Escatologia no Livro de João

Além dessas reivindicações, há aquelas declarações que envolvem a expressão "Eu sou", não seguidas por qualquer complemento, e que sugerem a reivindicação de ser Ele o eterno EU SOU - Javé do Antigo Testamento (4:25, 26; 8:24, 28, 58; 13:19; comparar com 6:20; 7:34, 36;14:3;17:24; Êxodo 3:13 ss.).

Quando uma pessoa crê, imediatamente recebe a vida eterna o que explana a expressão usada por C. H. Dodd, "escatologia realizada". (Mas, contrariamente a uma escatologia totalmente cumprida, na qual a futura esperança cristã se tenha perdido, comparar as referências à ressurreição e ao julgamento final, em 5:25 29, bem como à segunda vinda de Cristo, em 14: 1 3. A expressão "escatologia inaugurada (ou proléptica)" caberia melhor aqui.) Pleno aprazimento ainda tem de esperar o futuro, mas todo o crente também saboreia uma prelibação presente. Talvez alguns cristãos se sentissem perturbados e alguns não-cristãos se mostrassem incrédulos ante a demora de regresso de Jesus daí a ênfase joanina sobre a salvação desfrutada agora mesmo. É segundo essas diretrizes que João procura evangelizar aos incrédulos com o evangelho e/ou estabelecer firmemente os crentes em sua fé. (É difícil decidirmos se João escreveu para os incrédulos, para os crentes, ou para ambas as classes.)


Fonte: Panorama do Novo Testamento de Robert H. Gundry. São Paulo. Vida Nova. 1998.