Resumo do Capítulo 2 do Evangelho de João

Resumo do Capítulo 2 do Evangelho de João
por Eduardo Junior

Introdução: Iremos abordar a seguir o capítulo 2 do Evangelho de João por meio de um resumo das principais ideias textuais e teológicas do mesmo. O objetivo do presente resumo não é fazer um comentário versículo por versículo, mas resumir as principais ideias do segundo capítulo desse evangelho.


Resumo de João 2:1-12

No segundo capítulo do Evangelho de João, versículos 1 ao 12, encontramos a tão conhecida festa de casamento de Caná. Nela, Jesus realiza seu primeiro milagre, conforme registrado nos Evangelhos, ao transformar água em vinho.

Resumo de João 2:13-22

Nesses versículos do capítulo 2, encontramos a primeira ida de Jesus ao Templo depois de iniciar seu ministério. Ao chegar lá, Jesus encontrou um grande comercio, pessoas fazendo da casa de seu Pai um lugar de negócios e, muitas vezes, negócios fraudulentos. Consumido pela ira, Jesus faz uma azorrague, uma espécie de chicote, e expulsa esses comerciantes do Templo. Isso chama a atenção dos líderes judeus, que exigem uma explicação. Jesus argui que ele destruirá o Templo simbolicamente e o levantará em três dias, fazendo então alusão à sua Ressurreição.

Resumo de João 2:23-25

Muitas pessoas veem os milagres de Jesus e depositam fé nele.