Quanto a vários particulares, o trecho de João 1:11,12 apresenta um sumário das variedades de material inclusas no Evangelho de João. "Os seus não o receberam" o sombrio pano de fundo do evangelho consiste das reiteradas rejeições de Jesus por parte dos Judeus: quando Ele purificou o templo (capítulo 2); depois que Ele curara o paralítico (capítulo 5); após ter Ele multiplicado os pães para os cinco mil homens (capítulo 6); quando Seus meio irmãos procuraram tratá Lo com sarcasmo (capítulo 7); quando Ele se fez presente à festa dos Tabernáculos (capítulo 7); quando Ele afirmou ser a luz do mundo (capítulo 8); quando Ele asseverou a Sua unidade com Deus Pai (capítulo 10); e depois de haver ressuscitado a Lázaro (capítulo 11).
"Mas, a todos quantos o receberam" em contraste com a rejeição geral dos judeus, alguns indivídos acolheram a Jesus, mediante o encontro pessoal com Ele: André, João (cujo nome não figura no texto), Pedro, Filipe, Natanael (capítulo 1); Nicodemos (capítulo 3); a mulher samaritana (capítulo 4); o cego de nascença (capítulo 9); Maria e Marta (capítulo 11); os onze, no cenáculo (capítulos 13 16), e Maria Madalena (capítulo 20).
"Deu lhes o poder de serem feitos filhos de Deus" João descreve pormenorizadamente certo número de milagres realizados por Jesus, mas intitula os "sinais", devido ao valor que têm como símbolos do poder transformador da fé em Jesus: a transformação da água em vinho ilustra a passagem do ritualismo judaico para a superior realidade do evangelho (capítulo 2); a cura do filho do nobre aponta para a transformação que nos tira da enfermidade para a higidez espiritual (capítulo 4); a cura do paralítico, da impotência para a força (capítulo 5); a multiplicação de pães para os cinco mil, da penúria para a plenitude (capítulo 6); o caminhar por sobre as águas, do temor para o senso de segurança (capítulo 6); a devolução da vista a um cego, das trevas para a luz (capítulo 9); a ressurreição de Lázaro, da morte para a vida (capítulo 11); e a pesca miraculosa, do fracasso para um sucesso quase incontrolável (capítulo 21).
Todas essas três linhas de pensamento convergem para a narrativa da paixão: "Os seus não o receberam" o julgamento e a crucificação; "mas, a todos quantos o receberam" as três Marias e o discípulo amado, de pé ao lado da Cruz; "deu lhes o poder de serem feitos filhos de Deus" o poder transformador da ressureição de Cristo.(Ver ainda J. S. Baxter, Examinai as Escrituras (São Paulo, Edições Vida Nova), Vol. 5, lição 19.)
Fonte: Panorama do Novo Testamento de Robert H. Gundry. São Paulo. Vida Nova. 1998.
"Mas, a todos quantos o receberam" em contraste com a rejeição geral dos judeus, alguns indivídos acolheram a Jesus, mediante o encontro pessoal com Ele: André, João (cujo nome não figura no texto), Pedro, Filipe, Natanael (capítulo 1); Nicodemos (capítulo 3); a mulher samaritana (capítulo 4); o cego de nascença (capítulo 9); Maria e Marta (capítulo 11); os onze, no cenáculo (capítulos 13 16), e Maria Madalena (capítulo 20).
"Deu lhes o poder de serem feitos filhos de Deus" João descreve pormenorizadamente certo número de milagres realizados por Jesus, mas intitula os "sinais", devido ao valor que têm como símbolos do poder transformador da fé em Jesus: a transformação da água em vinho ilustra a passagem do ritualismo judaico para a superior realidade do evangelho (capítulo 2); a cura do filho do nobre aponta para a transformação que nos tira da enfermidade para a higidez espiritual (capítulo 4); a cura do paralítico, da impotência para a força (capítulo 5); a multiplicação de pães para os cinco mil, da penúria para a plenitude (capítulo 6); o caminhar por sobre as águas, do temor para o senso de segurança (capítulo 6); a devolução da vista a um cego, das trevas para a luz (capítulo 9); a ressurreição de Lázaro, da morte para a vida (capítulo 11); e a pesca miraculosa, do fracasso para um sucesso quase incontrolável (capítulo 21).
Todas essas três linhas de pensamento convergem para a narrativa da paixão: "Os seus não o receberam" o julgamento e a crucificação; "mas, a todos quantos o receberam" as três Marias e o discípulo amado, de pé ao lado da Cruz; "deu lhes o poder de serem feitos filhos de Deus" o poder transformador da ressureição de Cristo.(Ver ainda J. S. Baxter, Examinai as Escrituras (São Paulo, Edições Vida Nova), Vol. 5, lição 19.)
Fonte: Panorama do Novo Testamento de Robert H. Gundry. São Paulo. Vida Nova. 1998.