João 1:1-8 — Contexto Grego
Mas já vimos que o problema do João não consistia em apresentar o cristianismo ao mundo judeu, mas em apresentá-lo ao mundo grego. Como, então, adequava-se esta idéia da Palavra ao pensamento grego? No pensamento grego, a idéia da palavra estava ali, esperando que a usasse. Tinha começado esta idéia da palavra, ao redor do ano 560 a.C., e, o que resulta estranho, é que começou em Éfeso, onde também se escreveu o quarto Evangelho.
No ano 560 a.C havia em Éfeso um filósofo chamado Heráclito. Sua idéia fundamental era que tudo neste mundo está em um estado de movimento contínuo. Tudo muda dia a dia e momento a momento. Seu exemplo famoso era que resultava impossível banhar-se duas vezes no mesmo rio. Alguém se banha uma vez; sai; volta-se a banhar; mas o rio não é o mesmo, porque as águas correram e é um rio diferente. Para Heráclito todas as coisas eram assim, tudo estava em um estado de fluxo constante. Mas se for assim, por que a vida não é um caos total? Como pode ter algum sentido um mundo no qual há um fluxo e uma mudança constante, ininterrupta e contínua? A resposta de Heráclito era: toda esta mudança e este fluir não acontecem por acaso; estão controlados e ordenados; seguem um esquema contínuo o tempo todo; e o que controla o esquema é o Logos, a palavra, a razão de Deus. Para Heráclito, o Logos, a palavra, era o princípio de ordem sob o qual o universo continuava existindo.
Mas Heráclito ia mais adiante. Sustentava que não só havia um modelo no mundo físico; também há um modelo no mundo dos eventos. Sustentava que nada se move sem sentido, que em toda vida e em todos os eventos da vida há um propósito, um plano, um esquema e um intuito. E o que é o que controla os eventos? Uma vez mais, a resposta é, o poder que controla é o Logos, a palavra, a razão de Deus. Mas Heráclito aprofundava ainda mais o assunto. O que é o que nos diz, a cada um, qual é a diferença entre o bem e o mal? O que é o que faz possível que pensemos e raciocinemos? O que é o que nos permite escolher em forma correta e reconhecer a verdade quando a vemos? Mais uma vez Heráclito nos dá a mesma resposta: o que dá ao homem a razão e o conhecimento da verdade e a capacidade de julgar e discernir entre o bem e o mal é o Logos, a palavra, a razão de Deus que habita em seu interior. Heráclito sustentava que no mundo da natureza e dos eventos "todas as coisas acontecem segundo o Logos”, e que no homem individual "o Logos é o juiz da verdade". Para Heráclito o Logos não era menos que a mente de Deus que controla este mundo e a cada homem em particular.
Uma vez que os gregos descobriram esta idéia, não a deixaram escapar. Fascinava-os. E de maneira especial os estóicos, sempre maravilhados diante da ordem deste mundo. A ordem sempre implica uma mente. Em qualquer lugar que haja ordem, acerto, intuito e modelo, deve haver uma mente que projetou e controla essa ordem. Os estóicos perguntavam: "O que é o que faz com que as estrelas se mantenham em seu curso? O que faz com que as marés subam e baixem? O que faz com que o dia e a noite ocorram em uma ordem inalterável? O que faz com que as estações cheguem no momento indicado?" E respondiam: "Todas as coisas estão controladas pelo Logos, a palavra, a razão de Deus. O Logos é o poder que dá sentido ao mundo, o poder que faz com que o mundo seja uma ordem e não um caos, o poder que pôs em movimento o mundo e que o mantém em um movimento perfeito. "O Logos", diziam os estóicos, "domina todas as coisas".
Ainda há outro nome no mundo grego que devemos observar. Havia em Alexandria um judeu chamado Filo. Tinha dedicado sua vida a estudar a sabedoria de dois mundos, o judeu e o grego. Nenhum outro homem conheceu as escrituras judaicas como Filo as conhecia; e nenhum judeu conhecia como ele a grandeza do mundo grego. Ele também conhecia, empregava e amava esta idéia do Logos, a palavra, a razão de Deus. Sustentava que o Logos era a coisa mais antiga que existia no mundo e que era o instrumento mediante o qual Deus tinha feito o mundo. Dizia que o Logos era o pensamento de Deus impresso sobre o universo; fala do Logos pelo qual Deus fez o mundo e todas as coisas; diz que Deus, piloto do universo, sustenta o Logos como o volante de um leme, e com ele dirige todas as coisas. Diz que na mente do homem também está estampado o Logos, que o Logos é aquilo que dá ao homem a razão, o poder de pensar e o poder de conhecer. Dizia que o Logos é o intermediário entre o mundo e Deus, entre o criado e o incriado, que o Logos é o sacerdote que apresenta a alma a Deus.
O pensamento grego conhecia, pois, tudo referente ao Logos. Via no Logos o poder criador e diretor de Deus, o poder que fez o universo e que o mantém em movimento. De maneira que João chegou aos gregos e disse:
"Durante séculos estivestes pensando, escrevendo e sonhando sobre o Logos, o poder que fez o mundo, o poder que mantém a ordem do mundo, o poder mediante o qual os homens pensam, raciocinam e conhecem, o poder através do qual ficam em contato com Deus. Jesus é esse Logos que veio à terra". "A palavra", — o Verbo — disse João, "fez-se carne". Poderíamos dizê-lo de outro modo —"a mente de Deus se converteu em uma pessoa".
Os gregos e os judeus tinham chegado lentamente à concepção do Lagos, a palavra, a razão de Deus, a mente de Deus que fez o mundo e que lhe dá sentido. De maneira que João se dirigiu tanto aos judeus como aos gregos para dizer que em Jesus Cristo esta mente de Deus criadora, iluminadora, controladora, sustentadora, tinha baixado à Terra. Veio para dizer que os homens já não necessitam fazer conjeturas e procurar provas; que tudo o que deviam fazer era olhar a Jesus e ver a Mente de Deus.
No ano 560 a.C havia em Éfeso um filósofo chamado Heráclito. Sua idéia fundamental era que tudo neste mundo está em um estado de movimento contínuo. Tudo muda dia a dia e momento a momento. Seu exemplo famoso era que resultava impossível banhar-se duas vezes no mesmo rio. Alguém se banha uma vez; sai; volta-se a banhar; mas o rio não é o mesmo, porque as águas correram e é um rio diferente. Para Heráclito todas as coisas eram assim, tudo estava em um estado de fluxo constante. Mas se for assim, por que a vida não é um caos total? Como pode ter algum sentido um mundo no qual há um fluxo e uma mudança constante, ininterrupta e contínua? A resposta de Heráclito era: toda esta mudança e este fluir não acontecem por acaso; estão controlados e ordenados; seguem um esquema contínuo o tempo todo; e o que controla o esquema é o Logos, a palavra, a razão de Deus. Para Heráclito, o Logos, a palavra, era o princípio de ordem sob o qual o universo continuava existindo.
Mas Heráclito ia mais adiante. Sustentava que não só havia um modelo no mundo físico; também há um modelo no mundo dos eventos. Sustentava que nada se move sem sentido, que em toda vida e em todos os eventos da vida há um propósito, um plano, um esquema e um intuito. E o que é o que controla os eventos? Uma vez mais, a resposta é, o poder que controla é o Logos, a palavra, a razão de Deus. Mas Heráclito aprofundava ainda mais o assunto. O que é o que nos diz, a cada um, qual é a diferença entre o bem e o mal? O que é o que faz possível que pensemos e raciocinemos? O que é o que nos permite escolher em forma correta e reconhecer a verdade quando a vemos? Mais uma vez Heráclito nos dá a mesma resposta: o que dá ao homem a razão e o conhecimento da verdade e a capacidade de julgar e discernir entre o bem e o mal é o Logos, a palavra, a razão de Deus que habita em seu interior. Heráclito sustentava que no mundo da natureza e dos eventos "todas as coisas acontecem segundo o Logos”, e que no homem individual "o Logos é o juiz da verdade". Para Heráclito o Logos não era menos que a mente de Deus que controla este mundo e a cada homem em particular.
Uma vez que os gregos descobriram esta idéia, não a deixaram escapar. Fascinava-os. E de maneira especial os estóicos, sempre maravilhados diante da ordem deste mundo. A ordem sempre implica uma mente. Em qualquer lugar que haja ordem, acerto, intuito e modelo, deve haver uma mente que projetou e controla essa ordem. Os estóicos perguntavam: "O que é o que faz com que as estrelas se mantenham em seu curso? O que faz com que as marés subam e baixem? O que faz com que o dia e a noite ocorram em uma ordem inalterável? O que faz com que as estações cheguem no momento indicado?" E respondiam: "Todas as coisas estão controladas pelo Logos, a palavra, a razão de Deus. O Logos é o poder que dá sentido ao mundo, o poder que faz com que o mundo seja uma ordem e não um caos, o poder que pôs em movimento o mundo e que o mantém em um movimento perfeito. "O Logos", diziam os estóicos, "domina todas as coisas".
Ainda há outro nome no mundo grego que devemos observar. Havia em Alexandria um judeu chamado Filo. Tinha dedicado sua vida a estudar a sabedoria de dois mundos, o judeu e o grego. Nenhum outro homem conheceu as escrituras judaicas como Filo as conhecia; e nenhum judeu conhecia como ele a grandeza do mundo grego. Ele também conhecia, empregava e amava esta idéia do Logos, a palavra, a razão de Deus. Sustentava que o Logos era a coisa mais antiga que existia no mundo e que era o instrumento mediante o qual Deus tinha feito o mundo. Dizia que o Logos era o pensamento de Deus impresso sobre o universo; fala do Logos pelo qual Deus fez o mundo e todas as coisas; diz que Deus, piloto do universo, sustenta o Logos como o volante de um leme, e com ele dirige todas as coisas. Diz que na mente do homem também está estampado o Logos, que o Logos é aquilo que dá ao homem a razão, o poder de pensar e o poder de conhecer. Dizia que o Logos é o intermediário entre o mundo e Deus, entre o criado e o incriado, que o Logos é o sacerdote que apresenta a alma a Deus.
O pensamento grego conhecia, pois, tudo referente ao Logos. Via no Logos o poder criador e diretor de Deus, o poder que fez o universo e que o mantém em movimento. De maneira que João chegou aos gregos e disse:
"Durante séculos estivestes pensando, escrevendo e sonhando sobre o Logos, o poder que fez o mundo, o poder que mantém a ordem do mundo, o poder mediante o qual os homens pensam, raciocinam e conhecem, o poder através do qual ficam em contato com Deus. Jesus é esse Logos que veio à terra". "A palavra", — o Verbo — disse João, "fez-se carne". Poderíamos dizê-lo de outro modo —"a mente de Deus se converteu em uma pessoa".
Os gregos e os judeus tinham chegado lentamente à concepção do Lagos, a palavra, a razão de Deus, a mente de Deus que fez o mundo e que lhe dá sentido. De maneira que João se dirigiu tanto aos judeus como aos gregos para dizer que em Jesus Cristo esta mente de Deus criadora, iluminadora, controladora, sustentadora, tinha baixado à Terra. Veio para dizer que os homens já não necessitam fazer conjeturas e procurar provas; que tudo o que deviam fazer era olhar a Jesus e ver a Mente de Deus.