Evidência Interna da Autoria de João
I. Evidência Interna. (1) O escritor era um dos apóstolos, conforme se deduz pelo emprego da primeira pessoa do plural, 1. 14, e talvez 21. 24, e de pequenas passagens descritivas, a respeito da impressão que os discípulos receberam pelos acontecimentos da vida de Cristo, 1. 37; 2. 11, 17; 4. 27, 54; 9. 2; 11. 8-16; 12. 4-6, 21, 22; 13. 23-26; 18. 15; 19. 26, 27, 35; 20. 8, e das terminantes declarações do capítulo 21. 24. O autor fala “ do discípulo a quem Jesus amava” , 13. 23; 19. 26; 20. 2; 21. 7, 20, 21, que no cap. 21 24, diz ser o próprio autor. Todos os apóstolos, são mencionados nominalmente neste livro, exceto Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelador e os filhos de Zebedeu. Os três primeiros não pertencem ao pequeno círculo dos discípulos íntimos.
Somente a um destes, conviria este título, e Tiago, filho de Zebedeu, foi morto logo no princípio dos trabalhos apostólicos, At 12. 2. S. João era o único sobrevivente, 3. Prova-se que o escritor deste evangelho pertencia à raça judaica pelo hebraísmo de seu estilo, escrevendo em grego, 4. Mostra conhecimento muito íntimo da geografia, da história e dos costumes dos judeus, durante o ministério de Cristo, 1. 21, 28, 46; 2. 6; 3. 23; 4. 5, 27; 5. 2, 3; 7. 40-52; 9. 7; 10. 22, 23; 11. 18; 18. 28; 19. 31, e dá mais pormenores pessoais do que qualquer outro dos evangelistas. A evidência interna harmoniza-se perfeitamente com a pessoa do discípulo amado. Não se podem exigir provas mais evidentes, em falta de informações mais explícitas. Contudo, o cap. 21. 24, quase supre esta falta, porque, de acordo com o testemunho unânime da história primitiva do Cristianismo, S. João foi o apóstolo que viveu mais, firmando a crença de que chegaria até a segunda vinda de Cristo.
O capítulo 21 é evidentemente um aditamento que ele fez ao seu evangelho, que a princípio terminava com o cap. 20. Tudo prova que S. João foi o autor de todo o livro.
Somente a um destes, conviria este título, e Tiago, filho de Zebedeu, foi morto logo no princípio dos trabalhos apostólicos, At 12. 2. S. João era o único sobrevivente, 3. Prova-se que o escritor deste evangelho pertencia à raça judaica pelo hebraísmo de seu estilo, escrevendo em grego, 4. Mostra conhecimento muito íntimo da geografia, da história e dos costumes dos judeus, durante o ministério de Cristo, 1. 21, 28, 46; 2. 6; 3. 23; 4. 5, 27; 5. 2, 3; 7. 40-52; 9. 7; 10. 22, 23; 11. 18; 18. 28; 19. 31, e dá mais pormenores pessoais do que qualquer outro dos evangelistas. A evidência interna harmoniza-se perfeitamente com a pessoa do discípulo amado. Não se podem exigir provas mais evidentes, em falta de informações mais explícitas. Contudo, o cap. 21. 24, quase supre esta falta, porque, de acordo com o testemunho unânime da história primitiva do Cristianismo, S. João foi o apóstolo que viveu mais, firmando a crença de que chegaria até a segunda vinda de Cristo.
O capítulo 21 é evidentemente um aditamento que ele fez ao seu evangelho, que a princípio terminava com o cap. 20. Tudo prova que S. João foi o autor de todo o livro.