João 7:53-8:59 — Interpretação
São incontrovertíveis as evidências interna e externa contra a tradição que afirma ter sido esta história escrita por João. A evidência, tanto dos manuscritos e versões mais antigos, com exceção do Códice D, como também o testemunho patrístico, é contra sua inserção no quarto Evangelho. A história interrompe definitivamente a seqüência da narrativa. Entretanto, faz parte da autêntica tradição da igreja. A evidência interna a identifica, quanto ao estilo e fraseologia, com os sinóticos. Muito cedo tornou-se conhecida como genuíno episódio no ministério de Jesus e foi aceita pela sua antiguidade e autoridade. Não há relevância teológica a ser atribuída à sua posição no contexto. "E provável que sua introdução sirva como glosa ilustrativa das palavras Eu a ninguém julgo (Jo 8.15)" (Temple). Aparentemente, o incidente ocorre nos últimos dias antes da Paixão de Jesus.
Este passa o dia no templo e à noite volta para o lar em Betânia, ou para o Monte das Oliveiras. Certa manhã, enquanto ensina no templo, os judeus lhe trazem uma mulher surpreendida em adultério (3,4). Querem enredá-lo num dilema (6) e perguntam acerca da punição que deveria ser aplicada no caso (5). Se Jesus recomendar a clemência, Ele se coloca em oposição à lei de Moisés. Se Ele recomendar apedrejamento, os judeus sabem que tal julgamento entra em choque com a jurisdição romana, que reserva para si o direito de aplicar pena de morte. Jesus então escreve com o dedo na areia e o gesto os incomoda. Pelo ato, Jesus mostra que não pronunciará julgamento, mas eles não tomam conhecimento do gesto e insistem em interrogá-lo (7).
Então Jesus diz: Aquele que dentre vós estiver sem pecado, seja o primeiro que lhe atire pedra (7) e continua escrevendo na terra. Os judeus compreendem que o que está sendo escrito é a sua própria condenação e se esquivam da presença silenciosa de Jesus (9). Percebem que seus motivos mais íntimos têm sido julgados. Jesus deixa de lado o aspecto legal e frisa o significado moral nas suas próprias vidas.
Jesus e a mulher agora ficam a sós, pois todos os acusadores se retiraram. Jesus pergunta-lhe sobre seus acusadores e a condenação que lhe apresentaram (10). Ele não pronuncia a palavra de julgamento, mas a exorta a que não peque mais (11). Jesus não trata o pecado levianamente, nem o desculpa, porque a justiça de Deus o condena. A lição que Jesus ensina aos judeus é que eles não são agentes do castigo divino. "A verdade de Jesus repreendeu a mentira nos escribas e nos fariseus; a pureza de Jesus condenou a sensualidade da mulher" (C. J. Wright, Tile Mission and Message of Jesus, pág. 795).
O debate com os judeus continua (Jo 8.12-59)
Jesus continua ensinando no templo, como se vê no vers. 20. Reivindica o grande direito de declarar-se a Luz do Mundo (12). A luz e a água eram características da festa dos tabernáculos. A coluna de fogo que guiava o povo no deserto foi comemorada na festa pela cerimônia de acender-se quatro imensos candelabros, no Pátio das Mulheres. A cerimônia serviu perfeitamente para apresentar as reivindicações do Mestre. Os escritores do Velho Testamento falavam muitas vezes de luz, metaforicamente, e possivelmente Jesus tinha isto em mente na ocasião. O Messias seria "luz dos gentios" (Is 42.6). A metáfora abrange as duas idéias de iluminação e testemunho. Jesus Cristo é a luz do mundo, banindo as características maléficas das trevas e testemunhando da revelação final de Deus aos homens. Quem me segue (12); talvez uma referência à coluna de fogo; a associação de luz e vida relembra o Sl 36.9.
Os fariseus contestam a validade do testemunho de Jesus, que dá de si mesmo (13). Jesus aceita o princípio envolvido quanto à evidência, mas lembra-lhes certos fatos relativos à sua origem e destino que fazem do seu caso algo excepcional (14). O testemunho de si mesmo provém de sua singular autoconsciência. Eles julgam segundo a carne (15). A palavra "julgar" admite diferentes interpretações, abrangendo testemunhar condenar e conhecer. Seu julgamento a respeito de Jesus é superficial (15). Eu a ninguém julgo (15). Esta declaração não nega que o Senhor era juiz. Aqui Ele salienta o fato que sua missão atual não é a de julgar. Entretanto, sua presença no mundo representa um desafio, e os homens são condenados quando o rejeitam (cfr. Jo 3.19).
Desta maneira, o seu julgamento é finalmente autoritário e justo, satisfazendo a todos os requisitos legais (Dt 17.6). Sua identidade se firma na boca de duas testemunhas, Ele e Seu Pai (16,18). A petulância dos fariseus em exigir que Jesus revele a outra testemunha demonstra a cega ignorância deles (19). A vida e missão de Jesus atestam a união do Pai e do Filho. Os judeus não tentam prendê-lo, porque sua obra ainda não está completa (20; Cfr. Jo 7.8,30).
De outra feita (21) a frase une este discurso ao que precede. Jesus desenvolve as implicações de suas reivindicações, revelando a verdadeira natureza da incredulidade e seu destino: perecereis no vosso pecado (21). Os judeus continuam incrédulos e desdenhosos. Jesus reafirma que não poderão encontrá-Lo quando for e os judeus supõem que tenta suicidar-se. Que não podem segui-Lo se explica no fato que, "quanto à origem, afinidades e ponto de vista, pertencem a dois reinos diferentes" (Mac Gregor).
Cristo é o eterno eu sou (23) e fé nEle é o fator vivificante que determina o nosso destino. Segue-se, mais uma vez, a solene declaração: Morrereis em vossos pecados (24). Perguntam-lhe, quem és tu? Ele lhes responde: Que é que desde o princípio vos tenho dito? (25). O grego permite várias interpretações desta resposta. "Eu sou Deus, o princípio de todas as coisas, eu que vos Falo"(m. Soares). "Isso mesmo que já desde o princípio vos disse" (ARC).
Jesus tem muitas cousas para dizer a vosso respeito e vos julgar (26). É preciso que pronuncie julgamento. Falou já da sorte dos que morrem em seus pecados (cfr. o vers. 21). O discurso continua o tema do vers. 16. Seu julgamento é verdadeiro, sendo o do seu Pai (26). Mas os judeus não entendem quando Jesus faz alusões a seu Pai (27) nem poderão entender até que Ele seja levantado (28). Refere-se à próxima consumação do seu ministério, que terminará pela sua morte. Assevera outra vez a sua consciente união com o Pai e sua obediência à vontade do Pai (29). A crassa ignorância espiritual dos judeus é mitigada pela fé dos muitos que creram nele (30).
Jesus agora se dirige aos que estão dispostos a ouvir-lhe as palavras. Seus ensinos os esquadrinharão, mas, se eles os aceitarem com sinceridade, serão levados a uma fé mais profunda. Explica-se assim a simpatia inicial dos judeus e o seu antagonismo subsequente. A severidade do tom de Jesus, a exigência inflexível de justiça, o desafio do Seu ensino e a abnegação do discipulado, se combinam para apresentar a verdade, de tal maneira que as atitudes básicas dos judeus ficam reveladas. A apresentação da verdade revela o alicerce movediço da sua fé. Revela também a verdadeira natureza da Sua controvérsia com os judeus.
Se vós permanecerdes na minha palavra (31). O verdadeiro discípulo permanece na Palavra de Deus. Somente assim pode penetrar mais profundamente nos ensinos de Jesus e receber o conhecimento da verdade que o libertará (32). Obediência à verdade na prática é o único meio de conhecê-Lo. A experiência contínua da presença de Deus é a verdadeira liberdade. Os judeus interpretam a liberdade no sentido político (33). São descendência de Abraão, e jamais foram escravos de alguém. Na realidade, tinham passado por períodos sucessivos de escravidão sob os babilônios, egípcios, persas e romanos, porém nunca se submeteram à escravidão. Jesus fala da liberdade do espírito.
Escravo é aquele que é dominado pelo pecado (34) e, em virtude desta escravidão ao pecado, não tem direitos na casa do seu Senhor (35). Somente o filho da casa tem direito. Os judeus incrédulos, enquanto ficam escravos do pecado, não têm direito às promessas de Deus que lhes garantem acesso à casa paterna. Verdadeiramente sereis livres (36). Consegue-se genuína liberdade espiritual por intermédio do Filho e os que são libertados permanecem na sua comunhão. Os judeus são carnalmente descendentes de Abraão (37-39), porém isto não quer dizer que são realmente "filhos" de Abraão (Cfr. Rm 9.7). Não reconhecem Aquele que está no seu meio, como expressão visível da vontade e verdade divinas; ao contrário, querem matá-Lo. Nisto estão de pleno acordo com a massa incrédula da nação: a minha palavra não está em vós (37). Suas palavras encontram oposição. Ele segue o exemplo do Seu Pai e eles seguem o do pai deles. A ênfase é colocada na diferença de origem, meu Pai... vosso pai (38). Os judeus ainda insistem que Abraão é seu pai, o que leva Jesus a comparar as duas paternidade. As ações dos judeus revelam que praticam as obras de seu verdadeiro pai, as quais não correspondem à natureza de Abraão (39-40).
Agora os judeus estão plenamente convencidos de que Jesus está possesso de um demônio. Interpretam literalmente as suas palavras não verá a morte (51). Porventura, é Jesus maior do que Abraão e os profetas? (52-53). Jesus nega a acusação de autoglorificação e reafirma que seu único motivo é o de cumprir a vontade do pai (54, cfr. vers. 50; Jo 5.31 etc.). Ele conhece o Pai; eles nem o reconhecem (55). Deus será glorificado nEle, através do seu conhecimento incomparável do Pai. Caso negasse isto negaria também a validade de Sua missão. Ele guarda a palavra de Deus pela lealdade que mostra à sua comissão (55).
Abraão alegrou-se por ver o meu dia (56) -o dia do Messias. Abraão antecipou a vinda de Cristo, tendo certeza do cumprimento das promessas. Não somente previu o advento de Cristo; agora, regozija-se no Seu dia. É implícito que Abraão ainda goza de uma existência consciente que permite sua alegria no dia de Cristo. Os judeus perguntam se Jesus já viu Abraão, porque o Mestre ainda não tinha cinqüenta anos (57). A dramática resposta de Cristo contém a reivindicação empolgante de sua pré-existência: Antes que Abraão existisse, eu sou (58). Eu sou: no original grego, ego eimi. Note-se o contraste entre os verbos ginomai e eimi, entre o ser criado e o eterno. Jesus se declara o eterno "eu sou". Sua vida tem a característica divina de não ser sujeita ao tempo. Os judeus compreendem o sentido da sua afirmação: pré-existência absoluta significa igualdade com Deus. Isto, para eles, é blasfêmia, de sorte que pegam em pedras para matá-Lo, mas Jesus se esconde e sai do meio deles. A frase passando pelo meio deles, e assim se retirou (59, ARC) é omitida na ARA, pois parece ser um acréscimo posterior.
Este passa o dia no templo e à noite volta para o lar em Betânia, ou para o Monte das Oliveiras. Certa manhã, enquanto ensina no templo, os judeus lhe trazem uma mulher surpreendida em adultério (3,4). Querem enredá-lo num dilema (6) e perguntam acerca da punição que deveria ser aplicada no caso (5). Se Jesus recomendar a clemência, Ele se coloca em oposição à lei de Moisés. Se Ele recomendar apedrejamento, os judeus sabem que tal julgamento entra em choque com a jurisdição romana, que reserva para si o direito de aplicar pena de morte. Jesus então escreve com o dedo na areia e o gesto os incomoda. Pelo ato, Jesus mostra que não pronunciará julgamento, mas eles não tomam conhecimento do gesto e insistem em interrogá-lo (7).
Então Jesus diz: Aquele que dentre vós estiver sem pecado, seja o primeiro que lhe atire pedra (7) e continua escrevendo na terra. Os judeus compreendem que o que está sendo escrito é a sua própria condenação e se esquivam da presença silenciosa de Jesus (9). Percebem que seus motivos mais íntimos têm sido julgados. Jesus deixa de lado o aspecto legal e frisa o significado moral nas suas próprias vidas.
Jesus e a mulher agora ficam a sós, pois todos os acusadores se retiraram. Jesus pergunta-lhe sobre seus acusadores e a condenação que lhe apresentaram (10). Ele não pronuncia a palavra de julgamento, mas a exorta a que não peque mais (11). Jesus não trata o pecado levianamente, nem o desculpa, porque a justiça de Deus o condena. A lição que Jesus ensina aos judeus é que eles não são agentes do castigo divino. "A verdade de Jesus repreendeu a mentira nos escribas e nos fariseus; a pureza de Jesus condenou a sensualidade da mulher" (C. J. Wright, Tile Mission and Message of Jesus, pág. 795).
O debate com os judeus continua (Jo 8.12-59)
Jesus continua ensinando no templo, como se vê no vers. 20. Reivindica o grande direito de declarar-se a Luz do Mundo (12). A luz e a água eram características da festa dos tabernáculos. A coluna de fogo que guiava o povo no deserto foi comemorada na festa pela cerimônia de acender-se quatro imensos candelabros, no Pátio das Mulheres. A cerimônia serviu perfeitamente para apresentar as reivindicações do Mestre. Os escritores do Velho Testamento falavam muitas vezes de luz, metaforicamente, e possivelmente Jesus tinha isto em mente na ocasião. O Messias seria "luz dos gentios" (Is 42.6). A metáfora abrange as duas idéias de iluminação e testemunho. Jesus Cristo é a luz do mundo, banindo as características maléficas das trevas e testemunhando da revelação final de Deus aos homens. Quem me segue (12); talvez uma referência à coluna de fogo; a associação de luz e vida relembra o Sl 36.9.
Os fariseus contestam a validade do testemunho de Jesus, que dá de si mesmo (13). Jesus aceita o princípio envolvido quanto à evidência, mas lembra-lhes certos fatos relativos à sua origem e destino que fazem do seu caso algo excepcional (14). O testemunho de si mesmo provém de sua singular autoconsciência. Eles julgam segundo a carne (15). A palavra "julgar" admite diferentes interpretações, abrangendo testemunhar condenar e conhecer. Seu julgamento a respeito de Jesus é superficial (15). Eu a ninguém julgo (15). Esta declaração não nega que o Senhor era juiz. Aqui Ele salienta o fato que sua missão atual não é a de julgar. Entretanto, sua presença no mundo representa um desafio, e os homens são condenados quando o rejeitam (cfr. Jo 3.19).
Desta maneira, o seu julgamento é finalmente autoritário e justo, satisfazendo a todos os requisitos legais (Dt 17.6). Sua identidade se firma na boca de duas testemunhas, Ele e Seu Pai (16,18). A petulância dos fariseus em exigir que Jesus revele a outra testemunha demonstra a cega ignorância deles (19). A vida e missão de Jesus atestam a união do Pai e do Filho. Os judeus não tentam prendê-lo, porque sua obra ainda não está completa (20; Cfr. Jo 7.8,30).
De outra feita (21) a frase une este discurso ao que precede. Jesus desenvolve as implicações de suas reivindicações, revelando a verdadeira natureza da incredulidade e seu destino: perecereis no vosso pecado (21). Os judeus continuam incrédulos e desdenhosos. Jesus reafirma que não poderão encontrá-Lo quando for e os judeus supõem que tenta suicidar-se. Que não podem segui-Lo se explica no fato que, "quanto à origem, afinidades e ponto de vista, pertencem a dois reinos diferentes" (Mac Gregor).
Cristo é o eterno eu sou (23) e fé nEle é o fator vivificante que determina o nosso destino. Segue-se, mais uma vez, a solene declaração: Morrereis em vossos pecados (24). Perguntam-lhe, quem és tu? Ele lhes responde: Que é que desde o princípio vos tenho dito? (25). O grego permite várias interpretações desta resposta. "Eu sou Deus, o princípio de todas as coisas, eu que vos Falo"(m. Soares). "Isso mesmo que já desde o princípio vos disse" (ARC).
Jesus tem muitas cousas para dizer a vosso respeito e vos julgar (26). É preciso que pronuncie julgamento. Falou já da sorte dos que morrem em seus pecados (cfr. o vers. 21). O discurso continua o tema do vers. 16. Seu julgamento é verdadeiro, sendo o do seu Pai (26). Mas os judeus não entendem quando Jesus faz alusões a seu Pai (27) nem poderão entender até que Ele seja levantado (28). Refere-se à próxima consumação do seu ministério, que terminará pela sua morte. Assevera outra vez a sua consciente união com o Pai e sua obediência à vontade do Pai (29). A crassa ignorância espiritual dos judeus é mitigada pela fé dos muitos que creram nele (30).
Jesus agora se dirige aos que estão dispostos a ouvir-lhe as palavras. Seus ensinos os esquadrinharão, mas, se eles os aceitarem com sinceridade, serão levados a uma fé mais profunda. Explica-se assim a simpatia inicial dos judeus e o seu antagonismo subsequente. A severidade do tom de Jesus, a exigência inflexível de justiça, o desafio do Seu ensino e a abnegação do discipulado, se combinam para apresentar a verdade, de tal maneira que as atitudes básicas dos judeus ficam reveladas. A apresentação da verdade revela o alicerce movediço da sua fé. Revela também a verdadeira natureza da Sua controvérsia com os judeus.
Se vós permanecerdes na minha palavra (31). O verdadeiro discípulo permanece na Palavra de Deus. Somente assim pode penetrar mais profundamente nos ensinos de Jesus e receber o conhecimento da verdade que o libertará (32). Obediência à verdade na prática é o único meio de conhecê-Lo. A experiência contínua da presença de Deus é a verdadeira liberdade. Os judeus interpretam a liberdade no sentido político (33). São descendência de Abraão, e jamais foram escravos de alguém. Na realidade, tinham passado por períodos sucessivos de escravidão sob os babilônios, egípcios, persas e romanos, porém nunca se submeteram à escravidão. Jesus fala da liberdade do espírito.
Escravo é aquele que é dominado pelo pecado (34) e, em virtude desta escravidão ao pecado, não tem direitos na casa do seu Senhor (35). Somente o filho da casa tem direito. Os judeus incrédulos, enquanto ficam escravos do pecado, não têm direito às promessas de Deus que lhes garantem acesso à casa paterna. Verdadeiramente sereis livres (36). Consegue-se genuína liberdade espiritual por intermédio do Filho e os que são libertados permanecem na sua comunhão. Os judeus são carnalmente descendentes de Abraão (37-39), porém isto não quer dizer que são realmente "filhos" de Abraão (Cfr. Rm 9.7). Não reconhecem Aquele que está no seu meio, como expressão visível da vontade e verdade divinas; ao contrário, querem matá-Lo. Nisto estão de pleno acordo com a massa incrédula da nação: a minha palavra não está em vós (37). Suas palavras encontram oposição. Ele segue o exemplo do Seu Pai e eles seguem o do pai deles. A ênfase é colocada na diferença de origem, meu Pai... vosso pai (38). Os judeus ainda insistem que Abraão é seu pai, o que leva Jesus a comparar as duas paternidade. As ações dos judeus revelam que praticam as obras de seu verdadeiro pai, as quais não correspondem à natureza de Abraão (39-40).
Agora os judeus estão plenamente convencidos de que Jesus está possesso de um demônio. Interpretam literalmente as suas palavras não verá a morte (51). Porventura, é Jesus maior do que Abraão e os profetas? (52-53). Jesus nega a acusação de autoglorificação e reafirma que seu único motivo é o de cumprir a vontade do pai (54, cfr. vers. 50; Jo 5.31 etc.). Ele conhece o Pai; eles nem o reconhecem (55). Deus será glorificado nEle, através do seu conhecimento incomparável do Pai. Caso negasse isto negaria também a validade de Sua missão. Ele guarda a palavra de Deus pela lealdade que mostra à sua comissão (55).
Abraão alegrou-se por ver o meu dia (56) -o dia do Messias. Abraão antecipou a vinda de Cristo, tendo certeza do cumprimento das promessas. Não somente previu o advento de Cristo; agora, regozija-se no Seu dia. É implícito que Abraão ainda goza de uma existência consciente que permite sua alegria no dia de Cristo. Os judeus perguntam se Jesus já viu Abraão, porque o Mestre ainda não tinha cinqüenta anos (57). A dramática resposta de Cristo contém a reivindicação empolgante de sua pré-existência: Antes que Abraão existisse, eu sou (58). Eu sou: no original grego, ego eimi. Note-se o contraste entre os verbos ginomai e eimi, entre o ser criado e o eterno. Jesus se declara o eterno "eu sou". Sua vida tem a característica divina de não ser sujeita ao tempo. Os judeus compreendem o sentido da sua afirmação: pré-existência absoluta significa igualdade com Deus. Isto, para eles, é blasfêmia, de sorte que pegam em pedras para matá-Lo, mas Jesus se esconde e sai do meio deles. A frase passando pelo meio deles, e assim se retirou (59, ARC) é omitida na ARA, pois parece ser um acréscimo posterior.