Esboço de João 5

Esboço de João 5

Cf. Estudo sobre João 5
Cf. Explicação de João 5:1-15
Cf. Explicação de João 5:16-23
Cf. Explicação de João 5:24-30
Cf. Resumo de João 5

Esboço de João 5

I. O Milagre ao Lado do Tanque de Betesda (5.1-15)

A. O aleijado e o Messias — o primeiro encontro (5.1-9)
1. O homem está rolando em seu leito (5.1-8)

a. O tormento ao lado das águas (5.1-5): Um homem aleijado há trinta e oito anos está deitado em sua cama.
b. O movimento das águas (5.6-7): O homem declara a Jesus que ele crê que, quando as águas forem sobrenaturalmente agitadas, elas o curarão, mas sua doença o impede de entrar na água.
c. O milagre junto às águas (5:8): Jesus lhe diz para pegar seu leito e andar.

2. O homem anda com sua cama (5.9).
B. O aleijado e as críticas (5.10-13): Ele é confrontado por ímpios líderes judeu.

1. A crítica (5.10): "Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito".
2. A defesa (5.11-13): "Aquele que me curou, esse mesmo me disse! Toma o teu leito e anda".
C. O aleijado e Cristo — O último encontro (5.14-15): Jesus alerta ao homem que não peque, para que algo pior não lhe aconteça.

II. A Mensagem ao Lado do Tanque de Betesda (5.16-47)
A. A crítica a Jesus (5.16-18): Os ímpios fariseus censuram Jesus por duas coisas.
1. Ele cura no sábado (5.16).
2. Ele se iguala a Deus (5.1 7-18).

B. A Trindade e Jesus (5.19-20, 23)
1. O Pai ama o Filho (5.19-20).
2. O Filho honra o Pai (5.23).

C. As designações de Jesus (5.21-22, 24-29)
1. Ele concede vida eterna (5.21, 24, 26).
2. Ele ressuscitará os mortos (5.25, 28-29)
a. Uns para alegria eterna (5.25, 28-29a).
b. Outros para punição eterna (5.29b).
3. Ele julga todos os homens (5.22, 27).

D. Os testemunhos sobre Jesus (5.30-47): Os testemunhos das reivindicações sobrenaturais de Jesus vêm de quatro fontes.
1. De João Batista (5.31-35): Ele prega a verdade.
2. De suas próprias palavras (5.36): Seus ensinamentos e milagres vêm do Pai.
3. Do Pai (5.30, 37-38): O Pai testifica dele.
4. Das Escrituras (5.39-47): As Escrituras apontam para ele embora as pessoas afirmem crer nas Escrituras, mas não acreditam nele.