Estudo sobre João 12

Estudo sobre João 12
Estudo sobre João 12


A extravagância do amor - 12:1-8
A extravagância do amor - 12:1-8 (cont.)
Um plano para destruir as provas - 12:9-11
As boas-vindas de um rei - 12:12-19
As boas-vindas de um rei - 12:12-19 (cont.)
Os gregos que buscam - 12:20-22
O paradoxo surpreendente - 12:23-26
O paradoxo surpreendente - 12:23-26 (cont.)
Da tensão à certeza - 12:27-34
Da tensão à certeza - 12:27-34 (cont.)
Filhos da luz - 12:35-36a
A incredulidade cega - 12:36b-41
A fé do covarde - 12:42-43
O juízo iniludível - 12:44-50




A EXTRAVAGÂNCIA DO AMOR
João 12:1-8

Vimos em outras oportunidades que alguns estudiosos consideram que algumas partes do Evangelho de João estão mal situadas e que certos capítulos e versículos não estão no lugar que lhes corresponde. Alguns suspeitam que há algo fora de lugar neste capítulo. Moffatt, por exemplo, ordena-o desta forma: versículos 19-29; 1-18 e o versículo 30 e logo os versículos 31 ao 42. Aqui se conserva a ordem da versão Cipriano da Valera mas se o leitor ler o capítulo segundo o reordenamento mencionado verá com maior clareza a sucessão e a relação dos acontecimentos e a linha de pensamento.

O fim de Jesus estava muito próximo. O fato de ter ido a Jerusalém no momento da Páscoa era um ato de coragem suprema porque as autoridades o haviam proscrito (João 11:57). As multidões que chegavam a Jerusalém para a festa eram tão numerosas que não havia forma de conseguirem alojamento dentro da própria cidade. Betânia era um dos lugares fora dos limites da cidade que a Lei estabelecia como sítio apropriado para alojar os peregrinos.

Quando Jesus chegou a Betânia ofereceram uma festa e uma refeição. João não o diz de maneira explícita mas deve ter passado na casa de Marta, Maria e Lázaro porque em que outra parte podia servir Marta se não foi em sua própria casa? Nesse instante o coração de Maria se sentiu inundado de amor. Tinha uma libra de ungüento de nardo, muito valioso. Tanto João como Marcos o descrevem com o adjetivo pistikos (Marcos 14:3). É estranho, mas ninguém sabe com certeza qual é o significado dessa palavra. Há quatro possibilidades. Pode vir do adjetivo pistos que significa leal ou confiável e portanto pode indicar algo genuíno. Pode derivar do verbo pinein que significa beber e assim indicaria liquido. Pode tratar-se de uma marca e talvez deve limitar-se a traduzir nardo puro. Pode provir de uma palavra que significa noz pistacho e seria um tipo especial de essência que se extrai dela. Seja como for, era um tipo de perfume muito valioso. Maria ungiu os pés de Jesus com este perfume. Judas, com muito pouca bondade, questionou esta ação dizendo que era um simples esbanjamento. Entretanto, Jesus refutou seu comentário afirmando que se podia dar dinheiro aos pobres em qualquer momento mas que qualquer atenção que se fizesse a Ele devia levar-se a cabo nesse momento porque logo já não haveria oportunidade para fazê-lo.

Aqui nos encontramos com toda uma série de pequenas descrições de personagens.

(1) Temos a personalidade de Marta. Servia a mesa. Marta sempre foi coerente. Amava a Jesus; era uma mulher com os pés sobre a terra; a única forma em que podia demonstrar seu amor era mediante o trabalho de suas mãos. Marta sempre dava tudo o que podia dar. Mais de um homem eminente que se destacou no mundo só chegou a ser o que foi porque alguém se ocupava dele e de suas necessidades vitais com amor no lar. Pode-se servir a Jesus tanto da cozinha como do estrado público ou de uma carreira que se exerce sob o olhar de todos os homens.

(2) Temos a personalidade de Maria. Maria é aquela que, acima de todas as coisas, amava a Jesus. E nesta ação de Maria vemos três coisas sobre o amor.

(a) Vemos a extravagância do amor. Maria tomou o objeto mais prezado que possuía e o gastou todo em Jesus. O amor não é autêntico se calcular os custos com cuidado. O amor dá tudo e a única coisa que lamenta é que não tem mais para dar.

O. Henry, um professor do conto, tem um muito comovedor que se intitula O presente dos Reis Magos. Trata-se de um casal jovem, Della e Jim, que eram muito pobres mas estavam profundamente apaixonados.

Cada um deles tinha uma só coisa que lhes pertencia de maneira especial. O cabelo da Della era seu orgulho. Quando o soltava era quase como um manto. Jim tinha um relógio de ouro que tinha herdado de seu pai e do qual se orgulhava. A véspera de Natal, Della tinha só um dólar e oitenta e sete centavos para comprar um presente para Jim. Fez a única coisa que estava em seu poder fazer: saiu à rua e vendeu sua cabeleira por vinte dólares. Com o que obteve comprou uma cadeia de platina para o precioso relógio de Jim. Quando seu marido voltou para a casa de noite e viu o cabelo curto da Della se deteve como petrificado. Não se tratava de que não gostasse ou que tivesse deixado de amar à sua esposa. Estava mais formosa que nunca. Lentamente lhe entregou seu presente: era um par de pentes de prender cabelos, muito caros, com pedras incrustadas nas bordas. Tinha-as comprado para que as luzisse em sua cabeleira. E tinha vendido seu bonito relógio de ouro para adquiri-las. Cada um entregou ao outro tudo o que possuía. O amor autêntico não pode conceber outra forma de dar.

(b) Vemos a humildade do amor. Era um sinal de honra ungir a cabeça de alguém. "Unge minha cabeça com óleo", diz o salmista (Salmo 23:5). Mas Maria não ousava tocar a cabeça de Jesus; ungiu seus pés. Jamais pensou em conferir uma honra a Jesus. Nem sonhou que era digna de fazer algo assim.

(c) Vemos a falta absoluta de consideração de si mesmo do amor. Maria enxugou os pés de Jesus com seu cabelo. Nenhuma mulher respeitável da Palestina se animaria a aparecer em público com sua cabeleira solta. No dia de seu casamento, atava-se o cabelo da mulher, e nunca mais era vista em público com o cabelo solto. Era um sinal de imoralidade a mulher aparecer em público com seu cabelo sem recolher. Mas Maria nem sequer pensou nisso. Quando duas pessoas se amam de verdade vivem em um mundo próprio. Caminham com lentidão por uma rua lotada de gente, tomados pela mão, e nem lhes passa pela cabeça pensar no que dirão os outros. Regozijam-se em que outros vejam seu amor. Há muitas pessoas que se protegem de mostrar que são cristãos. Sempre têm em conta o que pensarão outros. Maria amava a Jesus. Para ela a opinião de outros carecia de toda importância.

Mas há algo mais sobre o amor nesta passagem. João escreve: "A casa se encheu do aroma do perfume." Já vimos que muitas das frases de João têm dois sentidos. Um deles é o superficial, o outro é mais profundo. Muitos dos Pais da Igreja e muitos estudiosos viram um duplo sentido nesta frase. Consideram que estas palavras significam que toda a Igreja levou a doce lembrança da ação formosa de Maria. Uma ação bonita passa a pertencer ao mundo inteiro. Adiciona algo à beleza da vida. Uma ação bonita leva um elemento sempre precioso ao mundo, algo que não desaparece com o tempo. As histórias de amor são as histórias imortais do mundo.

A EXTRAVAGÂNCIA DO AMOR
João 12:1-8 (continuação)

(3) Temos a personalidade de Judas. Aqui encontramos três coisas sobre Judas.

(a) Vemos a confiança que Jesus deposita nele. Já desde João 6:70-71, este evangelista nos mostra que Jesus sabia muito bem que entre seus homens havia um traidor. Pode ser que Jesus tenha querido chegar ao coração de Judas ao fazê-lo tesoureiro do grupo de apóstolos. Pode ser que Jesus tenha querido apelar a seu sentido da honra. Possivelmente o que Jesus dizia a Judas era o seguinte: "Judas, aqui há algo que você pode fazer por mim. Esta é uma prova de que preciso de você, gosto de você e confio em você." No caso de Judas, a apelação fracassou mas é certo que muito freqüentemente a melhor forma de ganhar alguém que está equivocado não é tratá-lo com suspeita e sim com confiança. Tratálo, não esperando o pior dele, mas sim esperando o melhor.

(b) Aqui vemos uma das leis da tentação. Jesus não teria posto a Judas a cargo da bolsa do dinheiro a menos que este tivesse certa capacidade para ocupar-se dela. Em seu comentário, Westcott diz: "Em geral, a tentação vem por meio daquilo para o qual estamos naturalmente capacitados." Se um homem tiver a capacidade necessária para se ocupar do dinheiro, chega-lhe a tentação de considerar o dinheiro como a coisa mais importante do mundo. Se alguém tiver uma capacidade natural para ocupar um lugar público e proeminente, se sentirá tentado a considerar que o principal é a reputação. Se alguém tiver algum dom especial, se sentirá tentado a orgulhar-se ou vangloriar-se dele. Judas tinha o dom de administrar o dinheiro e chegou a querê-lo tanto que se converteu primeiro em ladrão e logo em traidor por ele. O verbo que a versão Almeida Revista e Corrigida (1995) traduz como tinha a bolsa é bastazein. Seu sentido é ter, levar ou carregar mas também significa levantar no sentido de roubar. Judas não só levava a bolsa mas também roubava seu conteúdo. Veio-lhe a tentação por meio de seu dom natural.

(c) Aqui vemos como se pode torcer a visão das coisas de uma determinada pessoa. Judas acabava de ver uma ação que transbordava amor e disse que era um esbanjamento extravagante. Era um homem amargurado e sua visão das coisas respondia a essa amargura. O ponto de vista do homem depende do que tenha em seu interior. Vê só aquilo para o qual está capacitado e que pode ver. Se gostarmos de uma pessoa, não lhe poderemos fazer nenhum mal. Se não gostarmos dela, daremos uma má interpretação até de sua ação mais elevada. Se nossa mentalidade for cínica, adjudicaremos à pessoa as mais baixas motivações. Se formos generosos, resistiremos a pensar mal de outros. A
mente torcida produz um ponto de vista torcido. Se virmos que criticamos muito a outros, se lhes adjudicarmos motivações indignas deveríamos nos deter um instante e em lugar de analisar a outros nos dedicar por um momento a nos analisar nós mesmos.

Por último, aqui encontramos uma grande verdade sobre a vida. Há certas coisas que podemos fazer em qualquer momento e há outras que não faremos jamais a menos que aproveitemos a oportunidade quando se nos apresenta. Muito freqüentemente sentimos o desejo de fazer algo belo, generoso e bom. Acontece com freqüência que o adiamos, dizemos que o faremos no dia seguinte. O impulso desaparece e a ação fica sem fazer. A vida é algo incerto. Muito freqüentemente nos sentimos impulsionados a pronunciar uma palavra de agradecimento, de louvor ou de amor. Adiamo-lo e pode suceder que nós ou a pessoa em quem pensávamos parta deste mundo e a palavra cálida fique sem pronunciar.

Há um exemplo trágico de um homem que se deu conta muito tarde que as coisas que nunca havia dito ou feito. Thomas Carlyle amava ao Jane Welsh Carlyle mas era um homem irascível, mal-humorado, e jamais a fez feliz. A mulher morreu de maneira imprevista. J. A. Froude nos fala sobre os sentimentos de Carlyle quando a perdeu:

“Revisava seus papéis, seus cadernos de apontamentos e seus jornais; velhas cenas voltavam sem piedade à sua memória. Em suas longas noites de insônia reconheceu muito tarde o que ela havia sentido e sofrido por seus arroubos infantis. Suas faltas surgiam em um juízo sem remorso e, assim como antes não lhes tinha dado importância, agora as exagerava em seu arrependimento. .. ‘Ai’! exclamava uma e outra vez, ‘se pudesse vê-la só mais uma vez, embora não fossem mais que cinco minutos para que soubesse que sempre a amei apesar de todas essas coisas. Nunca soube, nunca.’ ”

Há um momento para fazer e dizer as coisas; quando passa esse momento, jamais elas podem voltar a dizer nem fazer. .. A queixa má intencionada de Judas foi que o dinheiro que se poderia ter obtido desse ungüento poderia ter sido repartido entre os pobres. Mas, como diziam as Escrituras: “Pois nunca deixará de haver pobres na terra; por isso, eu te ordeno: livremente, abrirás a mão para o teu irmão, para o necessitado, para o pobre na tua terra.” (Deuteronômio 15:11).

Em qualquer momento se podia ajudar os pobres. Se se quisesse demonstrar a devoção do coração a Jesus era preciso fazê-lo antes da cruz do Calvário tomá-lo em seus braços cruéis. Recordemos que devemos fazer as coisas agora porque muitas vezes a oportunidade não volta a apresentar-se nunca e o fato de não as fazer, em especial não expressar amor, produz o mais amargo dos arrependimentos.

UM PLANO PARA DESTRUIR AS PROVAS
João 12:9-11

Para os líderes judeus as coisas estavam assumindo uma aparência insustentável. Isto se aplicava de maneira especial aos saduceus. Todos os sacerdotes eram saduceus. Para este grupo, a situação representava uma dupla ameaça.

Em primeiro lugar, consideravam-na ameaçadora do ponto de vista político. Os saduceus eram a classe aristocrática e enriquecida entre os judeus. Além disso, sem dúvida alguma, eram o partido colaboracionista.

Trabalhavam em colaboração com o governo romano. Seu objetivo era assegurar-se sua própria riqueza, comodidade e bem-estar. Enquanto lhes permitisse conservar os postos principais no governo estavam dispostos a colaborar. Os romanos outorgavam uma boa medida de liberdade aos povos que estavam sob o seu poder. Em termos gerais, permitiam que se governassem a si mesmos, sob a autoridade de um governador romano.

Entretanto, ante o menor indício de desordem civil a mão de Roma caía com todo vigor e se voltava sem mais trâmite contra os responsáveis pelo bom governo que não foram capazes de mantê-lo. Estes saduceus viam Jesus como o possível líder de uma rebelião. Estava roubando os corações das pessoas. A atmosfera estava carregada e os saduceus estavam dispostos a livrar-se dele se havia algum levantamento e se sua própria segurança e comodidade se vissem ameaçadas.

Em segundo lugar, consideravam que teologicamente era intolerável. Diferente dos fariseus, os saduceus não criam na ressurreição dos mortos. Criam que não havia ressurreição e, tal como João relata, depararam-se com Lázaro que tinha ressuscitado dos mortos. A menos que pudessem fazer algo a respeito, lhes escapava das mãos o próprio fundamento de seu poder, seu influencia e seu ensino.

O que os saduceus planejavam fazer? Planejavam destruir as provas. Planejavam livrar-se de Lázaro.

H. G. Wood relata o comentário que fizeram duas senhoras de idade quando Darwin fez pública sua concepção da evolução. Naqueles dias as pessoas pensavam que o ponto de vista do Darwin significava que o homem tinha surgido do animal e era idêntico a ele. As senhoras em questão comentaram: "Esperemos que não seja certo e se o for, não deixemos que outros fiquem sabendo."

Quando alguém está disposto a sustentar uma posição destruindo as provas que a ameaçam, significa que está preparado para usar meios desonestos para sustentar uma mentira, e sabe disso.

Os saduceus estavam dispostos a fazer calar a verdade para defender seus próprios interesses. Para muita gente, sua próprio interesse é a razão mais poderosa de sua vida. Parece ser um fato certo que muitos descobrimentos que permitiriam fabricar coisas a menor preço jamais se dão a conhecer porque aqueles cuja mercadoria se veria ameaçada compram patentes e se ocupam de que não vejam a luz do dia.

Diz-se, por exemplo, que há anos se conhece o segredo para fabricar um fósforo eterno mas que aqueles cujos juros se veriam ameaçados se se comercializasse semelhante produto, compraram os direitos para fabricá-lo e não têm nenhuma intenção de dá-lo a conhecer. Não se pode afirmar com exatidão se esse caso particular for certo ou não, mas não há a menor dúvida de que esse tipo de coisas acontecem com freqüência. O próprio interesse dita a política e as ações dos homens.

A fim de manter seu próprio lugar e sua influência, os sacerdotes e os saduceus estavam dispostos a fazer tudo o que podiam para destruir as provas da verdade. O homem que teme a verdade chegou a uma situação lamentável, o mesmo acontece quando põe o prestígio e o benefício pessoal de preferência à verdade.

AS BOAS-VINDAS DE UM REI
João 12:12-19

A Páscoa, o Pentecostes e a Festa dos Tabernáculos eram as três festividades obrigatórias dos judeus. Os judeus de todos os rincões do mundo chegavam a Jerusalém para a páscoa. Em qualquer lugar que o judeu vivia sua grande ambição era festejar uma páscoa em Jerusalém.

Até o dia de hoje, quando os judeus que vivem no estrangeiro celebram a páscoa, dizem: "Este ano aqui, o próximo ano em Jerusalém."

Nesses dias, a cidade de Jerusalém e as populações vizinhas estavam cheias de gente. Em uma oportunidade se fez um censo da quantidade de cordeiros sacrificados para a páscoa. Calculou-se que eram 256.500. Devia haver um mínimo de dez pessoas por cordeiro. Se essa cifra for correta, significa que havia quase 2.700.000 pessoas para a festa. Inclusive se a cifra é exagerada, não há dúvida de que a quantidade de pessoas tem que ter sido imensa. Correu a voz de que Jesus, o homem que tinha ressuscitado a Lázaro, aproximava-se de Jerusalém.

Havia duas multidões. O grupo que acompanhava a Jesus desde Betânia e aquele que saiu de Jerusalém para vê-lo. Ambas devem ter-se movido como duas marés. Jesus se aproximou sobre o lombo de um jumentinho. Quando as multidões se cruzaram com ele o receberam como a um conquistador. A visão destas boas-vindas tumultuosas sumiu as autoridades judias no desespero porque parecia que não podia fazer nada para deter esta maré do povo que saiu para seguir a Jesus. Este acontecimento reveste-se de tal importância na vida de Jesus que devemos buscar compreender o que acontecia.

(1) Alguns dos integrantes da multidão não eram mais que curiosos. Tratava-se de um homem que, segundo os rumores que corriam, tinha ressuscitado alguém dentre os mortos. Muitos saíram para observar a uma figura que causava sensação. Sempre é possível atrair as pessoas, por algum tempo, mediante o sensacionalismo, a publicidade, deslumbrando-a. Nunca dura muito. A multidão que nesse dia olhava a Jesus como a sensação do momento clamava por sua morte na semana seguinte.

(2) Muitos dos integrantes destas multidões saudavam Jesus como a um conquistador. De fato, esse é o clima que prepondera em toda a cena. Saudavam-no com estas palavras: "Hosana! Bendito aquele que vem no nome do Senhor!" A palavra Hosana é o equivalente hebreu de "Salve agora!" A exclamação do povo era quase: "Deus salve o Rei!"

As palavras com as quais a multidão saúda Jesus são esclarecedoras. São uma citação do Salmo 118:25-26. Agora, esse salmo tinha muitas ligações com diferentes acontecimentos e não há dúvida de que o povo as tinha em mente ao repeti-lo. Era o último salmo do grupo denominado Hallel. Os salmos 113-118 recebiam esse nome. A palavra Hallel significa Louve a Deus! Todos estes salmos são de louvor. Eram uma parte do primeiro grupo de coisas que todo menino judeu devia memorizar. Eram entoados com freqüência nos grandes atos de louvor e agradecimento celebrados no Templo. Formavam parte do grande ritual de páscoa. Mais ainda, este salmo estava intimamente relacionado com o ritual da festa dos tabernáculos.

Nessa ocasião, os fiéis levavam maços de folhas de palma e ramos de salgueiro aos que chamavam lulabs. Foram todos os dias ao templo com eles. Durante cada dia da festa partiam ao redor do grande altar da oferta, uma vez durante cada um dos seis primeiros dias e sete vezes no sétimo dia. Enquanto caminhavam cantavam com voz triunfante este salmo e estes mesmos versos de maneira especial. Em realidade, pode ser exata a versão que assegura que este salmo foi escrito para a primeira celebração da festa dos tabernáculos quando Neemias tinha reconstruído as muralhas e a cidade destroçadas e quando os judeus vieram de Babilônia e puderam voltar a adorar (Neemias 8:14-18).

Este era o salmo das grandes ocasiões e o povo sabia Mas há algo mais, este era o salmo próprio do conquistador Basta um só exemplo: estes mesmos versos cantaram quando a multidão de Jerusalém deu as boas-vindas a Simão Macabeu depois que conquistou Acra e a arrancou da dominação Síria, uns cem anos antes deste momento. Não há a menor dúvida de que quando o povo entoava este salmo via Jesus como o Ungido de Deus, o Messias, o Libertador, Aquele que devia vir. E tampouco se pode duvidar de que viam nEle o Conquistador. Para eles, em questão de minutos soariam as trombetas, chamando todos a tomar as armas e a nação judia se lançaria à muito ansiada vitória sobre Roma e sobre o mundo inteiro. Jesus se aproximou de Jerusalém com o clamor da multidão que saudava o conquistador soando em seus ouvidos; e isso deve lhe ter produzido tristeza porque viam e buscavam nEle justamente aquilo que se negava a ser.

AS BOAS-VINDAS DE UM REI
João 12:12-19 (continuação)

(3) É evidente que numa situação semelhante era impossível falar com a multidão. Uma multidão agitada não se detém a ouvir a ninguém uma vez que está em marcha. A voz de Jesus não teria chegado a essa imensa multidão. De maneira que Jesus fez algo que todos pudessem ver. Aproximou-se sobre o lombo de um jumentinho. Agora, isso tinha dois sentidos. Em primeiro lugar, era uma afirmação deliberada de que era o Ungido de Deus, o Messias. Era uma atuação das palavras do profeta Zacarias (Zacarias 9:9). João não cita com exatidão porque sem dúvida o faz de cor. Zacarias havia dito: “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta.”

Sem dúvida alguma a ação de Jesus era um afirmação messiânica.

Mas, em segundo lugar, afirmava que era uma classe especial e peculiar de Messias. Não devemos fazer uma interpretação errônea desta imagem. Para nós, o jumento é um animal um tanto desprezado mas esse não era o caso no Oriente. Ali era um animal nobre. Jair, o juiz, tinha trinta filhos que cavalgavam sobre jumentos (Juízes 10:4). Aitofel cavalgava sobre um jumento (2 Samuel 17:23). Mefibosete, o príncipe real, filho do Saul, chegou até Davi cavalgando um asno (2 Samuel 19:24). Entretanto, o importante é que o rei montava sobre um cavalo quando estava em pé de guerra, chegava sobre um burro quando se propunha levar a paz. Toda esta atitude de Jesus indica que trazia intenções de paz; que não era a imagem guerreira com a qual os homens sonhavam, mas o Príncipe da Paz. Ninguém percebeu essa intenção naquele momento. Nem sequer os discípulos, que deveriam ter estado capacitados para fazê-lo, interpretaram-no assim. As mentes de todos estavam repletas de uma espécie de histeria coletiva. Aqui estava aquele que devia vir. Mas eles buscavam o Messias de seus próprios sonhos e desejos. Não buscavam o Messias enviado por Deus. Jesus apresentou uma imagem eloqüente do que afirmava ser mas não houve ninguém que a compreendesse.

(4) No pano de fundo estavam as autoridades judias. Sentiam-se frustrados e impotentes. Não podiam fazer nada que detivesse o magnetismo produzido por este homem chamado Jesus. "O mundo inteiro", diziam, "vai atrás dele". Nesta frase das autoridades vêem um exemplo esplêndido dessa ironia na qual João é tão hábil. Nenhum autor do Novo Testamento pode dizer tanto com uma reticência tão surpreendente. Foi porque Deus amou tanto o mundo que Jesus veio a ele. E aqui, sem propor-lhe, seus inimigos dizem que o mundo vai atrás dele. Na próxima seção, João relatará a vinda dos gregos a Jesus.

Chegam os primeiros representantes desse mundo mais vasto, os primeiros pesquisadores do mundo exterior. As autoridades judias pronunciaram uma verdade mais profunda do que imaginavam quando disseram que o mundo inteiro se separava deles para seguir a Jesus.

Aqui, nos lábios dos inimigos de Jesus, encontramos um vaticínio do que acontecerá.

Não podemos deixar esta passagem sem assinalar o elemento mais singelo. São muito escassas as ocasiões na história do mundo quando se pôs de manifesto uma coragem tão magnífica e deliberada como nesta entrada triunfal. Devemos lembrar que Jesus era um proscrito, que as autoridades estavam decididas a matá-lo. A prudência lhe teria aconselhado voltar atrás, voltar para a Galiléia ou às paragens desérticas.

Se, apesar de tudo, entrava em Jerusalém, a mais mínima cautela teria indicado que devia fazê-lo em segredo e buscar um esconderijo; entretanto, entrou de maneira tal que todos os olhos se posaram sobre ele. Era um ato da coragem mais elevada, porque desafiava tudo o que o homem podia fazer. E era um ato do mais elevado amor, porque era o último chamado do amor antes do fim.

OS GREGOS QUE BUSCAM
João 12:20-22

Nenhum dos outros Evangelhos relata este incidente mas é muito natural e coerente encontrá-lo aqui. O Quarto Evangelho foi escrito para apresentar a verdade do cristianismo de maneira tal que os gregos pudessem apreciá-la e entendê-la. Portanto, é natural que em um Evangelho que propõe esse objetivo sejam mencionados os primeiros gregos que se aproximaram de Jesus.

Não deve ser estranho encontrar gregos em Jerusalém na época da páscoa. Nem sequer tinham que ser prosélitos. O grego era um caminhante incansável. Sentia-se incitado pelo amor à aventura e o desejo de descobrir coisas novas. Um dos anciãos dizia. "Vocês os atenienses jamais descansarão nem deixarão descansar a ninguém." "Vocês, os gregos", dizia outro, "são como os meninos, sempre jovens de espírito".

Mais de quinhentos anos antes, Heródoto tinha percorrido o mundo para descobrir coisas, conforme ele mesmo o expressou. Até o dia de hoje, perto do nascimento do Nilo há uma grande estátua egípcia sobre a qual um turista grego esculpiu seu nome, tal como o fazem os turistas contemporâneos. É obvio que o grego viajava com fins comerciais e de intercâmbio. Mas também foi o primeiro em viajar pelo puro prazer da
aventura no mundo antigo. Não deve nos surpreender encontrar um grupo de turistas gregos na mesma Jerusalém.

Entretanto, o grego era algo mais que isso. Por essência, o grego buscava a verdade. Não era estranho encontrar um grego que tinha passado de uma filosofia a outra, de uma religião a outra, de um professor a outro, em busca da verdade. O grego era um homem cuja mente sempre buscava a verdade.

Como era que os gregos tinham chegado a ouvir falar sobre Jesus e a interessar-se nele?

J. H. Bernard faz uma sugestão muito interessante. Durante a última semana de seu ministério, Jesus purificou o templo e expulsou os cambistas de dinheiro e os vendedores de pombas do pátio do templo. Estes comerciantes tinham seus postos no Pátio dos Gentios, o grande pátio que estava à entrada do templo. Permitia-se a entrada dos gentios a este pátio, mas não podiam passar além dele. Agora, se estes gregos estavam em Jerusalém sem dúvida alguma visitariam o templo e se deteriam no Pátio dos Gentios. Possivelmente tinham visto o tremendo dia quando Jesus tinha expulso os comerciantes do pátio do templo e possivelmente tinham experimentado o desejo de conhecer mais sobre um homem que podia fazer coisas como essa. Seja como for, este é um dos marcos do relato evangélico porque aqui temos a primeira leve sugestão de um evangelho que se espalhará pelo mundo inteiro.

Os gregos se aproximaram com seu pedido a Filipe. Por que o escolheram? Ninguém pode saber com certeza. Pode ser que fosse porque Filipe é um nome grego e pensaram que alguém com esse nome os trataria com amabilidade. Mas Filipe não sabia o que fazer e se dirigiu a André. André não titubeou. Levou-os à presença de Jesus. André tinha descoberto algo a respeito de Jesus; sabia que ninguém podia ser jamais uma moléstia para o Mestre. Sabia que Jesus jamais lançaria fora uma alma que o buscava. André sabia que há uma porta aberta rumo à presença de Jesus e que ninguém pode jamais fechá-la.

O PARADOXO SURPREENDENTE
João 12:23-26

Há poucas passagens no Novo Testamento que possam ter significado um golpe tão forte para os ouvintes como este. Começa com uma frase que todos podiam esperar e termina com uma série de afirmações que ninguém poderia ter imaginado. “É chegada a hora”, começou dizendo Jesus, “de ser glorificado o Filho do Homem”. Era evidente que as coisas tinham ido crescendo até provocar uma crise e agora esta estalava. Entretanto, a idéia que tinha Jesus a respeito do que implicava essa crise era muito diferente da opinião de outros. Quando falava sobre o Filho do Homem, não se referia ao mesmo a que se referiam os outros. Para compreender o caráter surpreendente desta breve passagem devemos entender algo do que os judeus conotavam ao falar do Filho do Homem. O termo tinha sua origem em Daniel 7:13.

O sentido da passagem é o seguinte. Em Daniel 7:1-8, o autor descreveu os poderes que governaram o mundo: os assírios, os babilônios, os medos e os persas. Eram tão cruéis, tão selvagens, tão sádicos que só se podia descrevê-los apelando a imagens de bestas selvagens; o leão com asas de águias, o urso com as três costelas entre os dentes, o leopardo com quatro asas e quatro cabeças e a besta terrível com dentes de aço e dez chifres. Estes eram os símbolos dos poderes que tinham governado o mundo no passado. Não obstante, o vidente sonhou que chegaria um novo poder ao mundo. Esse poder seria amável, humano e generoso; de modo que não o podia simbolizar como uma fera selvagem mas sim como um homem. Toda a passagem de Daniel significa que passaria a época da selvageria e se aproximaria o dia da humanidade.

Agora, esse era o sonho dos judeus. Sonhavam com a idade de ouro quando a vida seria doce e eles seriam os amos do mundo. Mas como deveria chegar essa idade? Cada vez viram com maior clareza que sua nação era tão pequena e tão débil seu poder que essa idade de ouro não chegaria jamais por meios humanos e mediante um poder humano: devia chegar pela intervenção direta de Deus. Deus mandaria a seu emissário para fazê-lo chegar. De maneira que se remontaram à imagem do livro de Daniel e o que podia ser mais natural que chamar Filho de Deus a esse emissário? A frase que em um princípio só tinha sido um símbolo chegou a descrever uma pessoa. O Filho de Homem seria o emissário conquistador de Deus.

Entre o Antigo e o Novo Testamento surgiu toda uma série de livros que falavam da idade de ouro e como chegaria. Em meio de seus problemas e pesares, suas escravidões e submissões, os judeus jamais esqueceram nem renunciaram a seu sonho. Um destes livros exerceu uma influência especial: o Livro de Enoque. Uma e outra vez, esse livro fala sobre esse Filho de Homem. Em Enoque, o Filho de Homem é uma figura tremenda que parecia estar controlado por Deus. Mas chegará o dia quando Deus vai liberar a esse Filho de Homem e virá com um poder divino e sobre-humano contra o qual não poderá prevalecer nenhum homem e nenhum reino e conquistará o império do mundo para os judeus.

No pensamento judeu, o Filho de Homem representava o conquistador invencível do mundo, enviado por Deus. De maneira que Jesus diz: “É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem.” Quando disse isso, seus ouvintes devem ter retido a respiração. Devem ter crido que tinha divulgado o chamado da trombeta da eternidade, que o poderio celestial estava em marcha e que se pôs em movimento a campanha da vitória. Não obstante, o sentido que Jesus dava à palavra glorificar não era igual ao que eles lhe davam. Os judeus se referiam com esse termo à idéia que os reinos conquistados de todo o mundo se retorceriam aos pés do conquistador. Jesus queria dizer crucificar.

Quando mencionou o Filho de Homem, os judeus pensaram na conquista levada a cabo pelos exércitos de Deus. Jesus se referia à conquista da cruz.

De maneira que a primeira frase pronunciada por Jesus exaltou os ânimos daqueles que o ouviram. Logo começou uma sucessão de frases que devem tê-los deixado abobalhados, intrigados, surpreendidos pela impossibilidade de crer nelas. Tratava-se de palavras que não falavam em termos de conquista, mas sim de sacrifício e de morte. Nunca entenderemos a Jesus nem a atitude dos judeus para com Ele se não compreendermos como transtrocou suas idéias, como converteu um sonho de conquista em visão da cruz. Não surpreende que não o tenham compreendido; a tragédia é que se negaram a fazê-lo.

O PARADOXO SURPREENDENTE
João 12:23-26 (continuação)

Em que consiste, então, este paradoxo surpreendente Que Jesus estava ensinando? Jesus dizia três coisas que são variações de uma verdade central e que estão na medula da fé e da vida cristãs.

(1) Jesus dizia que a Vida só chega por meio de uma morte. O grão de trigo era inútil e não dava fruto enquanto era conservava, por assim dizer, seguro e a salvo. Dava frutos quando era jogado no chão frio, e era enterrado ali como em uma tumba. A Igreja cresceu graças à morte dos mártires. Segundo a famosa frase: "O sangue dos mártires foi a semente da Igreja." Foi porque eles morreram que a Igreja se converteu na Igreja viva. As grandes coisas sempre viveram porque os homens estiveram dispostos a morrer por elas. Mas se converte em algo ainda mais pessoal.

É comum suceder que um homem determinado chega a ser realmente útil para Deus só quando enterra seus objetivos e ambições pessoais. Cosmo Lang chegou a ser Arcebispo do Canterbury. Em uma época tinha grandes ambições mundanas. A influência de um amigo, que era um homem de Deus, impulsionou-o a abandonar suas ambições mundanas e ingressar na Igreja da Inglaterra. Enquanto estudava para o ministério no Cuddesdon um dia em que estava orando na capela ouviu uma voz que lhe dizia com toda clareza: "Eu preciso de você!" Só quando enterrou suas ambições pessoais se converteu em um homem útil para Deus.

Mediante a morte chega a Vida. Mediante a lealdade que esteve disposta a enfrentar a morte se conservaram e surgiram os bens mais apreciados da humanidade. Por meio da morte do desejo e da ambição pessoais o homem se converte em servo de Deus.

(2) Jesus dizia que só entregando a vida a retemos. O homem que ama a vida está impulsionado por dois objetivos: o egoísmo e a busca da segurança. Seu próprio progresso e segurança são os dois móveis de sua vida. Não foi em uma ou duas mas em muitas ocasiões que Jesus disse que o homem que cuidava sua vida terminaria por perdê-la e que aquele que a entregava, ganhava. Houve um famoso evangelista chamado Christmas Evans. Sempre estava pregando para Cristo. Seus amigos o aconselhavam e lhe rogavam para levar as coisas com mais calma. Sua resposta sempre era a mesma: "É melhor queimar-se que oxidar-se."

Quando Juana d’Arc soube que seus inimigos eram fortes e que seu tempo era breve, rogou a Deus: "Só durarei um ano, use-me como puder". Jesus estabeleceu essa lei várias vezes (Marcos 8:35; Mateus 16:25: Lucas 9:24; Mateus 10:39; Lucas 17:33). Basta pensarmos o que este mundo teria perdido se não tivessem existido homens dispostos a esquecer sua segurança pessoal, o ganho egoísta e seu próprio progresso. O mundo deve tudo aos homens que queimaram toda sua força sem reticências e se entregaram a Deus e ao próximo. Sem dúvida alguma existiremos por mais tempo se andarmos com mais calma, se evitarmos todo tipo de esforços, se nos sentarmos junto ao fogo e cuidarmos a vida, se nos cuidarmos como um hipocondríaco cuida sua saúde. Sem dúvida existiremos mais tempo, mas jamais viveremos

(3) Jesus dizia que a grandeza só chega mediante o serviço. A pessoa que o mundo recorda com amor é aquela que serve a outros. Uma certa Sra. Berwick tinha completo um trabalho muito ativo no Exército de Salvação de Liverpool. Quando se aposentou foi viver a Londres. Chegou a guerra e os ataques aéreos. A gente chega a ter idéias estranhas e por alguma razão se creu que a humilde casa e o refúgio da Sra. Berwick eram especialmente seguros. Já era anciã, seus dias de serviço social em Liverpool tinham passado fazia muito tempo, mas sentia que devia fazer algo acerca deste fenômeno. De modo que reuniu uma caixa muito simples com elementos de primeiros auxílios e pôs um aviso sobre a janela: "Se necessitarem ajuda, batam aqui".

Essa é a atitude cristã para com o nosso próximo. Em uma oportunidade, perguntou-se a um estudante que elementos gramaticais eram meu e minha. Respondeu, com maior exatidão do que se propôs, que eram pronomes agressivos. É muito certo que no mundo moderno a idéia de serviço corre perigo de perder-se. Há tanta gente que neste momento está na vida, no trabalho, e nos negócios nada mais que pelo benefício que pode obter deles. Pode ser que cheguem a ser ricos mas há algo indubitável: nunca serão amados, e o amor é a verdadeira riqueza da vida.

Jesus chegou aos judeus com uma nova visão da vida. Viam a glória como uma conquista, a aquisição de poder, o direito a governar. Jesus via a glória como uma cruz. Ensinou aos homens que a vida só chega por meio da morte; que unicamente se entregarmos a vida ganharemos; que a grandeza só chega pelo serviço. E o mais extraordinário é que quando nos pomos a pensá-lo, o paradoxo de Cristo não é outra coisa que a verdade do sentido comum.

DA TENSÃO À CERTEZA
João 12:27-34

Nesta passagem, João nos mostra tanto a tensão como o triunfo de Jesus e nos assinala como passou de um a outro.

(1) João não nos relata a história da agonia no Getsêmani. É aqui onde nos mostra a luta de Jesus contra seu desejo humano de evitar a cruz. Ninguém quer morrer, muito menos aos trinta e três anos e sobre uma cruz. Não teria havido mérito alguém na obediência a Deus da parte de Jesus se lhe tivesse surgido com facilidade e sem sacrifício. A verdadeira coragem não implica em não ter medo. Não há nenhum mérito em fazer algo se for fácil. A coragem autêntica ocorre quando a gente sente um profundo temor e entretanto faz o que deve fazer. Assim era a coragem de Jesus. Como o expressasse Bengel: "Aqui se encontraram o horror à morte e o ardor da obediência". Aqui vemos a
luta que Jesus teve que travar para obedecer a vontade de Deus. Esta vontade implicava a cruz e Jesus teve que armar-se de coragem para aceitá-la.

(2) Não obstante, o final da história não é a tensão mas o triunfo e a certeza. Jesus estava seguro de que se seguia adiante, aconteceria algo que destroçaria o poder do mal de uma vez para sempre. Se fosse obediente e até a morte se chegasse até a cruz, estava seguro de que lançaria um golpe mortal ao Amo deste mundo, a Satanás, ao Demônio.

Devia ocorrer uma última luta, um último esforço que destruiria para sempre o poder do mal. Mais ainda, sabia que se chegasse até a cruz, a visão de seu corpo elevado e crucificado terminaria reunindo a todos os homens a seu ao redor. Jesus também desejava a conquista; também queria submeter aos homens e sabia que a única maneira de fazê-lo para sempre era mostrando-se a eles na cruz. Começou com a tensão, terminou com o triunfo.

(3) O que aconteceu, então, entre a tensão e o triunfo? O que foi que permutou uma coisa na outra? Entre ambas, surgiu a voz de Deus. Por trás desta voz de Deus há algo muito grande e profundo. Houve um tempo quando os judeus creram com absoluta certeza que Deus falava diretamente com os homens. Deus falou de maneira direta ao jovem Samuel (1 Samuel 3:1-14). Deus falou diretamente a Elias quando este escapou da vingança de Jezabel (1 Reis 19:1-18). Elifaz temanita afirmou que tinha ouvido diretamente a voz de Deus (Jó 4:16). Mas para a época de Jesus, os judeus já não criam que Deus falava com os homens de maneira direta. Os grandes dias eram coisa do passado; Deus estava muito longe agora; a voz que tinha falado aos profetas permanecia
em silêncio. Nessa época criam em algo que chamavam o Bath qol.

Trata-se de uma frase hebraica que significa a voz filha ou a filha de uma voz. Quando falava Bath qol, em geral citava as Escrituras. Não era, em realidade, a voz direta de Deus; poderia-se dizer que era o eco dessa voz. Um murmúrio longínquo, vago, em lugar da comunicação direta e vital de Deus. Mas com Jesus não acontecia o mesmo. Jesus não ouvia o eco da voz de Deus mas a própria voz de Deus. Esta é uma verdade muito profunda. O que chega aos homens, com Jesus, não é um murmúrio longínquo da voz de Deus, algum eco vago que provém das alturas. O que chega aos homens é o acento inconfundível da voz de Deus.

Por outro lado, devemos assinalar que a voz de Deus chegou a Jesus em todos os grandes momentos de sua vida. Chegou durante seu batismo quando se aproximou pela primeira vez à tarefa que Deus lhe tinha encomendado (Marcos 1:11). Chegou-lhe no monte da transfiguração quando decidiu tomar o caminho que o conduziria a Jerusalém e à cruz (Marcos 9:7). E agora lhe chega quando sua carne e seu sangue humano precisam fortalecer-se mediante a ajuda divina para a prova da cruz. O que Deus fez por Jesus é o mesmo que faz por todos os homens. Quando Deus nos envia por um caminho não o faz sem nos dar instruções e uma guia. Quando nos encomenda uma tarefa, não deixa que a cumpramos na debilidade solitária de nossas próprias forças. Deus não é um Deus silencioso. Uma e outra vez, quando a carga da vida nos resulte muito pesada, quando o esforço do caminho de Deus supere nossas forças, se escutarmos com atenção ouviremos sua voz, seguiremos adiante com o som dessa voz em nossos ouvidos e seu força em nosso espírito. Nosso problema não é que Deus não fale mas nós não ouvimos o suficiente.

DA TENSÃO À CERTEZA
João 12: 27-34 (continuação)

Jesus afirmou que quando fosse elevado na cruz atrairia a todos os homens a si mesmo. Alguns consideram que esta frase se refere à Ascensão e que significa que quando Jesus foi exaltado no poder de sua ressurreição, convocaria a todos os homens a seu redor. Mas isso está muito longe da verdade. Jesus se referia a sua cruz, e o povo sabia.

E mais uma vez, como era inevitável, sumiram-se em uma surpresa incrédula. Como se podia conectar o Filho do Homem com uma cruz? Acaso o Filho do Homem não era o líder invencível que dirigia os irresistíveis exércitos celestiais? O que tinham em comum o Filho do Homem e uma cruz? Acaso o Reino do Filho do Homem não duraria
para sempre? “O seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído” (Dan. 7:14). Acaso não se disse sobre o príncipe da idade de ouro: “Davi, meu servo, será seu príncipe eternamente” (Ez. 37:25). Não havia dito Isaías ao referir-se ao líder do novo mundo: “Aumente o seu governo, e venha paz sem fim”? (Isa. 9:7).

Acaso não cantou o salmista sobre este reino sem fim? “Para sempre estabelecerei a tua posteridade e firmarei o teu trono de geração em geração” (Salmo 89:4).

Os judeus relacionavam o Filho do Homem com um reino eterno e aqui se apresentava alguém que afirmava ser o Filho do Homem e dizia que o elevariam em uma cruz. Quem era este Filho do homem cujo reino terminaria antes de ter começado?

Mas a história ensina que Jesus tinha razão. Jesus cifrava suas esperanças no magnetismo da cruz. E estava no certo porque o amor continua vivendo muito depois do desaparecimento do poder, das armas e da força. Como o expressou Kipling:

Nossas naves se esfumam:

Sobre as dunas e os montes desaparece o fogo;

Vejam, toda nossa pompa de ontem uniu-se a Nínive e a Tiro.

Nínive e Tiro não são mais que nomes, mas Cristo vive ainda.

É um fato irrefutável que os impérios baseados na força desapareceram e deles só fica a lembrança, cada vez mais débil.

Entretanto, o império de Cristo, baseado sobre uma cruz, estende-se mais cada ano que passa.

Quando Juana d’Arc fica sabendo que os líderes de seu povo a traíram e a levarão à fogueira, volta-se para eles e, segundo a versão da obra do George Bernard Shaw, diz-lhes: "Agora irei com as pessoas simples e deixarei que o amor de seus olhares me console do ódio que vejo nas suas. Alegrar-se-ão ver como me queimam; mas se passo pelo fogo entrarei nos corações dessa gente para sempre".

Isso é uma parábola do que aconteceu com Jesus. Sua morte sobre a cruz fez que entrasse para sempre no coração dos homens. O Messias conquistador dos judeus é uma imagem a respeito da qual os estudiosos escrevem livros; mas o Príncipe do Amor na cruz é um rei cujo trono está instalado para toda a eternidade nos corações dos homens. O único fundamento seguro de qualquer reino é o do amor sacrificial.

FILHOS DA LUZ
João 12:35-36a

Nesta passagem estão implícitas a promessa e a ameaça que nunca estão muito afastadas da medula da fé cristã.

(1) Temos a promessa e o oferecimento da luz. O homem que caminha com Jesus caminha na luz. Tal homem se vê livre de sombras.

Há certas sombras que, mais cedo ou mais tarde, obscurecem qualquer luz. Existe a sombra do temor. Chegam momentos em que todos sentimos medo de olhar para frente. Às vezes, quando vemos o que podem fazer a outros, todos sentimos temor dos avalizar e as mudanças da vida. Temos as sombras das dúvidas e das incertezas. Em certos momentos, o caminho que jaz pela frente não é nada claro. Às vezes nos sentimos como alguém que busca situar-se em meio das trevas, sem nada firme a que possa agarrar-se. Existem as sombras da tristeza. Mais cedo ou mais tarde, o Sol se põe ao entardecer e se apagam todas as luzes.

Mas o homem que parte com Jesus se vê livre da tristeza, da dúvida.

Tem uma alegria que ninguém lhe pode tirar. Seu caminho passa pela luz, não pela escuridão e até no vale das sombras mais profundas, as trevas se iluminam pela presença de Cristo.

(2) Mas também há uma ameaça implícita. A decisão consiste em confiar a vida e todas as coisas a Jesus, tomá-lo como Mestre, Guia e Salvador; mas essa decisão terá que fazê-la a tempo. Na vida, terá que fazer as coisas a tempo ou não as fará jamais. Há certos trabalhos que só podemos fazer quando contamos com a energia física necessária. Há certos estudos que só podemos levar a cabo quando nossas mentes são o suficientemente agudas e nossas memórias estão bastante frescas para nos ocuparmos dessa tarefa. Há certas coisas que devem dizer-se ou fazer-se, do contrário, o tempo de fazê-las ou dizê-las passará para sempre. E o mesmo acontece com Jesus.

No momento em que Jesus pronunciou estas palavras estava fazendo um chamado aos judeus para que o aceitassem e cressem nele antes de chegar a cruz e o levasse para sempre. Não obstante, esta é uma verdade eterna. As estatísticas indicam que há um aumento constante das conversões até os dezessete anos e uma diminuição igualmente constante depois dessa idade. Quanto maior é a medida na qual o homem se deixa apanhar por seus próprios hábitos, mais difícil é sair deles. Em Cristo se oferece aos homens a bênção suprema. Em certo sentido, nunca é muito tarde para recebê-la, mas apesar disso é certo que terá que recebê-la a tempo.

A INCREDULIDADE CEGA
João 12:36b-41

Esta passagem, inevitavelmente, perturbará a muitos. João cita duas passagens de Isaías. O primeiro corresponde a Isaías 53:1-2. Em dita passagem o profeta pergunta se houve alguém que creu em suas palavras e se houve alguém que reconhece o poder de Deus quando lhe revela. Entretanto, a parte perturbadora é a segunda. A passagem original está em Isaías 6:9-10 Diz assim: “Disse ele [Deus]: Vai e dize a este povo:

Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais. Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender com o coração, e se converta, e seja salvo.”

Esta passagem aparece em todo o Novo Testamento. Aparecem citações ou ecos dele em Mateus 13:14-15; Marcos 4:12; Lucas 4:10; Romanos 11:8; 2 Coríntios 3:14. O terrível e perturbador é que pareceria afirmar que a incredulidade do homem se deve à ação de Deus; que quando um homem não crê é porque Deus fechou seus ouvidos e sua
mente e endureceu seu coração. Pareceria dizer que Deus ordenou que algumas pessoas não devem crer e que não o farão. Agora, qualquer que seja a explicação que demos desta passagem não podemos crer uma afirmação semelhante, nem devemos fazê-lo. Não podemos crer que o

Deus de quem nos falou Jesus fará que seus filhos não possam crer.

Devemos dizer duas coisas sobre esta passagem.

(1) Devemos buscar compreender as palavras de Isaías. Devemos buscar entrar em seu coração e em sua mente. Tinha pregado e proclamado a palavra de Deus. Tinha posto tudo o que tinha em sua mensagem. Tinha-o entregue aos homens com todo o poder e a capacidade de convicção que possuía. E os homens se negaram a escutar.

No fim de sua tarefa Isaías se viu obrigado a dizer: "Pelo que consegui seria exatamente igual se não tivesse feito nada. Em lugar de fazer melhores aos homens parece que minha mensagem os fez piores. Seria o mesmo se não a tivessem ouvido. Afirmaram-se ainda mais em sua letargia, sua desobediência e sua incredulidade. Pareceria que a intenção de Deus era que não cressem."

As palavras de Isaías brotam de um coração desiludido. São as palavras de um homem que se sente aflito porque sua mensagem parece ter piorado os homens em vez de melhorá-los. Se as interpretarmos em seu sentido literal não compreendemos absolutamente o coração destroçado de onde surgem. São as palavras de um pregador cujo coração causa pena pela falta de resposta de seu povo.

(2) Entretanto, há algo mais. Os judeus tinham uma crença básica: consideravam que Deus estava por trás de tudo. Criam que não podia acontecer nada independentemente do plano de Deus. Em vista desta crença, viam-se obrigados a considerar que quando os homens não criam na mensagem de Deus, essa incredulidade também estava dentro dos propósitos de Deus Até a incredulidade caía, de algum modo, dentro do controle e do propósito de Deus. Se o expressássemos em termos contemporâneos e segundo nossa maneira de pensar, o diríamos assim: não diríamos que a incredulidade é o propósito de Deus, mas sim em sua sabedoria e seu poder Deus pode empregar inclusive a incredulidade do homem para seus fins divinos. De fato, assim foi como o interpretou Paulo. Paulo viu que Deus usava a incredulidade dos judeus para converter os gentios. Como os judeus não aceitaram a verdade de Deus, esta se disseminou pelo mundo inteiro.

Quando lemos uma passagem como esta, devemos compreender que seu significado não é que Deus predestinou e preordenou a certos homens para que não cressem, mas sim até a incredulidade do homem se pode usar para cumprir os propósitos eternos de Deus. Estes judeus não criam em Jesus; isso não era culpa de Jesus; era culpa deles. Mas isso
também encontra seu lugar dentro do plano de Deus. "O mal que ele abençoa é nosso bem." Deus é tão grande que pode usar até o pecado do homem para seus próprios fins. Não há nada neste mundo, nem sequer o pecado, que esteja fora do poder de Deus.

A FÉ DO COVARDE
João 12:42-43

Jesus nem sempre encontrou ouvidos surdos. Havia alguns, até dentro das próprias autoridades judias, que criam em suas palavras no fundo de seus corações. Não obstante, temiam confessar sua fé porque não desejavam ser expulsos da sinagoga. Estas pessoas tratavam de seguir uma política impossível: pretendiam ser discípulos em segredo.

Tem-se dito, e é uma grande verdade, que um discípulo secreto é algo contraditório porque "ou o segredo mata a condição de discípulo ou esta mata o segredo". Jamais é possível, dentro da fé cristã, obter o melhor de ambos os mundos e isso era o que tentavam fazer estes homens.

Temiam tornar-se cristãos porque pensavam que ao confessá-lo perderiam muito. É estranho ver como às vezes os homens misturam os seus valores. Uma e outra vez os homens não apóiam uma causa digna porque interfere com algum interesse menor.

Quando Joana d'Arc viu que estava abandonada e sozinha, disse: "Se, estou sozinha no mundo; sempre estive sozinha. Meu pai disse a meus irmãos que me afogassem se não queria ficar cuidando de suas ovelhas enquanto a França se sangrava. França podia morrer sempre que nossos cordeiros estivessem a salvo."

O camponês francês preferia a segurança de suas ovelhas antes que a de sua pátria. Estes líderes judeus lhe pareciam um pouco. Sabiam que Jesus tinha razão; sabiam que seus colegas tinham a intenção de aniquilá-lo e de destruir tudo o que Jesus tratava de fazer em nome de Deus. Entretanto, não estavam dispostos a correr o risco de declarar-se em seu favor. Teriam sido expulsos da sociedade e da religião ortodoxa.

Era um preço muito elevado. Teria significado o fim do lugar que ocupavam, dos benefícios que recebiam e de seu prestígio. Portanto, viveram na mentira porque não eram o suficientemente grandes para erguer-se em nome da verdade.

João faz um diagnóstico da posição deles numa frase muito eloqüente. Preferiam ficar bem perante os olhos dos homens de preferência aos de Deus. Tinham muito mais em conta a opinião que outros homens tinham deles que a opinião de Deus. Sem dúvida estes líderes consideravam que eram homens sábios e prudentes; pensariam que se protegiam de todo risco. Mas sua sabedoria não lhes era suficiente para lembrar que a opinião dos homens podia importar durante os poucos anos que vivessem na Terra mas o juízo de Deus conta para toda a eternidade. Desprezaram a recompensa da eternidade pela recompensa desse momento. A única sabedoria e prudência consiste em preferir a boa opinião de Deus à dos homens. Sempre é melhor estar bem durante a eternidade que durante o tempo.

O JUÍZO INILUDÍVEL
João 12:44-50

Segundo João, estas são as últimas palavras que Jesus pronuncia durante seu pregação em público. Daqui em diante ensinará a seus discípulos. Também enfrentará a Pilatos; mas estas são as últimas palavras que pronuncia diante de um grupo numeroso.

Nestas palavras, Jesus afirma algo que constitui o fundamento e a essência de toda sua vida. Diz que nele nos defrontamos com Deus.

Ouvir a Jesus é ouvir a Deus; ver Jesus é ver a Deus. Essa é a importância suprema de Jesus. Nele, Deus encontra o homem e o homem encontra a Deus. Agora, esse enfrentamento lança dois resultados e ambos incluem a medula do juízo, tal como o cristão o vê.

(1) Aqui, mais uma vez, Jesus volta para uma idéia que nunca se afasta muito em todo o Quarto Evangelho. Jesus não veio ao mundo para condenar os homens mas para salvá-los. Não foi a ira de Deus a que enviou Jesus aos homens mas seu amor. E entretanto, é absolutamente certo que a vinda de Jesus implica um juízo iniludível. Por que deve ser assim? É assim porque mediante seu atitude para com Jesus o homem demonstra o que é e desse modo se julga a si mesmo. Se alguém encontrar em Jesus um magnetismo e uma atração infinitos, inclusive se jamais chega a fazer de sua vida o que deveria ser, experimentou o chamado de Deus em seu coração e portanto se salvou. Se, pelo contrário, não vê nada amoroso em Jesus significa que esse homem é impermeável a Deus, seu coração não se comove absolutamente diante da presença de Jesus: essa homem se julgou a si mesmo. No Quarto Evangelho sempre está presente este paradoxo essencial. Jesus veio em um ato de amor mas sua vinda é um juízo.

Como dissemos antes, podemos oferecer a alguém alguma experiência muito rica com um amor perfeito, incorrupto e descobrir que, ao deparar-se com essa experiência, a pessoa não vê nada nela. O resultado é que a partir desse momento sabemos que há algo maravilhoso que essa pessoa não é capaz de apreciar. Oferecemos-lhe essa experiência com amor, mas o fato de deparar-se com ela demonstrou a carência que padece. A experiência oferecida com amor se converteu em um juízo. Jesus é a pedra de toque de Deus. Por sua atitude para com Jesus o homem se revela a si mesmo. Mediante sus reação para com Jesus, julga-se a si mesmo.

(2) Jesus disse que no último dia as palavras que estes homens tinham ouvido seriam seu juízes. Essa é uma das grandes verdades da vida. Não se pode culpar a ninguém por não saber ou por não agir segundo uma verdade que nunca teve a oportunidade de ouvir. Mas se alguém sabe qual é o bem e faz o mal, seu pena é mais grave. De maneira que cada coisa sábia que ouvimos, cada oportunidade que recebemos para conhecer a verdade, se converterá em nossa testemunha. Um ancião do século dezoito escreveu uma espécie de catecismo da fé cristã para o povo simples. No fim havia uma pergunta a respeito do que aconteceria a quem ignorasse as verdades e a mensagem cristãs. A resposta era que se condenaria "e com mais razão porque leram este livro".


É uma advertência grave o fato de lembrar que tudo o que soubemos e não fizemos será uma testemunha contra nós no fim dos tempos.