para serem o núcleo de uma comunidade, o resultado foi que Jesus manifestou sua glória a eles (2.11). Eles são o “Israel” referido; o coração do trecho 1.35-2.11 foi o ser chamado de “verdadeiro israelita”, que levou Natanael a reconhecer o “Rei de Israel” (1.47,49).
Quando Jesus lhe prometeu “maiores coisas”, ele se referia à visão de Jacó (o primeiro a receber o nome de “Israel”) (Gn 28.12; Jo 1.50,51). Aqui o singular “você” se toma plural, quando Jesus promete a todos os seus “verdadeiros israelitas” uma visão de sua união com Deus. Apropriadamente, o cumprimento da promessa se inicia na cidade de Caná, terra natal de Natanael (2.1-11).
Natanael é mencionado apenas em João. Os esforços para identifica-lo com o apóstolo Bartolomeu nunca foram além de conjecturas. Embora nomes compostos fossem usados algumas vezes (mesmo nomes semíticos compostos), não existe base para identificação deste dois indivíduos como sendo o mesmo.
Outras pessoas com o nome Natanael são:
2. Natanael; Filho de Zuar, era príncipe, representante da tribo de Issacar, na organização de Israel feita por Moisés, no deserto do Sinai (Nm 1.8; 2.5; 7.18,23; 10.15).
3. Filho de Jessé, um dos irmãos mais velhos de Davi (lC r 2.14).
4. Um dos sacerdotes que tocavam a trombeta perante a Arca de Deus, quando a trouxeram da casa de Obede-Edom (lC r 15.24).
5. O pai de Semaías, levita e escrivão na organização dos serviços e turnos dos sacerdotes, feita por Davi (lC r 24.6).
6. Um dos filhos de Obede-Edom, porteiro na organização do serviço dos sacerdotes no Templo (lCr 26.4).
7. Um dos príncipes enviados por Josafá, com a finalidade de ensinar nas cidades de Judá (2Cr 17.7).
8. Levita, um dos irmãos de Conanias, que contribuiu para os preparativos da grande Páscoa de Josias (2Cr 35.9; 1 Esd 1.9).
9. Um dos filhos de Pasur (Ed 10.22). Na época de Esdras, alguns dos filhos dos sacerdotes que haviam casado com mulheres estrangeiras, prometeram abandonar suas esposas. Natanael parece que foi incluído nesse grupo (cp. Ed 10. 44). Este é o Natanael de 1 Esdras 9.22, e pode ser o mesmo do item 10, a seguir.
10. Neemias 12.12-21 enumera os filhos dos sacerdotes que foram nomeados nos w . 1-7, os quais haviam vivido nos dias do sucessor de Josué, Joiaquim. Jedaías é mencionado no v. 7 e, novamente, no v. 21, em relação ao seu descendente Natanael. O contexto maior deste texto (Ne 11.1-12.26) é a listagem dos habitantes de Jerusalém.
11. Um relato da dedicação dos muros e organização dos serviços do templo é encontrado em Neemias 12.27-47. A coluna que marchou sobre o muro ao redor da cidade (Ne 12.31) incluía os filhos de certos príncipes, entre os quais se encontrava Natanael (Ne 12.36). Ele tocava a trombeta. Talvez seja o mesmo do item 8, anterior.