Estudo sobre João 11

Estudo sobre João 11

Estudo sobre João 11


João 11

No caminho rumo à glória - 11:1-5
Tempo bastante porém não muito - 11:6-10
O dia e a noite - 11:6-10 (cont.)
O homem que não estava disposto a abandonar - 11:11-16
A casa de luto - 11:17-19
A ressurreição e a vida - 11:20-27
A ressurreição e a vida - 11:20-27 (cont.)
A emoção de Jesus - 11:28-33
A voz que desperta os mortos - 11:34-46
A ressurreição de Lázaro - 11:1-44
A trágica ironia - 11:47-53
Jesus o proscrito - 11:54-57


NO CAMINHO RUMO À GLÓRIA
Estudo sobre João 11:1-5

Uma das coisas mais valiosas é contar com uma casa e um lar onde se possa ir a qualquer momento e encontrar descanso, compreensão, paz e amor. Isto se aplicava em um duplo sentido no caso de Jesus pois carecia de casa própria. Não tinha onde reclinar a cabeça (Lucas 9:58). Jesus tinha esse porto no lar da Betânia. Ali havia três pessoas que o amavam e podia descansar das tensões que lhe impunha a vida. O maior dom que pode oferecer um ser humano a outro é o dom da compreensão e da paz. Contar com alguém a quem podemos recorrer em qualquer momento com a segurança de que não rirá de nossos sonhos ou que não dará uma interpretação errônea a nossas confidências é algo maravilhoso. Contar com um lugar onde se podem esquecer as tensões da vida é algo formoso. Em todos nós está a possibilidade de converter nossos lares em um lugar assim. Trata-se de algo que não custa dinheiro e que não exige uma hospitalidade luxuosa ou cara. A única coisa que se precisa é um coração pormenorizado.

Em seu poema A tumba de Wordsworth, Sir William Watson rendeu um grande homenagem a esse poeta inglês: Que tinha você que podia suprir com acréscimo o que possuíam seus pares e você não?Movimento e fogo, meios certeiros para fins radiantes? Para os pés fatigados você tinha o dom do descanso. Ninguém pode oferecer um dom maior a seu próximo que o dom do descanso para os pés fatigados. E esse foi o dom que encontrou Jesus na casa da Betânia onde viviam Marta, Maria e Lázaro.

O nome Lázaro significa Deus é minha ajuda e é idêntico ao nome Eleazar. Lázaro caiu doente e as irmãs mandaram uma mensagem a Jesus informando-o sobre a enfermidade. É bonito notar que a mensagem não solicitava a Jesus que fosse a Betânia. Sabiam que era desnecessário pedir-lhe Sabiam que a mera afirmação de que necessitavam ajuda levaria a Jesus até elas. Agostinho assinalou isto dizendo que bastava que Jesus soubesse o que acontecia porque não é possível que alguém ame a um amigo e o abandone.

Em algum escrito, C. F. Andrews fala sobre dois amigos que lutaram juntos durante a Primeira Guerra Mundial. Um deles caiu ferido e o deixaram desamparado e sofrendo em meio das trincheiras. O outro se arrastou nas trevas, expondo sua vida para ajudar o amigo. Quando se aproximou dele, o homem ferido o olhou e disse: "Eu sabia que você viria." O mero fato da necessidade humana aproxima de Jesus a nosso lado em um instante. Quando Jesus foi a Betânia sabia o que estava fazendo. Sabia que fosse qual fosse a enfermidade do Lázaro Ele contava com o poder necessário para curá-la. Mas também disse algo. Afirmou que essa enfermidade se produziu para glória de Deus e dEle próprio. Agora, isto era certo em um duplo sentido, e Jesus o sabia.

(a) Sem dúvida alguma, a cura permitiria aos homens ver a glória de Deus em ação.

(b) Mas havia algo mais. Uma e outra vez com o passar do Quarto Evangelho Jesus fala de sua glória com relação à cruz. Em 7:39 João nos diz que o Espírito ainda não tinha vindo porque Jesus ainda não tinha sido glorificado: quer dizer, ainda não tinha morrido na cruz. Quando se aproximaram os gregos, Jesus disse: “É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem” (João 12:23). E se referia à sua cruz porque imediatamente passou a falar sobre o grão de trigo que deve cair na terra e morrer. Em João 12:16 diz que os discípulos recordaram estas coisas quando Jesus foi glorificado, quer dizer, depois que tinha morrido e tinha ressuscitado. No Quarto Evangelho se manifesta com toda clareza que Jesus contemplava à cruz tanto como sua glória suprema como o caminho que o levaria a ela. De maneira que quando Jesus disse que a cura do Lázaro o glorificaria, demonstrava saber muito bem que o fato de ir a Betânia e curar a Lázaro significava dar um passo que terminaria na cruz, coisa que aconteceu.

Jesus, com plena consciência, aceitou a cruz para ajudar a seu amigo. Jesus sabia qual era o preço que era preciso pagar para ajudar ao homem e estava disposto a pagá-lo. Quando recebemos alguma dor ou alguma prova, especialmente se forem o resultado direto da lealdade a Jesus Cristo, faria uma imensa diferença se víssemos a cruz que devemos carregar como nossa glória e o caminho que conduzirá a uma glória ainda maior. Não há a menor dúvida de que não pode haver maior glória que sofrer por Cristo. E sem dúvida alguma, se crerem o que Jesus nos disse, podemos estar seguros de que aquele que toma sua cruz e o segue receberá a glória e a coroa no fim do caminho. Para Jesus, não havia outro caminho que levasse a glória fora de que passava pela cruz. O mesmo devem pensar aqueles que o seguem.


TEMPO BASTANTE PORÉM NÃO MUITO
Estudo sobre João 11:6-10

Pode ser-nos estranho comprovar que João assinala que Jesus permaneceu dois dias no lugar onde recebeu as notícias sobre Lázaro. Distintos comentaristas deram razões diferentes para explicar esta
demora.

(a) Sugeriu-se que Jesus esperou para que, ao chegar, Lázaro estivesse morto.

(b) portanto — se afirmou — Jesus esperou porque a demora faria mais impressionante o milagre que pensava realizar. A glória de ressuscitar a alguém que tinha estado morto durante quatro dias seria muito maior.

(c) A verdadeira razão pela qual João relata esta história deste modo é que sempre mostra Jesus empreendendo uma ação por iniciativa própria e não porque alguém o convence. No relato sobre a conversão da água em vinho em Caná da Galileia (João 2:1-11), João mostra de que maneira Maria se aproximou de Jesus e lhe falou do problema. A primeira resposta de Jesus é: "Não se preocupe por isso. Deixa que eu dou um jeito a meu modo." Não age porque alguém o persuade ou o obriga mas sim por iniciativa própria.

Quando João nos fala dos intentos que fizeram os irmãos de Jesus para fixar uma data para sua viagem a Jerusalém (João 7:1-10), mostra-nos como Jesus primeiro se negou a ir e depois foi quando lhe pareceu conveniente. O objetivo de João sempre é mostrar que Jesus não fazia as coisas porque o pressionavam, convenciam-no ou o obrigavam, mas sim porque escolhia fazê-las no seu devido tempo. Isso é o que está fazendo neste relato. Mostra-nos que Jesus faz as coisas no seu próprio tempo. Faz-nos uma advertência. Ocorre com freqüência que gostaríamos que Jesus fizesse as coisas à nossa maneira; devemos deixar que as faça à sua maneira.

Quando por último Jesus anunciou que iria a Judeia, seus discípulos se assustaram e sentiram espanto. Recordavam que a última vez que Jesus tinha estado nesse lugar, os judeus buscaram encontrar a forma de matá-lo. Parecia-lhes que ir a Judeia nesse momento era a forma mais segura de lançar-se ao suicídio, o que era absolutamente certo do ponto de vista humano. Logo Jesus disse algo que contém uma grande verdade e que continua vigente. Perguntou, "O dia não tem doze horas?" Esta pergunta implica grandes verdades.

(1) Um dia não pode terminar antes de começar. O dia tem doze horas e estas transcorrerão passe o que passe. O lapso do dia é fixo, nada poderá alongá-lo ou cortá-lo. Se alguém decide servir a Deus, o dia dessa pessoa não terminará antes de que Deus o deseje. Na economia do tempo de Deus cada homem tem seu dia, embora este pode ser longo ou curto.

(2) Se o dia tiver doze horas há bastante tempo para tudo o que o homem deve fazer. Não há necessidade de apressar-se. Se se usarem as doze horas pode fazer-se todo o necessário. Se o virmos deste ponto de vista, doze horas é muito tempo, o suficiente para fazer a tarefa que Deus nos encomendou.

(3) Entretanto, inclusive se o dia tem doze horas, só tem essa quantidade. Não se podem alongar. Portanto, não se pode perder tempo. Há tempo bastante, porém não muito. O tempo que temos deve usar-se até o máximo. Christopher Marlowe converteu a lenda do Dr. Fausto em um grande drama poético. Fausto tinha feito um trato com o diabo. Este o serviria durante vinte e quatro anos e cumpriria todos os seus desejos, mas ao expirar esse prazo reclamaria sua alma. Passaram-se as vinte e quatro anos e chegou a última hora; Fausto toma consciência do pacto terrível que tem feito.

Ó Fausto Agora fica uma só hora de vida,E te condenarás para sempre!Detende-vos, esferas do céu,Para que cesse o tempo e não chegue a noite jamais;Olho a bela natureza, sai, sai mais uma vez e fazUm dia eterno; ou faz que esta hora seja ao menosUm ano, um mês, uma semana, um dia natural,Para que Fausto se arrependa e salve sua alma!O lente, lente currite noctis equi!As estrelas ainda se movem, corre o tempo, soará o relógio,Virá o demônio e Fausto se condenará.

Nada podia dar mais tempo a Fausto. Esse é um dos atos mais conspícuos e ameaçadores da vida do homem. O dia tem doze horas, mas só doze horas. Não há necessidade de apressar-se; mas tampouco se pode desperdiçar o tempo. Há bastante tempo para viver, mas nunca há tempo a perder.


O DIA E A NOITE
Estudo sobre João 11:6-10 (continuação)

Jesus passa a desenvolver o que acaba de dizer sobre o tempo. Diz que se alguém caminhar de dia não tropeça; mas se busca caminhar de noite, tropeçará e não poderá caminhar. João tem o costume, que repete com freqüência, de dizer coisas que têm duplo sentido. Está acostumado a haver um sentido que aparece na superfície e que é certo. Mas também há um significado mais oculto que é mais verdadeiro ainda. Isso é o que acontece neste caso. 

(1) Temos o sentido superficial que é perfeitamente certo e que devemos aprender. O dia judeu, igual ao romano, estava dividido em doze horas iguais, da saída até o pôr-do-sol. Isso quer dizer que a duração da hora variava segundo o dia e a estação. O dia transcorria com o Sol e o tempo que durava o Sol se dividia em doze horas da mesma duração. Agora, quando Jesus diz que ninguém tropeçará enquanto tenha a luz deste mundo, na superfície quer dizer que ninguém tropeçará enquanto brilhe o Sol, mas quando cai a noite, não pode ver para onde vai. Não havia iluminação de ruas naqueles tempos, ao menos nas zonas rurais. Quando chegava a escuridão, terminavam as viagens.

Aqui vemos Jesus dizendo que terá que terminar a tarefa diária durante o dia porque a noite chega e termina o trabalho. Qualquer um poderia ter como meta chegar ao fim do dia com o trabalho completo e terminado. Com muita freqüência, a intranquilidade, o desassossego e o apuro da vida se devem a que tratamos de compensar o tempo perdido. Cada um deveria administrar de tal modo seu precioso capital de tempo que não o esbanjasse em extravagâncias inúteis, por mais agradáveis que sejam, mas sim o ocupasse nas coisas fundamentais de forma que no fim de cada dia não se encontrasse em dívida com o tempo.

(2) Mas debaixo do significado superficial há outro. Quem pode escutar a frase a luz do mundo sem pensar em Jesus? João usa uma e outra vez as palavras a escuridão e a noite para descrever a vida sem Cristo, a vida dominada pelo mal. Em seu dramático relato da Última Ceia que celebraram juntos, João descreve como Judas saiu para fazer os terríveis preparativos para a traição. “Ele, tendo recebido o bocado, saiu logo. E era noite” (João 13:30). A noite é o momento quando o homem se afasta de Cristo e quando o mal se apodera dele. Todo o evangelho se baseia sobre o amor de Deus. Entretanto, gostemos ou não, o evangelho também contém uma ameaça. O homem só conta com um tempo limitado para fazer as pazes com Deus mediante Cristo; se não o fizer, sobrevirá o juízo. De maneira que Jesus diz: "Termine o maior de seus trabalhos; termine o trabalho de fazer as pazes com Deus enquanto existe a luz do mundo, porque também chega o tempo para você, as trevas baixarão e então será muito tarde."

Nenhum outro evangelho está tão seguro como este de que Deus amou tanto o mundo. Mas tampouco há outro evangelho que esteja tão seguro de que se pode rechaçar, perder ou passar por alto o amor de Deus. O evangelho o expressa em duas frases: a glória de chegar a tempo e a tragédia de chegar muito tarde.


O HOMEM QUE NÃO ESTAVA DISPOSTO A ABANDONAR
Estudo sobre João 11:11-16

Aqui João emprega o método mais usual para relatar uma conversação de Jesus. No Quarto Evangelho, quando Jesus fala com alguém, a conversação sempre obedece o mesmo esquema. Suas palavras são mal interpretadas e então Jesus explica de maneira mais completa e inconfundível o que quis dizer a primeira vez. Assim foi como se desenvolveu a conversação com Nicodemos quando falaram sobre voltar a nascer (João 3:3-8). Ocorreu o mesmo com a conversa com a mulher junto ao poço quando falaram sobre a água da vida (João 4:10-15).

De maneira que aqui Jesus começou dizendo que Lázaro dormia. Os discípulos o receberam como uma boa notícia porque não há melhor cura que o sono. Mas a palavra sono sempre tem um significado mais profundo e mais sério. Jesus disse que a filha do Jairo dormia (Mateus 9:24). No fim do martírio de Estêvão nos diz que ficou adormecido (Atos 7:60). Paulo fala sobre aqueles que dormem em Jesus (1 Tessalonicenses 4:13). Também menciona aqueles que foram testemunhas da ressurreição e que agora dormem (1 Coríntios 15:6). Portanto, Jesus teve que lhes dizer com toda clareza que Lázaro estava morto. E logo disse que se tratava de uma circunstância boa para eles porque produziria um acontecimento que os fortaleceria ainda mais na fé.

A prova final do poder do cristianismo é a visão do que Jesus Cristo pode fazer. As palavras podem não convencer mas não há forma de refutar a Deus quando age. O fato concreto é que o poder de Jesus Cristo converteu o covarde em um herói, o que duvidava em homem seguro do que crê, ao egoísta no servo de todos. Acima de todas as coisas, a realidade irrefutável, confirmada pela história, é que uma e outra vez o poder de Cristo converteu o homem mau em um homem bom. Isso é o que faz com que o cristão individual tenha uma responsabilidade tão tremenda.

O plano de Deus é que cada um de nós sejamos uma prova vivente de seu poder. Nossa tarefa não consiste em recomendar Cristo a outros com palavras; contra estas sempre se pode discutir já que ninguém pode escrever jamais "que era o que queríamos demonstrar" ao final de uma prova verbal sobre Cristo. O que devemos fazer é demonstrar com nossa vida o que Cristo fez por nós.

Sir John Reith disse em uma oportunidade: "Eu não gosto das crises; mas eu gosto das oportunidades que nos brindam." A morte de Lázaro significou uma crise para Jesus mas se alegrou porque lhe dava a oportunidade de demonstrar da forma mais esmagadora o que Deus pode fazer. Cada crise deveria significar para nós uma oportunidade. Nesse momento, poderia ter ocorrido que os discípulos se negaram a seguir a Jesus; mas se elevou uma voz solitária. Todos sentiam que ir a Jerusalém significava dirigir-se rumo à morte e não se mostravam muito dispostos já que a ninguém gosta de tomar um caminho que o leva rumo ao suicídio. Então se ouviu a voz escura de Tomé: "Vamos também nós para morrermos com ele."

Naqueles tempos, todos os judeus tinham dois nomes. Um era hebreu e era o nome com o qual era conhecido em seu próprio circulo. O outro era grego e com ele era conhecido em um círculo mais amplo. Tomé é o hebreu e Dídimo, o grego, que significa gêmeo. Do mesmo modo, Pedro é o nome grego e Cefas o hebreu, que significa rocha. E Tabita é o hebreu, enquanto Dorcas é o nome grego que significa gazela. Em épocas posteriores, os Evangelhos apócrifos teceram lendas a respeito de Tomé e por último chegaram a afirmar que era o irmão gêmeo de Jesus. No momento em que se produziu este incidente, Tomé demonstrou a maior das coragens. Como disse R. H. Strachan, no coração de Tomé "não havia uma fé esperançosa mas um desespero leal". Mas Tomé estava seguro de uma coisa: seja o que for que aconteça, ele não abandonaria a Jesus.

Gilbert Frankau relata a história de um oficial que era seu amigo na Primeira Guerra Mundial. Tratava-se de um oficial de observação da artilharia. Sua missão consistia em subir a um globo cativo e fixar onde caíam as balas para poder indicar aos atiradores se acertavam o alvo ou não. Era uma das tarefas mais perigosas que se podiam encomendar. Como era um globo de observação preso à terra não havia nenhuma possibilidade de esconder-se. Era um alvo perfeito para os fuzis e os aviões do inimigo. E Gilbert Frankau, ao referir-se a seu amigo, diz: "Cada vez que subia a esse globo ficava com medo, mas não estava disposto a abandonar sua missão." Essa é a manifestação suprema da coragem. A coragem não significa não ter medo. Se não experimentarmos medo, fica muito fácil fazer algo. A verdadeira coragem significa ser plenamente consciente de que pode acontecer o pior, sentir muito medo por isso e, entretanto, fazer o correto. Isso foi o que fez Tomé naquele dia. Ninguém deve sentir-se envergonhado por ter medo; mas sim deve sentir-se envergonhado se seu medo lhe impede de fazer o que, no fundo de seu coração, sabe que deve fazer.


A CASA DE LUTO
Estudo sobre João 11:17-19

Para poder visualizar esta cena devemos ver como era uma casa de luto judia. Em geral, na Palestina se enterrava o morto o mais breve possível. Tratava-se de uma exigência imposta pelo clima. É obvio que às vezes se atrasavam as coisas mas se fazia todo o possível para que o enterro fosse realizado o mais rápido possível. Em uma época, o enterro e o funeral eram coisas extremamente caras na Palestina. Empregavam-se as especiarias e os unguentos mais custosos; cobria-se o corpo com vestidos magníficos; enterravam-se toda classe de tesouros e posses valiosas junto com o cadáver. Em meados do primeiro século, este costume se converteu em um gasto que arruinava a muitos. Ninguém queria que seu vizinho o superasse e as vestimentas e mortalhas que cobriam o corpo, assim como os tesouros que se depositavam nas abóbadas, fizeram-se cada vez mais caros.

Todo o assunto se converteu em uma carga intolerável que ninguém queria alterar. Quem por fim o fez foi um rabino famoso, Segundo Gamaliel. Repartiu ordens para que o enterrassem no vestido de linho mais simples possível e assim rompeu a extravagância das vestimentas funerárias. Até o dia de hoje, nos funerais judeus se bebe uma taça em honra do rabino Gamaliel que resgatou os judeus de sua extravagância ostentosa. .A partir de então, cobria-se o corpo com uma vestimenta de linho muito singelo a qual se estava acostumado a dar o bonito nome de traje de viagem.

A maior quantidade de gente possível assistia ao funeral. Esperava-se que todos os que pudessem se unissem à procissão em sinal de cortesia e respeito. Havia um costume muito curioso. As mulheres encabeçavam a procissão porque se considerava que eram elas aqueles que, pelo primeiro pecado, tinham introduzido a morte no mundo. Portanto lhes correspondia guiar os parentes rumo à tumba. Uma vez chegados ao lugar, era costume pronunciarem discursos em honra do morto. Esperava-se que todos expressassem o mais profundo pêsames e ao abandonar a tumba, os parentes mais diretos caminhavam entre duas longas filas de acompanhantes. Mas existia uma norma estranha e muito sábia: não se podia atormentar os parentes com conversações inúteis, frívolas e indesejáveis. Nesse momento era preciso deixá-los sós com sua dor. Existiam costumes fixos para as casas de luto. Enquanto o corpo estava na casa estava proibido comer carne ou beber vinho, usar filactérios ou dedicar-se a qualquer tipo de estudo. Não se podia preparar nenhuma espécie de comida na casa e, se fosse comido algo, não devia ser em presença do morto. Apenas se tirava o cadáver, davam-se volta todos os móveis e os parentes se sentavam sobre o piso ou em pequenas banquetas.

Ao voltar da tumba, servia-se uma comida preparada pelos amigos da família. Consistia em pão, ovos duros e lentilhas. Tratava-se de uma comida muito singela: os ovos e as lentilhas, com sua forma ovalada ou redonda, simbolizavam a vida que sempre gira rumo à morte. O luto mais profundo durava sete dias: os primeiros três eram dias de pranto. Durante esses sete dias estava proibido ungir-se, calçar-se, dedicar-se a qualquer classe de estudo ou trabalho e até lavar-se. A semana de luto profundo se completava com trinta dias de luto mais leve. De maneira que quando Jesus se encontrou com uma multidão na casa de Betânia, não fez mais que enfrentar-se com o que qualquer um podia esperar em uma casa de luto judia. Para o judeu, era um dever sagrado ir expressar tristeza pormenorizada aos amigos e parentes do morto.

O Talmud afirma que qualquer que visite os doentes liberará sua alma do Gehenna. E Maimonides, o grande estudioso judeu da Idade Média, declarou que visitar os doentes é a primeira das boas obras. As visitas de simpatia aos doentes e os afligidos formavam uma parte essencial da religião judia. Certo rabino explicou o texto de Deuteronômio 13:4: “Andareis após o SENHOR, vosso Deus.” Segundo sua opinião, esta frase nos ordena imitar as coisas que Deus faz nas Escrituras. Deus vestiu os nus (Gênesis 3:21); visitou os doentes (Gênesis 18:1). Consolou os parentes (Gênesis 25:11); enterrou os mortos (Deuteronômio 35:6). E em todas estas coisas devemos imitar as obras de Deus. Quando a morte chegava, o respeito para com o morto e a simpatia para com o parente eram uma parte essencial do dever do judeu. À medida que os parentes se afastavam da tumba davam volta e diziam: "Vão em paz", e nunca voltavam a mencionar o nome do morto sem invocar uma bênção. Durante os dias que durava o luto, o primeiro dos deveres era expressar compaixão e simpatia. Há algo muito bonito na forma em que os judeus acentuavam o dever de manifestar simpatia rumo ao parente. De maneira que Jesus chegou a uma casa cheia e repleta de pessoas que expressavam sua simpatia aos parentes.


A RESSURREIÇÃO E A VIDA
Estudo sobre João 11:20-27

Neste relato, Marta também é o personagem principal. Quando Lucas nos fala sobre Maria e Marta (Lucas 10:38-42), mostra-nos que Marta é a pessoa ativa enquanto sua irmã prefere permanecer sentada, sem agir. O mesmo acontece aqui. Apenas se anunciou que Jesus se aproximava, Marta já se levantou para sair a recebê-lo porque não podia permanecer sentada. Sua irmã, pelo contrário, não se moveu. Quando Marta se encontrou com Jesus, foi seu coração que falou através dos lábios. Este é um dos discursos mais humanos de toda a Bíblia porque Marta falou com uma certa medida de recriminação que não podia controlar e com outra medida de fé incomovível. “Se estiveras aqui”, disse, “não teria morrido meu irmão". Podemos ler seu pensamento através das palavras. O que Marta queria dizer era: "Por que você não veio imediatamente quando recebeu a mensagem? Agora já é muito tarde." E então, apenas expressa essas palavras, vêm as palavras de fé: uma fé que desafiava os atos e a experiência: “Mas também sei que, mesmo agora”, disse com uma espécie de fé desesperada, “tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.” Então Jesus fez uma afirmação direta: Disse: “Teu irmão há de ressurgir.” Marta respondeu: “Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último Dia.”

Agora, esta é uma afirmação extraordinária. Uma das coisas mais estranhas das Escrituras é que os santos do Antigo Testamento virtualmente não criam na vida após a morte. Uma das evoluções mais notáveis das Escrituras é o surgimento desta crença na imortalidade. Nos tempos primitivos, os hebreus criam que as almas de todos os homens, tanto dos bons como dos maus, iam ao Sheol. Costuma-se traduzir incorretamente Sheol como inferno. Mas Sheol não era um lugar de tortura. Era a região das trevas e todos iam para ali por igual. Levavam uma vida vaga, sombria, sem alegrias, semelhante a de espectros ou fantasmas. Esta é a crença da maior parte do Antigo Testamento. “Na morte, não há recordação de ti; no sepulcro [Sheol], quem te dará louvor?” (Salmo 6:5). “Que proveito obterás no meu sangue, quando baixo à cova? Louvar-te-á, porventura, o pó? Declarará ele a tua verdade?” (Salmo 30:9) O salmista fala dos “feridos de morte que jazem na sepultura, dos quais já não te lembras; são desamparados de tuas mãos” (Salmo 88:5). “Mostrarás tu maravilhas aos mortos?”, pergunta, “Será anunciada a tua benignidade na sepultura?” ... Saber-se-ão as tuas maravilhas nas trevas?” (Salmo 88:10-12). “Os mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem ao silêncio” (Salmo 115:17). 

O pregador diz com tristeza: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” (Eclesiastes 9:10). A convicção pessimista de Ezequias é que: “A sepultura não te pode louvar, nem a morte glorificar-te; não esperam em tua fidelidade os que descem à cova.” (Isaías 38:18). Depois da morte vinha a região do silêncio, a terra do esquecimento, onde as sombras dos homens se separavam tanto de outros homens como de Deus. Como escreveu J. E. McFayden: "Há poucas coisas mais maravilhosas que esta na longa história da religião: o fato de que durante séculos os homens levaram as vidas mais nobres, cumprindo o seu dever e carregando suas tristezas sem esperar uma recompensa futura."

Só ocasionalmente no Antigo Testamento alguém dava um salto ousado de fé. O salmista exclama: “Até o meu corpo repousará seguro. Pois não deixarás a minha alma na morte [Sheol], nem permitirás que o teu santo veja corrupção. Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.” (Salmo 16:9-11). “Estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória.” (Salmo 73: 23-24). O salmista estava persuadido de que quando a pessoa entrava em uma relação autêntica com Deus, nem sequer a morte podia quebrá-la. Sentia que o laço entre Deus e o homem de Deus devia vencer o tempo. Mas nesse momento, tratava-se mais de um salto de fé desesperado que de uma convicção estabelecida. Por último, no Antigo Testamento nos encontramos com a esperança imortal de Jó. Frente a todas suas desgraças, Jó exclama: Eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão. (Jó 19:25-27)

Agora, em Jó encontramos o verdadeiro germe da crença judia na imortalidade. A história judia estava composta por desastres, cativeiros, escravidão e derrotas. Entretanto, o povo judeu estava profundamente convencido de que era o povo de Deus. Esta terra jamais o tinha demonstrado e nunca o faria. Portanto, era inevitável que apelassem ao mundo novo para corrigir as injustiças do antigo. Chegaram a conceber que se o plano de Deus devia realizar-se plenamente algum dia, se sua justiça devia manifestar-se em toda sua magnitude, se alguma vez devia manifestar-se por completo o amor de Deus, necessitava-se outro mundo e outra vida.

McFayden afirma que Galloway disse: "Ao menos os enigmas da vida são menos intrigantes quando chegamos a descansar na noção de que este não é o último ato do drama humano." Esse foi exatamente o sentimento que levou os hebreus a crer em uma vida por vir. É certo que na época de Jesus os saduceus ainda se negavam a crer em algum tipo de vida após a morte. Entretanto, os fariseus e a maioria dos judeus criam nela. Diziam que no momento da morte se encontravam os dois mundos, o do tempo e o da eternidade, e se beijavam. Afirmavam que aqueles que morria viam a Deus e se negavam a chamá-los mortos, chamavam-nos vivos. Quando Marta respondeu a Jesus, deu testemunho da culminação da fé de seu povo.


A RESSURREIÇÃO E A VIDA
Estudo sobre João 11:20-27 (continuação)

Quando Marta declarou sua adesão à crença dos judeus ortodoxos na vida futura, Jesus disse algo que deu nova vida e um significado flamejante a essa crença. "Eu sou a ressurreição e a vida", disse. “Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente.” O que quis dizer Jesus exatamente quando pronunciou essas palavras? Nem sequer se dedicássemos toda a vida a pensar nelas poderíamos esgotar seu significado. Entretanto, devemos buscar compreender tudo o que possamos. Há uma coisa clara: Jesus não estava pensando em termos da vida física. Pois, do ponto de vista físico não é certo que aquele que crê em Jesus não morrerá nunca. O homem que crê em Jesus enfrenta e experimenta a morte física como qualquer outro. Não se detêm os anos e sua vida no mundo não durará para sempre. Nesta frase, devemos buscar algo mais que um sentido biológico.

(1) Jesus pensava na morte do pecado. Dizia o seguinte: "Inclusive se o homem morre no pecado, inclusive se, por culpa do pecado, perdeu tudo o que faz a vida merecer a tristeza de ser vivida, eu posso fazê-lo voltar a viver." Esta é a promessa de Jesus: pode ressuscitar a vida que morreu no pecado. Do ponto de vista da realidade histórica, as provas de que isto é certo som muito numerosas.

A. M. Chirgwin cita o exemplo contemporâneo do Tokichi Ishii. Ishii tinha um prontuário de crimes quase sem comparação. Tinha assassinado homens, mulheres e meninos da maneira mais brutal. Qualquer um que se cruzava em seu caminho ficava eliminado sem piedade. Estava preso, esperando que o matassem. Visitaram-no duas senhoras canadenses que trataram de lhe falar através da grade mas ele se limitou a cravar-lhes o olhar como um animal selvagem dentro de uma jaula. Por último, as senhoras abandonaram o intento de falar com ele mas lhe deixaram uma Bíblia com a esperança de que triunfasse onde elas falam fracassado.

Começou a lê-la e não pôde deter-se. Leu até chegar ao relato da crucificação. Encontrou-se com as palavras: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”, e se sentiu derrotado. "Detive-me", relatou. "Sentia-me como se me tivessem introduzido um prego enorme. Eu o chamarei o amor de Cristo? Acaso direi que foi sua compaixão? Não sei que nome lhe dar. Tudo o que sei é que cri e que a dureza de meu coração ficou transformada." Mais tarde, quando o carcereiro foi buscá-lo para levá-lo ao cadafalso, não se encontrou com a fera selvagem e endurecida que pensava achar mas com um homem sorridente e radiante porque o assassino havia tornado a nascer. No sentido literal da palavra, Cristo ressuscitou a Tokichi Ishii.

Não tem por que ser tão dramático. Qualquer um pode chegar a tornar-se um ser tão egoísta que está morto às necessidades de outros. Pode insensibilizar-se de tal modo que morre aos sentimentos de outros. Qualquer um pode comprometer-se tanto com as pequenas deslealdades e desonestidades da vida que morre para a honra. Pode chegar a perder toda esperança até se tornar um abúlico, que é um morto espiritual. Jesus Cristo pode ressuscitar a qualquer destas pessoas. Todos os testemunhos da história nos demonstram que ressuscitou a milhões de pessoas assim e sua mão jamais perdeu o poder.

(2) Mas Jesus também pensava na vida por vir. Trouxe para a vida a certeza de que a morte não significa o fim. As últimas palavras do Eduardo o Confessor foram: "Não chorem, não morrerei; ao deixar a terra dos mortos confio ver as bênçãos do Senhor na região dos vivos." Nós chamamos este mundo a terra dos vivos: entretanto, seria mais correto chamá-la a terra dos mortos. Por Jesus Cristo sabemos que quando chega a morte não saímos da terra dos vivos mas sim entramos nela. Por Jesus Cristo sabemos que nos dirigimos, não rumo ao ocaso, mas rumo à aurora. Sabemos, como o expressasse Mary Webb, que a morte é uma porta na linha do horizonte. Sabemos que, no sentido mais real, não vamos a caminho da morte mas a caminho da vida.

Como acontece isto? Acontece quando cremos em Jesus Cristo. O que significa isso? Que sentido devemos dar à palavra crer? Crer em Jesus significa aceitar tudo o que disse como absolutamente verdadeiro e lançar nossas vidas por isso com uma confiança total. Quando o fazemos entramos em duas novas relações.

(1) Entramos em uma nova relação com Deus. Quando cremos que Deus é tal como nos descreveu Jesus adquirimos a certeza de que Deus é, acima de tudo, um Deus redentor. Desaparece o temor à morte porque esta significa ir para com Aquele que ama as almas dos homens mais que ninguém no mundo.

(2) Entramos em uma nova relação com a vida. Quando aceitamos a forma de vida de Jesus, quando nos comprometemos com ela, quando convertemos os seus mandamentos nas leis que regerão nossas vidas e quando nos damos conta de que Ele está ali para nos ajudar a levar a vida que nos ordenou levar, esta se torna algo completamente novo. Cobre-se com uma nova beleza, uma nova formosura, uma nova força. Podemos expressá-lo deste modo: quando aceitamos o caminho de Jesus como o caminho de nossa vida, esta vale a pena ser vivida. Converte-se em algo tão bonito que não podemos conceber que termine de maneira incompleta.

Quando cremos em Jesus, quando aceitamos o que diz a respeito de Deus e da vida e quando jogamos tudo por Ele, somos ressuscitados porque nos libertamos do temor que caracteriza a vida sem Deus; libertamo-nos da frustração própria da vida dominada pelo pecado, libertamo-nos da superficialidade da vida sem Cristo. A vida surge da morte do pecado e se converte em algo tão rico que não pode morrer mas sim deve encontrar na morte só a transição a uma vida superior.


A EMOÇÃO DE JESUS
Estudo sobre João 11:28-33

Marta voltou para casa para dizer a Maria que Jesus tinha chegado. Queria lhe dar a notícia em segredo, sem que as visitas se inteirassem porque queria que Maria estivesse uns minutos a sós com Jesus antes de que fosse rodeasse por uma multidão e impedisse toda intimidade. Não obstante, quando as visitas viram que Maria se levantava depressa e saía, imediatamente supuseram que tinha ido visitar o sepulcro de Lázaro. Era costume, especialmente entre as mulheres, ir chorar no sepulcro em todo momento durante a semana posterior ao enterro. A saudação de Maria foi idêntico a da Marta. Se Jesus tivesse chegado a tempo, não teria ocorrido a desgraça e Lázaro ainda viveria.

Jesus viu Maria e a todo o grupo chorando. Devemos recordar que não se trataria de um pranto discreto e controlado. Seria um grito e um pranto sem inibições, quase histérico, porque os judeus consideravam que quanto mais descontrolado era o pranto maior era a honra que se rendia ao morto. Aqui nos encontramos com um problema de tradução. A palavra que a Versão A Bíblia na Linguagem de Hoje traduz como muito comovido vem do verbo embrimasthai. Agora, resulta muito difícil decidir como deve traduzir-se este verbo. É usado três vezes no Novo Testamento. Em Mateus 9:30 quando se diz que Jesus encarregou rigorosamente aos cegos que não publicassem que Ele os tinha curado.

Em Marcos 1:43 quando se diz que Jesus encarregou rigorosamente ao leproso que não comentasse que o tinha curado. Em Marcos 14:5 quando se afirma que os espectadores murmuravam contra a mulher que ungiu a cabeça de Jesus com o perfume custoso porque consideravam que esse ato de amor era uma extravagância custosa. Notamos que em cada um destes casos, a palavra tem uma conotação de severidade, quase de irritação. Significa desafiar, corrigir, dar uma ordem estrita. Alguns querem interpretá-lo desse modo. Queriam traduzir a frase assim: "Jesus sentiu ira em seu espírito." A que se devia a ira? Podia dever-se a dois motivos. Sugere-se que as lágrimas e as exclamações de dor dos judeus de Betânia não eram mais que uma manifestação hipócrita, que não sentiam, em realidade, a dor que expressavam, não faziam mais que simular sua tristeza, expressavam esses sentimentos com a mesma facilidade com que tivessem aberto uma tíbia. Sugere-se que esta dor artificial provocou a ira de Jesus.

Tudo isto pode ser certo com referência aos visitantes judeus, embora na passagem não há nenhuma indicação que nos permita assegurar que sua dor era simulada, mas não há a menor dúvida de que não se pode aplicar à dor de Maria. Em seu caso, não se pode interpretar que embrimasthai signifique irritação. No uso comum do grego clássico embrimasthai se aplica ao bufar de um cavalo. O único sentido que pode ter aqui é que Jesus se sentiu invadido por uma emoção tão intensa que arrancou de seu coração um gemido involuntário.

Agora, encontramo-nos com uma das coisas mais bonitas do Evangelho. Jesus se comprometia tão profundamente com a dor e a tristeza das pessoas que seu coração se enchia de angústia. Em cada tristeza que parte o coração O Homem das Dores participa. Mas há algo mais que isso. Para qualquer grego que lesse estas linhas — e devemos recordar que este Evangelho foi escrito para os gregos — a imagem que se apresenta nelas resultaria algo surpreendente e incrível. João escreveu todo seu Evangelho em torno de uma ideia central: que em Jesus vemos a mente de Deus. Agora, para o grego a característica fundamental de Deus era algo que chamava apatheia. Esta palavra indica uma absoluta incapacidade para sentir qualquer tipo de emoção.

Como foi que os gregos chegaram a atribuir este característico a Deus? Sua fundamentação era era a seguinte. Se podemos sentir dor ou alegria, felicidade ou tristeza, significa que alguém pode ter algum efeito sobre nós. Outra pessoa pode nos provocar alegria ou dor. Se for assim, significa que, nesse momento, tem algum poder sobre nós ou, dito de outro modo, nesse momento, é mais forte que nós. Bem, ninguém pode exercer nenhum poder sobre Deus, seria algo impossível. E se for assim, terá que interpretar que Deus é, em essência, incapaz de sentir nenhuma emoção porque ninguém pode ser capaz de produzir alegria ou tristeza em Deus. Os gregos criam em seu deus solitário, isolado, sem paixão nem compaixão.

Que diferença com a imagem que deu Jesus de Deus! Jesus nos mostrou um Deus cujo coração se vê invadido pela angústia diante do sofrimento de suas criaturas, um Deus que, no sentido mais literal, sofre em nossas aflições. Quando João descreve esta cena, apresenta uma imagem de Deus completamente nova. O mais importante que Jesus fez por nós foi nos trazer a notícia de um Deus que se preocupa.


A VOZ QUE DESPERTA OS MORTOS
Estudo sobre João 11:34-46

E chegamos ao último ato. Mais uma vez nos mostra a imagem de Jesus invadido pela angústia ao compartilhar a tristeza do coração humano. Para o leitor grego, a breve frase: "Jesus chorou", devia ser o elemento mais surpreendente de um relato esmagador. Para o grego, o fato de que o Filho de Deus pudesse chorar devia ser algo que estava além de toda sua capacidade de crer. A fim de compreender bem esta cena devemos ter em mente a imagem do sepulcro palestino. Eram covas naturais ou cavadas na rocha. Constavam de uma entrada na qual se colocava o féretro, em um primeiro momento. Depois da entrada havia uma cova que em geral tinha 1,80 m. de comprimento, 2,70 de largura e 3 de altura. Quase sempre havia oito prateleiras cortadas na rocha, três de cada lado e duas na parede em frente da entrada e ali ficavam os cadáveres. Estes eram envolvidos em vestimentas de linho com exceção das mãos e dos pés que se cobriam com uma espécie de vendagem e a cabeça, a qual se cobria com uma toalha. O sepulcro não tinha porta mas na entrada havia uma fenda na qual ficava uma enorme pedra semelhante a uma roda de carro. Fazia-se fazia rodar a pedra na entrada e com isso se selava o sepulcro. Jesus pediu que movessem a pedra. Marta só podia imaginar um motivo para esse pedido: que Jesus queria ver a cara de seu amigo morto pela última vez. Não cria que isso fosse algum consolo. Que consolo podia procurar o fato de contemplar o espetáculo lúgubre e repulsivo de um cadáver em putrefação. Assinalou que Lázaro tinha estado no
sepulcro durante quatro dias.

O significado de suas palavras é o seguinte. Os judeus criam que os espíritos dos mortos permaneciam nas cercanias dos sepulcros durante quatro dias em busca de uma oportunidade para voltar a entrar no corpo dos mortos. Mas depois de quatro dias abandonavam o lugar porque a cara do morto estava tão chateada que já não a reconheciam. Então Jesus pronunciou sua ordem, uma ordem que nem sequer a morte podia desobedecer. Fala e, ao ouvir sua voz, Os mortos recebem uma vida nova. E Lázaro se aproximou. É estranho e quase truculento pensar no corpo enfaixado que se cambaleia fora do sepulcro. De maneira que Jesus ordenou que lhe tirassem as vestimentas mortuárias e a vendagem que o impediam e que o deixassem ir.

Devemos assinalar certos elementos. 

(1) Jesus orou. O poder que fluía dEle não lhe pertencia, era o poder de Deus. Godet disse: "Os milagres são outras tantas orações que receberam resposta."

(2) Jesus só buscava a glória de Deus. Não fez isto para glorificar-se a si mesmo. Quando Elias manteve seu combate épico com os profetas do Baal, orou: “Responde-me, ó SENHOR, responde-me, para que este povo saiba que tu, o SENHOR, és Deus” (1 Reis 18:37). Tudo o que Jesus fazia devia-se ao poder de Deus e seu objetivo era glorificá-lo. Que diferentes são os homens! São tantas as coisas que tentamos fazer por nossas próprias forças e para aumentar nosso próprio prestígio. Jesus agia por Deus e para Deus. Possivelmente haveria mais coisas maravilhosas em nossas vidas se deixássemos de agir por nossa conta e para nosso próprio proveito e déssemos a Deus o lugar principal.


A RESSURREIÇÃO DE LÁZARO
Estudo sobre João 11:1-44

Tratamos que expor a ressurreição de Lázaro tal como aparece o relato no Novo Testamento. Mas não podemos ignorar que de todos os milagres de Jesus este é aquele que expõe o maior problema. Enfrentemos as dificuldades com toda honestidade.

(1) Nos outros três Evangelhos há relatos de pessoas ressuscitadas. Temos o relato da ressurreição da filha de Jairo (Mateus 9:18-26: Marcos 5:21-43; Lucas 8:40-56). Temos o relato da ressurreição do filho da viúva de Naim (Lucas 7:11-16). Em ambos os casos, a ressurreição ocorreu imediatamente depois da morte. É bem possível crer que nestes dois milagres a pessoa ressuscitada estava em um estado de coma ou em um transe.

Já vimos que o enterro devia fazer-se logo que tinha ocorrido a morte devido ao clima da Palestina. E as provas dos sepulcros palestinos indicam que era acostume dar-se o caso de enterros em vida devido à pressa com que eram celebrados. Pode ser que estes dois milagres fossem milagres de diagnóstico, nos quais Jesus salvou a dois jovens de uma morte espantosa. Mas não há nenhum outro caso que possa comparar-se à ressurreição de alguém que fazia quatro dias que estava morto e cujo corpo já tinha entrado em decomposição. Não há nada no Evangelho que possa comparar-se com o relato sobre Lázaro.

(2) Nos outros três Evangelhos não há nenhum relato, nem sequer uma menção da ressurreição do Lázaro. Se os outros evangelistas conheciam este milagre como puderam passá-lo por alto? Se realmente se produziu como puderam ignorá-lo? Sugeriu-se a seguinte resposta a estas perguntas. Sabemos que Marcos obteve sua informação de Pedro. Agora, acontece que Pedro não aparece absolutamente no Quarto Evangelho no capítulo cinco e nos capítulos que vão do sétimo ao décimo segundo. Sugeriu-se que Pedro não estava presente nessa ocasião. De fato, Tomé é o porta-voz dos discípulos. Sugeriu-se que Pedro não estava com Jesus nesse momento e que chegou mais tarde para a festa da Páscoa. Esta ideia não parece provável e, por outro lado, inclusive se Pedro não estava no lugar, não há dúvida de que os autores dos Evangelhos devem ter ouvido de outras fontes um milagre tão surpreendente.

(3) Possivelmente a maior dificuldade radica no fato de que João vê neste milagre a causa principal que moveu as autoridades judias a tomar medidas definitivas para eliminar a Jesus (João 11:47-54). Dito de outro modo, a ressurreição do Lázaro foi a causa direta da cruz. Nos outros três evangelhos, a causa fundamental da crucificação foi a purificação do templo. É difícil compreender por que os outros evangelhos não dizem nada sobre este milagre se foi, em realidade, a causa imediata da decisão das autoridades judias de crucificar a Jesus.

(4) Por outro lado, poder-se-ia sustentar com razão que a Entrada Triunfal fica inexplicável sem o antecedente deste milagre. Por que recebeu Jesus essa recepção imensa quando entrou em Jerusalém? Pode-se aduzir que foi devido à fama que adquiriu por este milagre. E entretanto, permanece o fato concreto: nos outros três Evangelhos, tal como o relatam seus autores, não há nenhum lugar ou momento quando se poderia incluir este milagre. Se este relato não for uma crônica de um fato histórico real como podemos explicá-lo?

(1) Renan, o acadêmico francês, sugeriu que todo o milagre era uma fraude planejada por Jesus, Marta, Maria e Lázaro. Semelhante explicação não precisa ser refutada. Basta qualificá-la como incrível. Mais adiante, o próprio Renan a abandonou.

(2) Sugeriu-se que Lázaro estava em estado de coma ou transe. Seria impossível sustentar tal opinião a partir do relato tal como o lemos no Evangelho. Os detalhes da morte são muito vívidos.

(3) Sugeriu-se que se trata de uma alegoria elaborada ao redor da frase de Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida." Tratar-se-ia de uma história escrita com a intenção de ilustrar essa frase e lhe dar um cenário. Esta pode ser uma versão simplificada da verdade.

(4) Sugeriu-se que se deve que relacionar esta historia com a parábola do rico e Lázaro (Lucas 16:19-31). Esse relato termina dizendo que nem sequer se alguém se levantasse dos mortos os judeus creriam. Afirma-se que o objetivo do relato é mostrar que se ressuscitou a alguém dos mortos e os judeus não creram. Toma o relato como uma espécie de desenvolvimento alegórico da parábola.

Ao analisar todas as dificuldades que apresenta esta história somos obrigados a dizer que não sabemos o que foi o que aconteceu em Betânia mas que, sem dúvida nenhuma, ocorreu algo tremendo. Vale a pena assinalar que, até o dia de hoje, Betânia continua sendo chamada Azariyeh, que deriva da palavra Lázaro. Não obstante, não conhecemos com certeza a verdade que esta história ensina.

Robert McAfee Brown, um professor americano, conta um fato provocado por este relato. Era capelão do exército dos Estados Unidos e estava a bordo de um barco no qual 1.500 marinheiros retornavam do Japão a seu país onde receberiam baixa. Ante sua grande surpresa, um pequeno grupo lhe pediu que organizasse um estudo bíblico. Não titubeou em aproveitar a oportunidade. Quando se aproximava o final da viagem, estavam estudando este capítulo.

Ao finalizá-lo, um marinheiro se aproximou dele. "Cada parte desse capítulo se refere a mim", disse-lhe. Contou-lhe que durante os últimos seis meses tinha vivido no inferno. Ao sair do colégio secundário tinha ingressado diretamente na marinha. Enviaram-no ao Japão. Havia-se enfastiado da vida e tinha saído para buscar problemas e caiu em graves problemas. Ninguém sabia, mas Deus sim. Sentia-se culpado, sentia que sua vida estava arruinada, que jamais poderia enfrentar sua família. Embora não havia razão para que soubessem, sentia que se havia suicidado e que estava morto. "E depois de ler este capítulo", continuou este jovem marinho, "voltei à vida. Sei que esta ressurreição da que falava Jesus é real, aqui e agora, porque me ressuscitou da morte à vida."

Os problemas desse jovem não tinham terminado, devia percorrer um caminho duro, mas em meio de seu pecado e de seu sentimento de culpa, tinha encontrado a Jesus como a ressurreição e a vida. E esse é o fim do problema. Não importa, em realidade, se Jesus ressuscitou um corpo no ano 30 de nossa era. O que importa, e muito, é que Jesus é a ressurreição e a vida para todos os homens que estão mortos no pecado e mortos para Deus, agora. Pode haver dificuldades neste relato. Possivelmente jamais saibamos o que aconteceu em Betânia faz tantos anos. Mas sim sabemos, sem a menor duvida, que Jesus é, até o dia de hoje, a ressurreição e a vida. Isso é o que nos diz a história, e o resto não interessa.

A TRÁGICA IRONIA
Estudo sobre João 11:47-53

Nesta passagem descreve as autoridades judias de maneira muito eloquente. O acontecimento maravilhoso de Betânia tinha acelerado a ação dos judeus. Não se podia permitir que Jesus continuasse agindo sem controle. Se fosse permitido continuar agindo como o estava fazendo até esse momento, inevitavelmente cada vez mais pessoas o seguiriam. De maneira que convocaram o concílio para que solucionasse o problema. Este concílio estava integrado por fariseus e saduceus. Os fariseus não compunham um partido político; seu único objetivo era viver de acordo com cada um dos detalhes da Lei. Não se preocupavam com o governante que tivessem sempre que lhes permitisse continuar com sua obediência meticulosa à Lei. Os saduceus, pelo contrário, constituíam um partido político muito comprometido. Conformavam o grupo rico e aristocrático. Também eram o partido colaboracionista. Sempre que lhes era permitido desfrutar e conservar sua riqueza, suas comodidades e sua posição de autoridade estavam muito dispostos a colaborar com Roma.

Todos os sacerdotes eram saduceus e é evidente que eram eles os que dominavam esta reunião do concílio. Isso quer dizer que os que falaram foram os saduceus. João esboça seus característicos com um punhado de pinceladas muito hábeis. Em primeiro lugar, os saduceus eram muito pouco corteses. Ao referir-se a eles, Josefo afirmou: "A conduta dos saduceus entre si é bastante descortês e sua conversação com seus pares é grosseira; o mesmo acontece com os estranhos" (As guerras dos judeus 2:8, 14). “Vós nada sabeis”, disse Caifás (Versículo 49). "Sois criaturas sem inteligência, sem cérebro." Assim, vemos a arrogância inata, dominadora dos saduceus. Isso era exatamente o que diria um deles. A arrogância orgulhosa dos saduceus estabelece um contraste implícito com os acentos de amor de Jesus. Em segundo lugar, havia uma coisa a que sempre tendiam os saduceus: a manutenção de seu poder e prestígio político e social. Temiam que Jesus obtivera seguidores e provocasse distúrbios contra o governo.

Agora, Roma era tolerante, em termos gerais, mas, sendo que governava um império tão enorme, não podia aceitar nenhuma classe de desordem civil e sempre os reprimia com mão firme e sem piedade. Se Jesus provocava alguma desordem a mão de Roma cairia com todo seu poder e, sem a menor duvida, os saduceus perderiam a posição de autoridade da qual desfrutavam nesse momento. Jamais imaginaram perguntar-se se Jesus tinha razão ou não ou se seus planos respondiam à vontade de Deus. Sua única pergunta foi a seguinte: "Que efeito terá isto sobre minha tranqüilidade, meus benefícios e minha autoridade?" Não julgavam as coisas segundo o critério do bem e o mal, nem à luz de princípios, mas segundo sua própria comodidade e à luz de sua própria carreira. É possível, ainda hoje, que alguém ponha sua carreira de preferência à vontade de Deus.

E logo vem o primeiro exemplo terrível de ironia dramática. Às vezes, em uma peça de teatro, um dos personagens diz algo sem perceber o significado total de suas palavras. O público o percebe mas o personagem não; diz algo que tem um sentido ou uma importância muito maiores do que ele crê. Isso recebe o nome de ironia dramática. Assim foi como os saduceus insistiram em que era preciso eliminar a Jesus, do contrário, viriam os romanos e lhes tirariam sua autoridade. Isso foi exatamente o que aconteceu no ano 70 de nossa era. Os romanos, cansados da intransigência e a teimosia dos judeus sitiaram Jerusalém. Quando o sítio chegou ao fim, a cidade era um montão de ruínas e se passou um arado pelo centro do templo.

Que diferentes puderam ter sido as coisas se os judeus tivessem aceito a Jesus! Mas os passos que deram para salvar a sua nação foram os que a destruíram. Esta destruição teve lugar no ano 70; o Evangelho de João foi escrito ao redor do ano 100 de nossa era: todos seus leitores perceberiam a ironia dramática contida nas palavras dos saduceus. Então Caifás, o sumo sacerdote, fez sua afirmação de duplo sentido. "Se vocês tivessem algum sentido", disse, "chegariam à conclusão de que é muito melhor que um homem morra por sua nação e não que a nação inteira pereça."

Agora, os judeus criam que quando o sumo sacerdote pedia o conselho de Deus para a nação, Deus falava por meio dele e mandava sua mensagem através do sumo sacerdote e que, de fato, nessas ocasiões o sumo sacerdote era também um profeta. Há um antigo relato que conta como escolheu Moisés a Josué para que o sucedesse na liderança de Israel. Josué compartilharia sua honra e quando desejasse obter algum conselho de Deus, devia dirigir-se a Eleazar, o sumo sacerdote: "Ele ficará diante do sacerdote Eleazar, e lhe consultará (...); pelo dito dele sairão, e pelo dito dele entrarão" (Números 27:18-21). O sumo sacerdote devia ser o mediador e o canal da palavra de Deus ao líder e ao povo.

Esse era o papel que Caifás desempenhava nesta oportunidade. Aqui nos encontramos com outro exemplo tremendo de ironia dramática. Caifás quis dizer que era melhor que Jesus morresse de preferência a ter problemas com Roma. Devia morrer para salvar o povo. Isso era certo, mas não no sentido que lhe deu Caifás. Era verdadeiro em um sentido muito mais profundo e mais maravilhoso. Deus pode falar por meio das pessoas mais insuspeitadas. Às vezes, Deus manda uma mensagem através de uma pessoa sem que esta saiba. Deus pode usar até as palavras de homens maus. Jesus morreria pelo povo e também por todos os homens de Deus disseminados em todo mundo. A Igreja primitiva empregou estas palavras de maneira muito bonita. O primeiro livro de serviços da Igreja se chamou Didaquê ou O ensino dos doze apóstolos. Remonta-se a poucos anos depois do ano 100 d. C. Estabelecia-se que, ao partir o pão, era preciso dizer: "Assim como este pão estava espalhado pelas montanhas e se uniu, permite que a Igreja se una dos limites da terra e entre no reino" (Didaquê 9:4). O pão estava composto por todos os elementos que tinham estado disseminados. Do mesmo modo, os
elementos da Igreja que agora estão disseminados algum dia se unirão em um tudo. Isso é algo no qual podemos pensar quando vemos que se parte o pão da Eucaristia.


JESUS O PROSCRITO
Estudo sobre João 11:54-57

Jesus não brincava com o perigo quando não era necessário. Estava disposto e ansioso por entregar sua vida mas não era tão absurdamente arriscado para desperdiçar sua vida entregando-a antes de ter concluído seu obra. Não há nada virtuoso no risco sem sentido. De maneira que se afastou até uma aldeia chamada Efraim. Esta cidade estava situada na região montanhosa ao norte de Jerusalém. Estava perto de Betel e em 2 Crônicas 13:19 são mencionadas juntas. Durante esses dias, Jerusalém estava começando a encher-se de gente. Antes que o judeu pudesse assistir a alguma festa devia estar cerimonialmente limpo e podia tornar-se impuro mediante o contato com uma enorme quantidade de coisas e de gente. De maneira que muitos judeus chegavam à cidade com antecipação para fazer as ofertas necessárias e passar pelas lavagens que lhes assegurariam a pureza ritual.

A Lei estabelecia: "Todo homem deve purificar-se antes da Festa." Estas purificações se levavam a cabo no Templo. Levavam bastante tempo e no ínterim os judeus se reuniam em pequenos grupos muito entusiastas. Sabiam o que acontecia. Inteiraram-se deste combate mortal de vontades entre Jesus e as autoridades, e o povo sempre se interessa por aquele que enfrenta com valentia uma luta desigual. Perguntavam-se se apareceria na festa mas chegaram à conclusão de que era absolutamente impossível que o fizesse. Este carpinteiro da Galileia não podia desafiar a toda a força da oficialidade eclesiástica e política judia. Tinham subestimado a Jesus. Quando chegasse o momento em que devia
apresentar-se, nada no mundo o poderia deter. Se Deus ordenava a Jesus que fosse, não existiria ameaça humana que o detivera. 

Martinho Lutero era um homem que desafiava as almas cautelosas que pretendiam deter seus impulsos. Tomou o que para ele era o caminho correto "apesar de todos os cardeais, os papas, os reis e os imperadores junto com todos os demônios e o próprio inferno." Quando o citaram para que se apresentasse em Worms para responder sobre o ataque que tinha arrojado contra os abusos da Igreja Católica Romana, sabia muito bem quais eram os perigos que enfrentava ao assistir à convocatória. Sua resposta foi a seguinte: "Iria embora houvesse tantos demônios em Worms como telhas nos telhados."

Quando lhe disseram que o Duque Jorge o capturaria, afirmou: "Iria embora chovessem duques Jorge." Não se tratava de que Lutero não experimentasse temor porque mais de uma vez pronunciava suas palavras com a voz entrecortada enquanto lhe tremiam os joelhos. Entretanto, possuía essa coragem que vence o temor. O cristão não teme que as consequências que sobrevém ao fazer o correto mas as que se desprendem de não fazê-lo. Os versículos finais deste capítulo parecem indicar que a esta altura dos acontecimentos Jesus tinha sido proscrito. Pode ser que as autoridades tenham devotado uma recompensa a qualquer um que desse informação que permitisse capturá-lo. Possivelmente essa foi a recompensa que buscava Judas e a que por ultimo recebeu. Neste momento, Jesus era um homem proscrito por cuja cabeça se oferecia uma recompensa.

Entretanto, e apesar disso, foi a Jerusalém e não o fez na escuridão das ruas afastadas ou escondendo-se dos olhos dos homens. Chegou a Jerusalém a plena luz, de maneira tal que os olhos de todos os homens se centrassem sobre ele. Seja o que for que digamos sobre Jesus, devemos nos inclinar em admiração perante sua coragem que desafiou a morte. Durante os últimos dias de sua vida, Jesus foi o proscrito mais glorioso de todos os tempos.