Comentário sobre João 1:43-49

Comentário sobre João 1:43-49

Jesus chamou Filipe pessoalmente, e ele creu no Senhor e o seguiu. Não sabemos o que se passou no coração de Filipe, a fim de que estivesse pronto para seu encontro, pois Deus normalmente prepara a pessoa antes de chamá-la. Sabemos que Filipe demonstrou sua fé procurando compartilhá-la com o amigo Natanael. João 21:2 dá a entender que pelo menos sete dos discípulos de Jesus eram pescadores, inclusive Natanael. Os pescadores são homens de coragem e determinação, que perseveram em seu trabalho, mesmo nas circunstâncias mais adversas. A princípio, Natanael duvidou de que alguma coisa digna e honrada pudesse vir de Nazaré. Jesus nasceu em Belém, mas cresceu em Nazaré e, por isso, levou consigo esse estigma (Mt 2:19-23). A designação "nazarenos" (At 24:5) implicava desprezo e rejeição.

Quando Natanael hesitou e discutiu, Filipe usou as palavras do próprio Jesus: "Vinde e vede" (Jo 1:39). Posteriormente, Jesus convidou: "Venha a mim e beba" (Jo 7:37) e "Vinde, comei." (Jo 21:12). "Venha" – esse é o grande convite da graça de Deus. Quando Natanael encontrou-se com Jesus, descobriu que o Mestre já sabia tudo sobre ele! Ao chamá-lo de "verdadeiro israelita, em que não há dolo", Jesus certamente se referia a Jacó, o antepassado dos judeus, homem que usou de dolo para enganar seu irmão, seu pai e seu sogro. O nome de Jacó foi mudado para "Israel, um príncipe com Deus". A referência à "escada de Jacó", em João 1:51, confirma essa idéia.

Quando Jesus revelou a Natanael que sabia onde ele havia estado e o que havia feito, Natanael convenceu-se de que se encontrava, de fato, diante do "Filho de Deus [...], o Rei de Israel". Sua experiência foi semelhante à da mulher samaritana junto ao poço. "Quando ele [o Messias] vier, nos anunciará todas as coisas [...]. Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito" (Jo 4:25, 29). O ministério das igrejas também deve deixar espaço para a revelação do coração humano (1 Co 14:23-35).

Quando Filipe testemunhou a Natanael, apresentou Moisés e os Profetas como evidência (Jo 1:45). Talvez Jesus tenha dado a Filipe um "curso intensivo" sobre as profecias messiânicas do Antigo Testamento, como fez com os discípulos no caminho de Emaús (Lc 24:13ss). É sempre bom associar o testemunho pessoal à Palavra de Deus. O título "Rei de Israel" era semelhante a "Messias, o Ungido", pois os reis eram sempre ungidos de Deus (ver SI 2, especialmente os vv. 2, 6, 7). A certa altura do ministério de Jesus, as multidões quiseram proclamá-lo Rei, mas ele se recusou (Jo 6:15). No entanto, se apresentou como Rei (Jo 12:10ss) e declarou a Pilatos que havia nascido e vindo ao mundo para ser Rei (Jo 18:33-37).

Alguns estudiosos acreditam que Natanael e Bartolomeu são a mesma pessoa. João não fez menção alguma de Bartolomeu em seu Evangelho, enquanto os outros três evangelistas falam de Bartolomeu, mas não de Natanael. Nas listas de nomes, Filipe é ligado a Bartolomeu (Mt 10:3; Mc 3:18; Lc 6:14), de modo que é possível que os dois andassem juntos e que tenham ministrado juntos. Naquele tempo, era comum um homem ter dois nomes diferentes.